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[CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor!

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Mensagem por dharrison Qui 17 Abr 2014, 03:47

[CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor! Vsgrxx

Jogos TOP VIEW - De Volta as Origens, só que Melhor!
Hoje, quinta-feira, dia 17/04/2014, está começando o Concurso Quinzenal #17!
(Antecipei a criação do CQ#17 para não atrapalhar o LudumDare e o Concurso Anual)

Esse tópico será o edital oficial do CQ, todas as informações pertinentes estarão abaixo.


Duração:
~ 00:00 hrs do dia 17/04/2014 até 18:00 hrs do dia 02/05/2014 ~ Podendo ser prorrogado por até 2 dias devido ao LudumDare durante esse período (apenas se necessário).


Tema:
Jogos em TOP VIEW (visto de cima).

Esse tipo de game é fácil de criar e permite que membros recém iniciados no Game Maker criem um jogo para o concurso, afinal o Maze Game foi provavelmente o "primeiro game" de quase todos nós.

Não importa como será o jogo, ou qual o assunto, ou qual o enredo (se possuir), etc. O jogo deve ser visto de cima, e estão inclusos nessa categoria os Maze Games e os Shoot'em Ups (navinha visto de cima). Mas qualquer jogo que seja visto de cima, mesmo que seja um Sudoku ou Xadrez, é válido.


Regras:

Os jogos participantes deverão conter:
- Menu Principal
- Começo, Meio e Fim (mesmo que seja um jogo curto, deve ser Completo, não um projeto Em Desenvolvimento).
- Ser criado no Game Maker (UDK, Unity, e outras Engines não são permitidas)
- O jogo todo, ou boa parte dele, deve ser visto de cima: Top Down Direto, Top Down Isomórfico e Top Down Angulado
Fonte: http://mozzastryl.wordpress.com/2013/01/20/types-of-game-perspectives/


É permitido:
- Usar recursos prontos
- Usar projetos Em Desenvolvimento. Você poderá finalizar aquele jogo antigo que você abandonou por ter desanimado.
- Usar Engines que auxiliem o desenvolvimento.

É proibido:
- Participar com mais de um projeto.
- Enviar o projeto após o prazo limite.
- Tentar participar sem ter se Inscrito adequadamente.


Avaliação:

Os quesitos de avaliação adotados para esse CQ são:

- Criatividade:
Fazer jogos nesse estilo é fácil, portanto a Criatividade terá um grande peso (40%). Seja criativo e crie um jogo inovador, afinal jogos desse tipo surgem todos os dias, mas poucos ganham destaque.

- Gráficos:
Você não precisa ser um grande artista. Apenas crie um jogo com Gráficos que combinam com o estilo e com a proposta do jogo. Nada de colocar um personagem pixelizado  com um background em Full HD (ao menos que isso seja uma inovação de alguma idéia mirabolante sua).

- Jogabilidade:
O jogo tem que ser intuitivo para se jogar, cuide para que os controles respondam bem e sejam fáceis de usar.

- Efeitos Sonoros e Músicas:
Um jogo mudo não tem graça (ou tem? vai que... né). Use efeitos sonoros e música conforme o necessário. Novamente, o único pré-requisito é que as coisas combinem.

- Diversão:
Outro fator de grande peso (40% também), afinal não adianta ter Bons Gráficos, Trilha Sonora Impecável, Boa Jogabilidade, mas ser um jogo Chato e sem Novidade nenhuma. O principal objetivo de quem joga (e de quem cria jogos) é a diversão. Divirta-se e divirta-nos Happy


Premiação:
- Medalhas Ouro, Prata e Bronze. Logicamente, eles irão para o 1°, 2° e 3° lugar, respectivamente.
- Haverá também o Troféu Abacaxi, para premiar o último lugar, como uma forma de brincadeira Razz


Inscrição:
Para participar no CQ, os calouros ( Razz) deverão me enviar um MP com o seguinte formulário preenchido:
Código:
Nome do Participante:
Nome do Jogo:
O Projeto foi iniciado durante o Concurso? (   ) Sim, comecei do zero. (   ) Não, estou usando um projeto já existente.
Créditos do Projeto: cite aqui pessoas que te ajudaram
Link do Tópico:

A Inscrição pode ser feita até o dia 01/05 ( se você for foda o bastante para fazer o game em um dia, pode tentar Razz)
Como podem perceber, a inscrição deverá conter links, ou seja, você se inscreverá com um jogo Em Desenvolvimento, e não antes disso.
Porém como dito anteriormente, até o final do CQ seu jogo deverá estar Completo.


