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[DEBATE] GAME + MÚSICA POP

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Mensagem por SIGILOSO Qui 24 Abr 2014, 23:02

Fala galera! Queria a opinião de vocês.
Ultimamente venho acompanhando minha namorada, que é redatora em sites de notícias referentes à cultura POP (livros, séries, etc), e percebi que existe um público extremamente amplo e diversificado. Além do que passei a me interessar por algumas coisas. E ultimamente ando mesmo querendo criar algum game, por casualidade. Nunca mais trabalhei em nenhum, começo alguma coisa mas paro sempre. Bem, tive a ideia de mesclar as duas coisas.

Ano passado eu comecei (e parei) o Meggie's Melody, onde eu achei que finalmente usaria essa personagem pra alguma coisa. Ainda tratando de música pensei em reaproveitar essa ideia pra criar algo novo, mas sem a Meggie. A ideia era fazer um jogo baseado (quase parodiado) de Megaman, em que o jogador escolhe e vai derrotando oito chefes, adquirindo suas habilidades, para no final derrotar o vilão principal. Porém, estes chefes seriam na verdade cantoras famosas.

A ideia é criar um jogo utilizando um tema não convencional. Nunca vi algum tipo de elo entre a cultura POP musical e games, tirando Just Dance, claro. E vejo vários dilemas e possibilidades.

ROTEIRO: Uma cantora qualquer (não pensei em nomes ainda), nova na cidade, tem o sonho de se tornar a nova rainha do POP. Mas não será possível sem antes desafiar e derrotar as que já existem. Então a personagem precisa lutar contra oito artistas famosas e roubar seu lugar.


[DEBATE] GAME + MÚSICA POP Hqdefault

1 - O público gamer (nós), em geral, não ouve ou curte esse tipo de música. Alguns até curtem. Eu por exemplo não sou fã de nenhuma das oito cantoras que "escalei" pro projeto. Não que tenhamos ou cultivemos alguma repulsa, tem sempre algumas músicas que a gente reconhece e até curte. Então, pra não gerar empecilhos, o jogo precisa ser extremamente bom e divertido, para que o tema não ofusque a qualidade. Vocês jogariam um jogo sobre "música de menina"?

2 - Como o principal público na maioria dos casos não está habituado com games, ele precisa ser simples e intuitivo. Logo, precisa ser fácil. Imagine sua irmã, ou prima, namorada, que não joga videogames, jogando e zerando Super Mario Bros 3. Complicado. Aliás, uma das sacadas são os grupos de fãs individuais que cada uma das oito cantoras tem. Logo, o jogo poderá ser buscado por uma "personagem" em especial. Então o estilo Megaman, de seleção de fases, é perfeito para que o pessoal possa ir direto para onde quer, ver a artista favorita, sem ter que passar por outros estágios e acabar desistindo. Pra não ficar um jogo ridículo de simples pros gamers como nós, escolhi usar níveis de dificuldade. O que acham?

3 - O projeto tem tudo pra ser abraçado com toda a força, mas não quero que seja apenas por fãs adolescentes que nunca pegaram num joystick na vida. Acham que um projeto assim teria dificuldade em se firmar entre gamers e produtores independentes?

4 - Nenhuma das artistas é nacional, e pelo que já conversei e opinei com gente que entende, é melhor assim mesmo. Até porque fica mais fácil mostrar pro pessoal de fora. Vai dar ruim com os BR, sim ou claro?

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Mensagem por JoaoVanBlizzard Qui 24 Abr 2014, 23:31

Nenhuma das artistas é nacional, e pelo que já conversei e opinei com gente que entende, é melhor assim mesmo. Até porque fica mais fácil mostrar pro pessoal de fora. Vai dar ruim com os BR, sim ou claro?
Gostei de ver essaparte, sinceramente odeio personalidades como Anita por exemplo,no seu jogo poderiam ter estrelas como Madonna ou lady gaga(essa ultima daria para criar inúmeras ideias malucas a ela, ja que ela por si induz a isso), eu fui um dos que ficou frustado ao ver que meggie's melody foi cancelado, mas enfim, espero que esse seu mega man pop de certo. por mim todas suas ideias sao validas até pelo diferencial que elas proporcionam.
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Mensagem por SIGILOSO Sex 25 Abr 2014, 00:03

Sim, não tem muita música de qualidade pra explorar por aqui. Porém, sabemos que vai todo mundo chiar quando verem que o game foi feito por um brasileiro.
Eu gostei muito de ter iniciado o Meggie's Melody, esse projeto também é para que eu o reviva!

