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Checar Colisão
4 participantes
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Checar Colisão
Galera, estou com uma duvida me complicando ... eu estou tentando checar uma colisão por exemplo
"se obj_bola estiver em colisão com obj_quadrado {variavel=true}senão{variavel=false};
Eu não consegui fazer isto, alguém pode me ajudar ?
"se obj_bola estiver em colisão com obj_quadrado {variavel=true}senão{variavel=false};
Eu não consegui fazer isto, alguém pode me ajudar ?
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Re: Checar Colisão
A função que você procura é essa: [url=http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement and collisions/collisions/place_meeting.html]place_meeting()[/url] .
URL: http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement%20and%20collisions/collisions/place_meeting.html
Aos administradores: por favor, coloquem um modo para editar BBCode.
URL: http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/movement%20and%20collisions/collisions/place_meeting.html
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Re: Checar Colisão
Pelo que entendi, esta função analisa se um certo ponto (X,Y) esta em colisão com outro.. como eu faria para todo o objeto ?
Se qualquer ponto da mask do obj estiver colidindo com qualquer ponto da mask do outro obj ?
Se qualquer ponto da mask do obj estiver colidindo com qualquer ponto da mask do outro obj ?
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Re: Checar Colisão
Usa a lógica meu amigo.
O problema é que a máscara PRECISA ser um objeto regular (retângulo, por exemplo)
Verifica algum dos seguintes pontos x1, x1, o x1, y2, o x2, y1 e o x2, y2 está em colisão com o outro objeto. Se forem 2 objetos regulares com o mesmo número de vértices, sempre que os objetos chegarem a colidir, ele vai estar colidindo com um destes pontos.
O problema é que a máscara PRECISA ser um objeto regular (retângulo, por exemplo)
Verifica algum dos seguintes pontos x1, x1, o x1, y2, o x2, y1 e o x2, y2 está em colisão com o outro objeto. Se forem 2 objetos regulares com o mesmo número de vértices, sempre que os objetos chegarem a colidir, ele vai estar colidindo com um destes pontos.
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Re: Checar Colisão
Aos administradores: por favor, coloquem um modo para editar BBCode.
Eu tb era injuriado com isso, mas tem um botãozinho no editor nos ultimos botões, que transfere o modo de exibição, clica nele.
"se obj_bola estiver em colisão com obj_quadrado {variavel=true}senão{variavel=false};
Faz assim:
- Código:
with obj_bola {
variavel = place_meeting(x,y,obj_quadrado)
}
Melhora se fizer um script
Script: checar_colisao(obj1,obj2)
- Código:
with argument0 {
return = place_meeting(x,y,argument1)
}
ai vc chama assim
- Código:
if checar_colisao(obj_bola,obj_quadrado) {
// coloca o codigo que quer aqui
}
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Re: Checar Colisão
Na vdd o place_meeting ja vem com os pontos da mascara, por exemplo x e y. Se vc mudar o x e y, estara mudando a posição da mask.
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