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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
+5
edeg
PedroX
henriquebr
saim
Need 90
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
Você já deve ter feito algum jogo que pesou não é? Mas você sabia que o game maker possui recursos para deixar o jogo leve?
São recursos simples, que podem ser carregados facilmente no começo do jogo.
Os comandos são os seguintes :
Ps : Resumo dos códigos retirados do manual do GM8
Esses são os mais importantes, mas lembre-se, quando for usa-los, coloque os recursos na pasta do jogo.
Outras formas de diminuir o peso do jogo são :
Usando o Compress(vem junto com o Ant-Decompiler);
Comprimindo o arquivos em .zip, .rar e .7zip(acho que é .7zip).
Espero que gostem.
Até mais, e aproveitem as dicas
São recursos simples, que podem ser carregados facilmente no começo do jogo.
Os comandos são os seguintes :
- Código:
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)
- Código:
sound_add(fname,kind,preload)
- Código:
background_add(fname,removeback,smooth)
- Código:
font_add(name,size,bold,italic,first,last)
- Código:
object_add()
- Código:
path_add()
- Código:
room_add()
- Código:
timeline_add()
Ps : Resumo dos códigos retirados do manual do GM8
Esses são os mais importantes, mas lembre-se, quando for usa-los, coloque os recursos na pasta do jogo.
Outras formas de diminuir o peso do jogo são :
Usando o Compress(vem junto com o Ant-Decompiler);
Comprimindo o arquivos em .zip, .rar e .7zip(acho que é .7zip).
Espero que gostem.
Até mais, e aproveitem as dicas
Última edição por Need 90 em Qua 22 Ago 2012, 16:19, editado 2 vez(es)
Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
Faltou ainda:
font_add()
font_add_sprite()
object_add()
path_add()
room_add()
timeline_add()
E, claro, tudo o que vem em consequência delas. Pra adicionar recursos complexos, como objetos, paths ou timelines, você pode executar arquivos externos, de texto, com execute_file.
Inclusive, você pode criar uma estrutura de pastas que te ajude a organizar os arquivos, como se fosse dentro do game maker, mas no windows - embora eu sempre jogue tudo na pasta-raiz, mesmo.
A quantidade de recursos importáveis é tanta que já faz um bom tempo que estou programando através de um "jogo" em que o único comando é "executar o primeiro arquivo de texto encontrado com a extensão .saim".
Isso não vai reduzir o tamanho do jogo, mas do executável. Se os arquivos externos não forem inclusos, o jogo não vai funcionar. Um design cauteloso pode diminuir o tempo de importação desses arquivos (chamando-os apenas quando necessário, por exemplo), mas acho que esse tipo de cuidado só faz sentido em jogos muitos níveis acima daqueles chamdos "indie".
Talvez incluir tanto os arquivos externos quanto o executável no mesmo .zip seja mais eficiente que simplesmente incluir tudo no executável e compactá-lo (nunca comparei).
font_add()
font_add_sprite()
object_add()
path_add()
room_add()
timeline_add()
E, claro, tudo o que vem em consequência delas. Pra adicionar recursos complexos, como objetos, paths ou timelines, você pode executar arquivos externos, de texto, com execute_file.
Inclusive, você pode criar uma estrutura de pastas que te ajude a organizar os arquivos, como se fosse dentro do game maker, mas no windows - embora eu sempre jogue tudo na pasta-raiz, mesmo.
A quantidade de recursos importáveis é tanta que já faz um bom tempo que estou programando através de um "jogo" em que o único comando é "executar o primeiro arquivo de texto encontrado com a extensão .saim".
Isso não vai reduzir o tamanho do jogo, mas do executável. Se os arquivos externos não forem inclusos, o jogo não vai funcionar. Um design cauteloso pode diminuir o tempo de importação desses arquivos (chamando-os apenas quando necessário, por exemplo), mas acho que esse tipo de cuidado só faz sentido em jogos muitos níveis acima daqueles chamdos "indie".
Talvez incluir tanto os arquivos externos quanto o executável no mesmo .zip seja mais eficiente que simplesmente incluir tudo no executável e compactá-lo (nunca comparei).
Última edição por saim em Qui 23 Ago 2012, 08:17, editado 1 vez(es)
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Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
ótimo tutorial, me ajudou muinto(apesar de esse tutorial ser o assunto da minha duvida xD), mas se vc pudesse explicar tb as coisas que o saim falou ia ficar melhor ainda.
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Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
@Saim :
E no tópico já esta que tem que por os arquivos na pasta, pois se não, não funciona.
@henriquebr
Vou por o que o saim disse também =)
Isso não influencia no peso do executável, pois são arquivos mais leves.font_add()
font_add_sprite()
object_add()
path_add()
room_add()
timeline_add()
E no tópico já esta que tem que por os arquivos na pasta, pois se não, não funciona.
@henriquebr
Vou por o que o saim disse também =)
Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
Isso não se chama compressão.Você não está colocando os arquivos do executável, mas sim na pasta. Compressão envolve geralmente diminuir a repetição de dados. Você está na verdade dando uma dica de como diminuir o tamanho do executável, mas não de como comprimir. Há outros tutoriais que sobre as mesmas funções que você postou. Você precisa melhorá-lo para que seja aprovado.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
com o tuto emtao vc pode postar o jogo depois as sprites ai fica menor
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
E aí, cara? Bom tutorial mas...
Tem como você explicar como fazer isso que você citou? Seria de grande valia para alguns (por exemplo, eu kk).
Até mais!
Outras formas de diminuir o peso do jogo são :
Usando o Compress(vem junto com o Ant-Decompiler);
Comprimindo o arquivos em .zip, .rar e .7zip(acho que é .7zip).
Tem como você explicar como fazer isso que você citou? Seria de grande valia para alguns (por exemplo, eu kk).
Até mais!
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Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
Utilize o Anti-Decompiler, alem de proteger teu jogo ainda serve para deixa-lo mais leve.
Baixe-o pesquisando no google.
Baixe-o pesquisando no google.
Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
O executável e o loading fica mais leve, só que as coisas deverão ser feitas em tempo de execução.
Gerar os seus mapas/rooms a partir de um arquivo(por exemplo, usar o OGMO Editor e depois ler o XML e gerar a minha fase em tempo de execução) é algo que SEM SOMBRA DE DÚVIDA diminuiria o tamanho do executável e de toda a pasta com o jogo.
Gerar os seus mapas/rooms a partir de um arquivo(por exemplo, usar o OGMO Editor e depois ler o XML e gerar a minha fase em tempo de execução) é algo que SEM SOMBRA DE DÚVIDA diminuiria o tamanho do executável e de toda a pasta com o jogo.
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Re: [Tutorial] Diminuição no peso de executáveis.
Porem porem porem... Vai diminuir a velocidade de um jogo principalmente os maiores, por isso e bom colocar apenas os recursos maiores fora, e mais uma coisa:object_add nao gosto muito pq nao da pra fazer visualmente na room, e acho que os scripts usados para manipula-los nao vao render muito no total.
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