As cantoras que escolhi são todas fluentes e estão em destaque ultimamente, e são:

Miley Cyrus
Me inspirei na música do clipe que tem a cena grotesca dela trepando na bola de demolição (Wrecking Ball), pra pensar num cenário de prédios em construção. O ataque dela seria uma bola de ferro presa à uma corrente. Seria tipo a Metal Blade do Megaman 2, a melhor arma especial pra usar durante o jogo (e a recomendada pra pegar no início).

Katy Perry
Tem um clipe novo, Roar, dela numa selva. É impossível não pensar numa fase de floresta, o clipe dá ela praticamente pronta, só montar. O ataque seria o rugido ("roar"), que até isso o clipe dá de bandeja.

Beyonce
Não tenho ideia, mano.

Lady Gaga
Como o @JoaoVanBlizzard disse, essa praga só cria clipe maluco. A primeira ideia que tive seria um tipo de museu psicodélico, tendo como tema a música Applause. Cara, o clipe é doentio. Mas dá ótimas ideias. Porém, me disseram que já tá muito batida e que não cairia bem. Tenho que ver. Sendo assim não pensei em nenhum ataque ainda.

Taylor Swift
A paranoia e vício da minha namorada, daria uma excelente fase na neve, mais pelo perfil da guria, e o cenário um parque de diversões simulando um reino encantado. Parece fresco PRAKRALHO, mas na prática não é (o jogo não é pra ser afeminado, em hipótese alguma). Um bom exemplo pra essa fase seria:
[DEBATE] GAME + MÚSICA POP Images?q=tbn:ANd9GcTuwjEr4Qd9Il0bWkWhZjjnBiNW2mIZvi1-TY_Zm5rKDkMtuxS9
Como ela é a mais tranquila de todas dessa lista, o poder seria defensivo, como o Leaf Shield do Wood Man (Megaman 2).

Pink
Só vi um clipe até hoje e também não tenho ideia do que fazer com ela.

Lorde
A menina com cara de morta, pensei em fazer ou um castelo antigo ou uma mansão. A música, Royals, não deixa claro diretamente, vou ter que dar uma olhada na letra, no clipe de novo, pra ver se vai ser isso mesmo. Não tenho muitas ideias pro ataque dela, pensei em algo tipo metralhadora, você pressiona o botão e ela dispara direto.

???
Na verdade ainda estou em dúvida.
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Mensagem por Gabreel Sex 25 Abr 2014, 00:42

Rapaz, pelo seu último comentário tenho que te falar: seu público alvo é feminino e não-gamer, então invista em elementos coloridos e mapas tipo Kirby, bem gays mesmo. Very Happy

E sobre a Taylor: é a paranoia da minha namorada também e te digo: não esqueça de (muitos) elementos vermelhos.
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Mensagem por dharrison Sex 25 Abr 2014, 01:04

Gabreel escreveu:Rapaz, pelo seu último comentário tenho que te falar: seu público alvo é feminino e não-gamer, então invista em elementos coloridos e mapas tipo Kirby, bem gays mesmo. Very Happy

Concordo plenamente.
É dificil agradar dois publicos ao mesmo tempo, não porque "gamers não gostam de pop", e sim porque são tipos de jogos diferentes.
é como a Sra dharrison, que joga mais jogos como Candy Crush e se interessa por novos jogos casuais baseados na fofura e cores dos personagens do jogo. Dentre os quais se destacam Doces, Flores, Frutinhas, Animaizinhos, Fadas, etc.
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Mensagem por SIGILOSO Sex 25 Abr 2014, 09:29

@Gabreel
Vermelho por toda parte, EHAUEHAUAEH
Ela me sugeriu usar o estilo de Fearless (deve entender do que estou falando), por isso pensei num parque parecendo um reino. Na verdade esse roteiro foi ela quem criou, o que eu tinha pensado era bem diferente e esse agora é infinitamente melhor, haha

@dharrison
Estou buscando um estilo gráfico que consiga trazer clareza, muitas cores, animações bem definidas e personagens "fofos" mesmo, pra chamar atenção logo de cara. Vou postando aqui os resultados. Bem, os coletáveis pra recuperar energia serão frutas c:

Me preocupo também eu não deixar tão explícito que é para o público feminino e correr o risco de afugentar jogadores. Ainda vendo a questão da dificuldade, fui dar uma olhada no Megaman Powered Up, que é aquele remake superfofocutecutelinds do Megaman 1, e acho que consegui encontrar uma base muito boa pra me inspirar.
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Mensagem por chicoweb Sex 25 Abr 2014, 10:59

Com ctz o público alvo é não gamers, isso estaria mais pra jogos de facebook, tira o desafio alto que vc citou lá no início, fora de cogitação esse jogo ser hard.