Entrega:
A entrega deverá ser feita até o dia 02/05, até no máximo as 18:00 hrs.
Para entregar seu game, crie um Tópico de PROJETO EM DESENVOLVIMENTO, seguindo as regras de postagem. Tópicos que contrariem as regras do fórum serão desclassificados.

Avise a mim ou outros moderadores quando seu jogo estiver Completo para que ele seja movido para a área de PROJETOS COMPLETOS.


Tira Dúvidas - IMPORTANTE - Leia-me antes de Postar:

O jogo pode ter fases que não sejam em top-down?
Algumas fases sim, sem problemas. Mas a maior parte delas deve ser em top view

Vale isométrico?
Não, isométrico se encaixa mais em 3D, pois é um unico plano de onde podem ser visto os planos das 3 Dimensões, e não apenas 2 Dimensões como o Top Down ou o Side Scroller.
Mateus O de Andrade escreveu:Segundo programadores:

Isométrica apresenta visão de 3 eixos (x,y e z)

Top down mostraria apenas dois lados de uma superfície ou seja:

[CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor! Sg7gyb

Esse tipo de jogo pode? E esse? E aquele outro?
Para responder essas questões estou postando Exemplos de Jogos que se encaixam no Concurso.

Imagens de Jogos Top View:

Esse Concurso não está muito livre e fácil? Cheio de liberdades e tolerâncias...?
Sim, essa é a idéia.
Quis criar um Concurso que qualquer um pode participar. Para satisfazer a Campanha "Queremos Concursos" e para agitar o fórum. Com um Concurso tão fácil e livre, só não participa quem não quer Happy

Posso fazer um jogo 3D?
Claro, desde que seja visto de cima, ou seja, apenas 2 Planos em evidência.

É permitido os organizadores participarem?
Sim, o intuito é movimentar o fórum todo.

Que versões do Game Maker são permitidas?
Qualquer versão. Independente de Gratuita ou Paga.

Posso fazer um remake?
Pode, mas lembre-se de buscar Divertir e ser Criativo...

Você vai analisar o source? Quais aspectos influirão na nota?
Não. O Source seria analisado para evitar fraudes apenas. Mas percebeu-se que era uma má idéia.

Posso usar um jogo já publicado no fórum ou em qualquer outro site, como o LudumDare?
Pode, desde que ele não tenha sido completado antes da data de hoje, que marca o início do Concurso.
Reviva seu jogo engavetado e finalize-o.
Se ele vier de outro site, lembre-se que você terá que criar um tópico aqui na GMBR durante o concurso para ele.

Posso usar engines?
Sim, isso ja foi mencionado nas regras acima.

Quantos links de download são necessários?
Apenas um, de preferência do Dropbox, mas isso não é regra.

Quem vai avaliar?
Eu e o JoaoVanBlizzard que se dispôs a me dar uma força. Se eu ou ele participarmos, outros membros da Staff avaliarão nossos games.


LISTA DE PARTICIPANTES:
NINJA33733:
DILENA WOLF:
wendryos:
Lukbebalduke:
dharrison:
chicoweb:
Tedi Ripper:
Rodrigo Santiago:
Thyago:
DonutScore:
G_STF:
Animarcelo:
vitorfernandes13:
WellingtonBecker:
cascavelo:
peixoto:
bootzin:
polosam:
Pedrox:
luix_337:

Devido a mudança de regras, todos jogos foram incorporados ao CQ#17


Última edição por dharrison em Sex 02 maio 2014, 18:21, editado 27 vez(es)
dharrison
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Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
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  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


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[CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor! Empty Re: [CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor!

Mensagem por Tedi Ripper Qui 17 Abr 2014, 06:40

Isso me parece um chamado para completar meu jogo antigo.
Pode participar em equipe?
Tedi Ripper
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qui 17 Abr 2014, 07:38

Entrega:
A entrega deverá ser feita até o dia 02/05, até no máximo as 18:00 hrs.
Para entregar seu game, crie um Tópico de PROJETO EM DESENVOLVIMENTO, seguindo as regras de postagem. Tópicos que contrariem as regras do fórum serão desclassificados.

