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peso do play
3 participantes
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peso do play
como simular o peso do play sobre um chao flutuante??? tipo quero q quando meu play pular sobre esse chao , o chao desce 3 pixel e sobe 1 pixel como se fosse um amortecedor e quando ele saise de cima ele subice os 2 pixel restantes.
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: peso do play
Para isso, você vai precisar somente da variável ystart do bloco.
Na colisão com o bloco:
No Step do bloco:
Não testei ainda, mas acredito que vai funcionar.
Na colisão com o bloco:
- Código:
if (other.y == other.ystart) // se o bloco 'tava de boa'
other.y += 5;
else
other.y = other.ystart+2; //se já tinha descido um pouco, volta
No Step do bloco:
- Código:
y += sign(ystart-y); // volta aos poucos a posição inicial
Não testei ainda, mas acredito que vai funcionar.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
nao da
nao tenho colisao com o bloco eu uso o mesmo codigo q usei no chao.
tentei isso no step do bloco
deu errado
tentei isso no step do bloco
- Código:
if place_meeting(x,y-1,obj_ken) amortecedor=true
if not place_meeting(x,y-1,obj_ken)amortecedor=false
if amortecedor=true y+=3 if y>187 {y=187}
if amortecedor=false y-=3 if y<182 {y=181}
deu errado
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Re: peso do play
Cara, trabalhar com valores exatos do y nesse caso é muito complicado, pq uma única mudançazinha pode ferrar seu jogo inteiro.. Tenta fazer o seguinte: usa o seu código mesmo, mas no obj_amortecedor cria uma variável yy = ystart. Aí no lugar de y>187 coloca y>yy+3 {y=yy+3} e no lugar de y<182 coloca y
Além disso tem outra coisa.. Vc ta usando precise collision checking? Pq se tiver isso vai te dar MUITA dor de cabeça..
Imagine comigo: Vc tem um bloco 32x32 com o centro da sprite em 16x16. Quando vc usar o place_meeting(x,y-1,obj) ele vai pegar esse ponto 16x16, verificar a máscara de colisão desse obj e então verificar a colisão EXATAMENTE um pixel acima da máscara de colisão (No caso no ponto 16 e -1)
Isso significa que se o personagem estiver nos pontos 15 e -1; 30 e -1; 9 e -1; o game maker não vai identificar o código como verdadeiro..
Pra evitar isso, vc pode usar os efeitos de colisão (Como o colega ali de cima disse) ou então vc pode tentar verificar o place_meeting(x,y-16,obj_ken). Isso vai fazer o game maker verificar a colisão mais ou menos na cintura do ken (Considerando a sprite 32x32) onde costuma ter uma máscara de colisão mais larga que a do pé, e facilita a execução do código
Eu não testei, mas acredito que seja esse seu problema, e vc deve se mover de 4 em 4 pixels tb, né? Enfim, testa aí e me fala
Além disso tem outra coisa.. Vc ta usando precise collision checking? Pq se tiver isso vai te dar MUITA dor de cabeça..
Imagine comigo: Vc tem um bloco 32x32 com o centro da sprite em 16x16. Quando vc usar o place_meeting(x,y-1,obj) ele vai pegar esse ponto 16x16, verificar a máscara de colisão desse obj e então verificar a colisão EXATAMENTE um pixel acima da máscara de colisão (No caso no ponto 16 e -1)
Isso significa que se o personagem estiver nos pontos 15 e -1; 30 e -1; 9 e -1; o game maker não vai identificar o código como verdadeiro..
Pra evitar isso, vc pode usar os efeitos de colisão (Como o colega ali de cima disse) ou então vc pode tentar verificar o place_meeting(x,y-16,obj_ken). Isso vai fazer o game maker verificar a colisão mais ou menos na cintura do ken (Considerando a sprite 32x32) onde costuma ter uma máscara de colisão mais larga que a do pé, e facilita a execução do código
Eu não testei, mas acredito que seja esse seu problema, e vc deve se mover de 4 em 4 pixels tb, né? Enfim, testa aí e me fala
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: peso do play
fiz aqui meu codigo ficou assim .... e eu nao to usando colisao precisa
- Código:
if place_meeting(x,y-1,obj_ken) amortecedor=true
if not place_meeting(x,y-1,obj_ken)amortecedor=false
yy = ystart
if amortecedor=true y+=3
if y>187 {y=y>yy+3}
if amortecedor=false y-=3 if y<y {y=181}
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Re: peso do play
Opa, desculpa aí, cara, erro de digitação meu, não é
é
Só corrigir aí, deve funcionar, desculpa ae
- Código:
y<y
é
- Código:
y<yy
Só corrigir aí, deve funcionar, desculpa ae
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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