Minha esposa joga jogos tipo pou e candycrush, se ela pegar um joguinho desse vai ser pela "fofura" e no primeiro buraco que ela não conseguir passar vai desistir, kkkkk.

E nesse quesito de fofura e gráficos lindos está nota dez o exemplo da meggie melody, dou força para terminar , vale a pena tentar sim, vai ser inovador e só isso vc já corre o "risco" de fazer grande sucesso.
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Mensagem por dharrison Sex 25 Abr 2014, 11:08

chicoweb escreveu:Minha esposa joga jogos tipo pou e candycrush, se ela pegar um joguinho desse vai ser pela "fofura" e no primeiro buraco que ela não conseguir passar vai desistir, kkkkk.

Concordo, a Sra dharrison tbm é assim asuhshuas
Ela enfrenta desafio até certo ponto. Falhou uma, duas, até três vezes, ela tenta novamente, mas se ficar muito difícil ela fecha o jogo e pega outro jogo da lista de jogos fofos que ela joga ao mesmo tempo. E tbm ela não gosta de esperar (como os jogos do face que tem tempo pra ganhar vidas e talz)

Acho que o ponto não é criar um jogo difícil, e sim desafiador. Com fases curtas (coisa de 5min pra fechar), mas que seja sempre atualizado e aumente gradualmente a dificuldade.

O Candy Crush por exemplo é assim (e outros jogos do facebook). E a Sra dharrison "zerou" ele várias vezes, ou seja, ela chegou até a ultima fase disponível, quando aparece a mensagem "Em Construção" para novas fases, ae logo que lança ela vai zerar as novas fases.

Esse tipo de fidelidade que vc tem que buscar. Não que seu jogo vá ter fases infinitas, mas que sempre que seja feito uma atualização o publico alvo retorne ao jogo.
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Mensagem por DonutScore Sex 25 Abr 2014, 11:15

Beyonce


Como sou fã dela, você poderia usar clipes como:


"Superpower", esse clipes apresentas muitas cenas de "black bloc". Muito massa para senas de violências como nos jogos de briga de rua.


"haunted", esse é uma cena de terror, ela vai andando pela casa e por cada comodo que passa tem algo assustador no lugar.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 25 Abr 2014, 11:20

chicoweb e dharrison: discordo de vocês dois, isso é papo de machistas que não jogam esse tipo de jogo por pensarem que é jogo de meninas, eu ja joguei treat of fate da Square e gostei muito ( e olha que escolhi a garotinha ao invez do menino) e não vejo problema algum em jogar esse tipo de jogo, quanto ao lance da dificuldade, isso eu concordo em parte, as duas primeiras fases é bom que sejam mais fáceis mesmo, pois é o que a maioria da galera joga, da terceira em diante só se interessa em jogar quem gostou mesmo do jogo, mas talvez pudesse ter uma versão Html5 para facebook mais fácil (apenas para experimentar a teoria citada pleos amigos acima)
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Mensagem por dharrison Sex 25 Abr 2014, 11:35

JoaoVanBlizzard escreveu:
chicoweb e dharrison: discordo de vocês dois, isso é papo de machistas que não jogam esse tipo de jogo por pensarem que é jogo de meninas, eu ja joguei treat of fate da Square e gostei muito ( e olha que escolhi a garotinha ao invez do menino) e não vejo problema algum em jogar esse tipo de jogo

Nao foi bem por ai, eu só estava citando algo a respeito de públicos alvo, eu tbm jogo esses jogos, só que não com tanta frequência Happy
Outro jogo que pode-se dizer que tem um publico alvo feminino é o The Sims, e eu tenho todas coleções originais sorrindo
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 25 Abr 2014, 11:44

Nao foi bem por ai, eu só estava citando algo a respeito de públicos alvo, eu tbm jogo esses jogos, só que não com tanta frequência [DEBATE] GAME + MÚSICA POP 745821
Outro jogo que pode-se dizer que tem um publico alvo feminino é o The Sims, e eu tenho todas coleções originais [DEBATE] GAME + MÚSICA POP 897726
Isso eu concordo, realmente o jogo se propoe a um publico alvo feminino, mas descordei quando o chico disse que não era para gamers, mas pode ser também, quanto ao the Sims, eu tenho uma amiga que tem lan house que gostave de jogar esse jogo, eu praticamente não acho graça ficar jogando ele, mas é legal ver outra pessoa jogar. mas a ideia de apostar esse jogo do sigi para facebook eu acho totalmente valida, não custaria nada tentar. Smile
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Mensagem por SIGILOSO Sex 25 Abr 2014, 11:59

@DonutScore
Anotado!