Avise a mim ou outros moderadores quando seu jogo estiver Completo para que ele seja movido para a área de PROJETOS COMPLETOS.

Eu particularmente não acho isso uma boa ideia. Se duas pessoas tiverem ideias parecidas, quem postar mais atrasado vai parecer que copiou. Ou, vai copiar mesmo.
Mas é você que sabe.
Rodrigo Santiago
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Mensagem por Mr. Kaleb Qui 17 Abr 2014, 09:39

Parece bom, mas acho que usar engines fica um pouco injusto... Jogos top-view são os mais fáceis de fazer, acho que já está facilitando um pouco demais.
Porque alguém pode pegar uma engine completa (ou pelo menos com a mecânica pronta) que ninguém conhece, e fazer quase nada e postar como jogo.
Mr. Kaleb
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Mensagem por dharrison Qui 17 Abr 2014, 11:03

Tedi Ripper escreveu:Isso me parece um chamado para completar meu jogo antigo.
Pode participar em equipe?

Como eu ja havia mencionado no tópico do aviso sobre o CQ#17, os jogos serão feito individualmente, mas nos Créditos você citará pessoas que te ajudaram a concluí-lo.
Ou seja, outra pessoas podem ajudar vcs, mas só o "dono" do projeto vai ganhar os prêmios.

Rodrigo Santiago escreveu:
Entrega:
A entrega deverá ser feita até o dia 02/05, até no máximo as 18:00 hrs.
Para entregar seu game, crie um Tópico de PROJETO EM DESENVOLVIMENTO, seguindo as regras de postagem. Tópicos que contrariem as regras do fórum serão desclassificados.

Avise a mim ou outros moderadores quando seu jogo estiver Completo para que ele seja movido para a área de PROJETOS COMPLETOS.

Eu particularmente não acho isso uma boa ideia. Se duas pessoas tiverem ideias parecidas, quem postar mais atrasado vai parecer que copiou. Ou, vai copiar mesmo.
Mas é você que sabe.

Sim é um risco, mas isso pode acontecer em qualquer Concurso. Além de que é natural jogos Top View ficarem semelhantes.
Agora a cópia descarada, como usar um decompiler, será punida pois para participar é necessário enviar o código fonte.

Mr. Kaleb escreveu:Parece bom, mas acho que usar engines fica um pouco injusto... Jogos top-view são os mais fáceis de fazer, acho que já está facilitando um pouco demais.
Porque alguém pode pegar uma engine completa (ou pelo menos com a mecânica pronta) que ninguém conhece, e fazer quase nada e postar como jogo.

Se for para para pensar, usar um projeto que esteja guardado e proibir as engines é controverso, pq um game que ja estava em andamento antes do concurso é o mesmo que uma engine.
É um risco, e novamente é por isso que o código fonte será avaliado.
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Mensagem por Thyago Qui 17 Abr 2014, 11:12

Terminei meu jogo hoje,mas antes do anuncio,posso inscrever?
uma hora e 19 minutos antes
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Mensagem por dharrison Qui 17 Abr 2014, 11:27

Se sou projeto ja estava completo antes do CQ começar fica complicado.
Assim como tem data e hora para acabar, tem a data e hora de início.

Você tem algum meio de evidenciar que o jogo só ficou pronto a partir das 00:00 do dia 17/04? Me mande via MP
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Mensagem por Thyago Qui 17 Abr 2014, 11:29

Eu postei na hora que finalizei,postei mais de 02:00 da madrugada,não ia acordar só para postar um jogo que ja estava pronto faz tempo,estava programando até aqule momento.
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Mensagem por SIGILOSO Qui 17 Abr 2014, 11:32

Nesse feriadão vou ter tempo de sobra, e queria mesmo dar uma brincada com o GM. Um CQ parece perfeito c:
Eu sei, eu sei, sempre digo que vou participar e no final nem dou as caras. Vamos ver.
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Mensagem por theguitarmester Qui 17 Abr 2014, 11:38

Bom, Estou há um tempo de inatividade no fórum, e do Game Maker('larguei-o' um pouco, e estou tentando aprender a SDK do eclipse, mas em ritmo lento), e agora vejo este concurso que percebo que posso fazer um jogo em uns 2 dias, e enviar para participar, visto que será feriado e talvez estarei com internet no PC mais seguida agora.