Aqui no trabalho conversei com várias meninas que apoiaram a ideia. Por aqui é normal encontrar meninas que joguem, já é um começo.
O jogo num meio geral precisa ser simples e objetivo, então nada de fases muito longas. Não é o fato de ser mulher ou não, é simplesmente um público que não está acostumado a jogar. É como se fosse criar um jogo pra crianças, que precisam aprender a jogar. Um ponto que considero bastante também é o quanto a cultura "nerd" anda em alta hoje em dia também. É mais fácil inserir games na cultura POP contemporânea.

Os desafios do jogo seriam, em grande maioria, obstáculos temporizados, plataformas móveis, inimigos com movimentos padronizados, etc... Mas não, não vai ser repetitivo. Eu espero que não, pelo menos, heuahea  E isso se daria em todas as fases, visto que qualquer uma das oito pode ser escolhida como a primeira.

Uma versão pro Facebook é perfeitamente viável. Porém, o jogo em si utilizaria saves, apesar de não ser muito longo, oito fases (mais a final) vão exigir que possa ser salvo.
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Mensagem por Kabeção Sex 25 Abr 2014, 12:24

Não sei quanto a jogabilidade mais um estilo retro em pixel art com certeza não faz a cara de um jogo para mulheres já que é difícil elas terem interesse pelos consoles e limitações antigas.
Aqueles jogos de dress-up são o melhor exemplo do estilo que você deveria seguir se realmente quiser deixar claro o público alvo.

[DEBATE] GAME + MÚSICA POP Anime_princess_dress_up_game_by_kute89-d5qzuwu

No entanto acho que mulheres interessadas em jogos de plataforma prefeririam gráficos como qualquer outro jogo casual hoje em dia e homens dificilmente jogariam algo com essa aparência.

Para agradar ambos (e inclusive crianças) teria que ser no mínimo algo nessa direção:

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Mensagem por SIGILOSO Sex 25 Abr 2014, 12:29

Sim, isso mesmo. Estou me apoiando bastante em Scott Pilgrim (serve pra tudo essa direção de arte, céus), fica leve, divertido e ainda, fácil de trabalhar.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 25 Abr 2014, 14:40

Aqui no trabalho conversei com várias meninas que apoiaram a ideia. Por aqui é normal encontrar meninas que joguem, já é um começo.
Puxa, que inveja, se tivessem mulheres assim por aqui talvez eu não fosse solteiro até hoje.

Apesar do baixo numero de mulheres assim por aqui, da perceber que o que o cabeção diz é fato, as garotas geralmente tendem a ser atraídas ao seu mundo através do gráfico do game, principalmente se tiver algo que elas possam dizer " Ai que fofo", uma fonte de inspiração também são os shojos (Mangás destinados a meninas) , o clamp tem uma variedade de opções para o visual e ideias tanto em palavreados como para o enredo em si.
No entanto acho que mulheres interessadas em jogos de plataforma prefeririam gráficos como qualquer outro jogo casual hoje em dia e homens dificilmente jogariam algo com essa aparência.
É um risco que se corre em criar jogos diferenciados ao publico convencional, mas ainda assim creio eu que esse jogo vai agradar ambos os sexos, até pelo fato do jogo tender a explorar um universo mais mega man também. alem de poder estimular mais as meninas brasileiras a criarem seus jogos.
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[DEBATE] GAME + MÚSICA POP Empty Re: [DEBATE] GAME + MÚSICA POP

Mensagem por saim Dom 27 Abr 2014, 22:10

SIGILOSO de volta? E pedindo opiniões? tenho que postar nesse tópico...

1 - Fácil. Eu jogo de tudo. Continuar jogando é que são elas.
Mas muita coisa, eu jogo com olhos de desenvolvedor. Com olhos de jogador... nah. acho que não. O mercado está coalhado de opções. Jogos de menina (com gráficos fofinhos) parecem super fáceis, nada desafiadores. O visual pode esconder um gameplay genial, mas é a idéia que passa. Mas isso eu escrevi depois. Conforme a resposta seguinte, isso está longe de ser um problema.
2 - Bobagem. Se seu publico-alvo é inicante, esqueça os hardcore gamers. Agradar gregos e troianos é um ideal para projetos faraônicos.
Níveis de dificuldade é legal pra se mostrar pros noobs. Jogar sozinho é mais legal quando o jogo já vem prontinho, com o nível de dificuldade escolhido e tals. Leia: o nível de dificuldade é um só, sem eu ter que escolher.
3 - Não entendi a pergunta, porque não entendi como seria a jogabilidade. A princípio, pensei que seria algo como "guitar hero", mas sem a guitarra. Tipo um jogo de ritmo com setas. Depois, me pareceu mais um jogo de plataforma, mas não consigo ver relação entre plataformers e música pop.
Fazer um jogo de plataforma comum, cujo cenário é o mundo pop é... sei lá... pode até funcionar, mas parece simplificar demais um nicho inexplorado. É pegar uma idéia em formação e encaixá-la numa fórmula conhecida. Em síntese, o jogo até poderia ter elementos de plataformers, mas isso seria uma característica secundária do jogo. Pra ser relativo ao mundo pop, o jogo precisaria de uma roupagem toda nova, tal como o guitar hero e o just dance vieram inovando na forma de jogar. Obviamente, eu não tenho solução pra esse dilema - se tivesse, eu já estaria investindo nela!!! - mas me parece que seu jogo precisa de um gameplay mais inovador que o candy crush (que de gameplay inovador, na boa, não teve nada!)

Fico pensando aqui e, se bolar algum conceito, faço questão de voltar a postar. Mas não conte com isso.

4 - Sabe que tá de boa? Os brasileiros estão acostumados a cultuar tanto a cultura quanto, principalmente, os jogos estrangeiros. Colocar cantoras brasileiras só vai te dificultar a exportação do jogo. Não vai acelerar nem um pouco a distribuição aqui dentro.
Opinião minha. Carece de fontes.

Spoiler:
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[DEBATE] GAME + MÚSICA POP Empty Re: [DEBATE] GAME + MÚSICA POP

Mensagem por fredcobain Dom 27 Abr 2014, 23:54

Sigi, eu fico aqui pensando que é até uma contradição fazer um game para um público não-gamer.

Vc corre o risco do jogo não emplacar justamente pq o seu público não joga, prefere outras coisas menos interessantes rsrsrsrs

Mas acho que vc tem que se inspirar (digo estudar, jogar, absorver conceitos) desses sucessos para não-gamers (desde a fazenda do orkut até os candy crushs da vida)...

E penso principalmente que o facebook é uma plataforma para tornar o jogo acessível (talvez a principal fonte para levar entretenimento para o público não-gamer).

Até pq um dos fatores hoje de sucessos de games chatos de facebook (que os não gamers adoram) é justamente a sua interação com a rede social de cada um (saber onde fulano parou, e bla bla bla)...

By the way, muito interessante toda essa discussão.
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Mensagem por SIGILOSO Ter 29 Abr 2014, 08:58

@saim
O propósito é mesclar os dois conceitos, sabe. Escolhi montar um jogo a lá Megaman porque é um estilo já "moldado", até mesmo genérico. Ah, então não vai ser nada original. Pelo contrário, esse estilo de jogo funcionaria apenas como o molde para que jogadores inexperientes (no caso as fãs das cantoras) se adequem ao ato de jogar videogame. É como algo que já viram algum dia (quem nunca viu nem cinco minutos se quer de algum jogo de plataforma?), e experimentar isso.
A ideia de caracterizar as fases com os clipes é exatamente o que pretendo fazer, as opções que tenho são o bastante pra criar fases diferentes, temáticas e que personifiquem bem as cantoras.

@fredcobain
Penso em maneiras de inserir as redes sociais com mais força no jogo, a começar por ele própria estar nas redes sociais. É imprescindível que haja conversão para HTML5, mesmo que me preocupe a funcionalidade dele depois.

Já estou produzindo a engine, quero montar uma fase de testes pra galera testar, então abro o tópico do projeto ;)
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[DEBATE] GAME + MÚSICA POP Empty Re: [DEBATE] GAME + MÚSICA POP

Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 29 Abr 2014, 09:20

Sinceramente achei a discussão desse tópico bem evoluída, como uma tentativa de calcular o futuro.

Sigiloso , fazer uma paródia de um jogo com um mundo 'feminino' é simplesmente a melhor forma de atrair esse publico.
Particularmente eu acho que este tipo de jogos atraem mais esse público do que jogos extremamente 'femininos', poque , por mais que a pessoa ache interessante os gráficos fofos, um fundo sem nenhuma sequencia ou objetivo acaba fazendo o jogo ser entediante, ou semelhante com outros jogos o que vai fazer o jogo ser tão casual que dificilmente a mesma pessoa jogaria o jogo duas vezes.

Eu fiquei curioso, se eu vencer de algum 'chefão-cantor' o que vai acontecer?
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