Para ajudar a estimular o fórum e o concurso, eu participarei deste concurso, mesmo que seja com um jogo bem simples, porém tentarei algo dinâmico e pequeno, como fiz no Conc.de Guerra(showdown weekend), só que com um jogo sem tantos erros como aquele.

Tambem quero acabar mais algum projeto no GMS, porque já comecei 2 promissores que eu fui abandonando, e até agora, não acabei nenhum nele.



Uma pergunta:
O jogo deve ser todo tempo em Visão de Cima?
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Mensagem por dharrison Qui 17 Abr 2014, 11:47

theguitarmester escreveu:Uma pergunta:
O jogo deve ser todo tempo em Visão de Cima?

A maior parte do jogo sim, é a única limitação.
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Mensagem por SIGILOSO Qui 17 Abr 2014, 12:31

Visão do tipo Zelda, de SNES, vale?
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Mensagem por dharrison Qui 17 Abr 2014, 12:32

SIGILOSO escreveu:Visão do tipo Zelda, de SNES, vale?
afro

Vale sim
Nisso enquadram-se também os gráficos do RPG Maker, muito usado pelo pessoal.
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Mensagem por Gabreel Qui 17 Abr 2014, 13:13

Só não gostei da parte que o jogo precisa ser completo, eu posso 'terminar' meu jogo hoje, mas ele pode ser dos jogos que ficam em constante desenvolvimento.

Muito provavelmente, se eu for participar (que é o que pretendo), eu fico refém de terminar meu jogo de futebol, e como sou (muito) perfeccionista, as chances de acontecer isso são menores que 1% Happy
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Mensagem por dharrison Qui 17 Abr 2014, 13:48

Gabreel escreveu:Só não gostei da parte que o jogo precisa ser completo, eu posso 'terminar' meu jogo hoje, mas ele pode ser dos jogos que ficam em constante desenvolvimento.

Muito provavelmente, se eu for participar (que é o que pretendo), eu fico refém de terminar meu jogo de futebol, e como sou (muito) perfeccionista, as chances de acontecer isso são menores que 1% Happy

Por jogos completos entende-se um game que não seja uma demo e que esteja pronto para a área Projetos Completos.
Vários games que estão lá sofrem atualizações, mas já estão prontos

Manja? :3
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[CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor! Empty Re: [CQ#17] De volta as Origens, só que Melhor!

Mensagem por Zero. Qui 17 Abr 2014, 13:59

E lá vamos nós Happy
Quero participar pela primeira vez de um, e ja tenho a idéia perfeita ;)
Quando vc diz que a maior parte do jogo tem que ser em top-view, vc diz que os menus e tal podem ser normais, certo ?
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Mensagem por Mr. Kaleb Qui 17 Abr 2014, 14:02

Sigiloso participando? Qualé, agora virou o concurso de quem pega a medalha de prata Razz

Bem, sobre a questão das engines, avaliar o código fonte ajuda... é, mais ou menos, mas ajuda um pouco.
Cara, por um lado, o que tem de sokobox e jogo de nave que vai aparecer não é brincadeira, o que torna o uso das engines um grande "tanto faz" . Já por outro, se aparecer um jogo inovador de verdade... Bem, você que é o coordenador. Administre da melhor forma possível.

Tudo isso à parte, tô dentro o/
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Mensagem por SIGILOSO Qui 17 Abr 2014, 14:10

Já criei meu personagem, agora só aplicá-lo. Não vou dar spoiler sobre o game, hoho
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Mensagem por Mr. Kaleb Qui 17 Abr 2014, 14:15

Wow, SIGI, tá tentando fazer que nem a A Longa Jornada de Herin? Aquilo lá não é bem topdown não... Tá mais para um isométrico-de-ângulo-diferente-ou-seja-lá-qual-o-nome-desse-tipo-de-visão.
However, se for permitido, então não tem importância.


Última edição por Mr. Kaleb em Qui 17 Abr 2014, 14:17, editado 1 vez(es)
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Mensagem por chicoweb Qui 17 Abr 2014, 14:16

SIGILOSO escreveu:Já criei meu personagem, agora só aplicá-lo. Não vou dar spoiler sobre o game, hoho
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Só foi lançarem um concurso pra vc aparecer kkkkk
Isso dai e personagem topview???

Outra duvida jogo tipo space invaders vale?
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