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Como você organiza seu projeto?

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Como você organiza seu projeto? Empty Como você organiza seu projeto?

Mensagem por Willy Sex 07 Mar 2014, 22:39

Uma coisa comum entre nós, makers, é criar projetos e acabar desistindo ou desanimando no meio do projeto por seja lá qual o motivo...
Meu objetivo com este tópico é fazer uma breve pesquisa entre vocês, apenas para compartilhar esse típico drama, e quem sabe, nós ajudarmos de alguma forma trocando experiências...  

Bom, para "participar", basta responder pelo menos uma das perguntas abaixo:

1 - O que faz você iniciar um projeto?
2 - O que leva você a desistir de um projeto? 
3 - Como você faz o projeto? Tem uma ideia e vai fazendo ou faz planejamentos?
4 - Comentários.
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Mensagem por dharrison Sex 07 Mar 2014, 22:53

1 - O que faz você iniciar um projeto?
Alguma idéia ou inspiração repentina de um jogo que eu acho que seria legal jogar.

2 - O que leva você a desistir de um projeto?
Compromissos externos e falta de evolução no projeto.
Mas acho que o principal é a falta de feedback. Nós postamos nossos projetos aqui e muitas vezes eles são ignorados, é o tipo de coisa que desanima.
Quando digo ignorados não estou dizendo que ninguém vê, mas sim que poucos veem e poucos comentam. Até nos melhores projetos aqui da GMBR vemos o que, uns 20 usuários comentando no máximo, isso porque somos 11.000 cadastrados e aposto que pelo menos 100 ou 150 ativos...

3 - Como você faz o projeto? Tem uma ideia e vai fazendo ou faz planejamentos?
Varia muito da importância do projeto. Algo grande é bem planejado, algo casual é mais feito conforme a necessidade. Por exemplo, meu projeto atual, o Bit Evolution, é ambicioso, mas feito para aprendizado (enferrugei no GM), então estou com uma idéia central e vou desenvolvendo conforme necessito.
Agora, tenho outro projeto em planejamento que será um jogo de plataforma e ação multiplayer co-op online e offline. Para este estou com planos mais complexos e cuidadosos.

4 - Comentários.
Achei bem legal a iniciativa do tópico, e quero ver as respostas do autor também.
Além disso, talvez possamos dar mais vida e aprimorar a GMBR dependendo do saldo desse tópico Very Happy

grande abraço!
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Mensagem por Gabreel Sex 07 Mar 2014, 22:55

1 - O que faz você iniciar um projeto?
- Uma ideia legal que nunca vi em outro jogo.

2 - O que leva você a desistir de um projeto?
- Depende. Se for em equipe, a falta de compromisso dos OUTROS. Se for solo, é por uma das duas razões: o projeto ficar perdido no tempo, ou não conseguir fazer algo tão bom quanto quero (sou muito perfeccionista).

3 - Como você faz o projeto? Tem uma ideia e vai fazendo ou faz planejamentos?
- Eu não gosto de fazer planejamentos. Para nada em minha vida, e julgo que isso da certo. Eu programo jogos por hobbie e acho que me prender a um roteiro me deixa improdutivo. Apesar disso, eu costumo fazer metas diárias, do tipo: hoje vou fazer isso, amanhã vou fazer aquilo e até o fim da semana aquilo e isso precisam estar prontos, mas nada por escrito.
Em equipe eu trabalho com metas e objetivos, até porque quando eu faço uma equipe, julgo que o jogo possa ter retorno financeiro, seja diretamente ou não (por exemplo, fazer gráficos para um jogo, poderia abrir portas para fazer um trabalho remunerado em outros). Também acho que para uma equipe é necessário responsabilidade pois a falta do seu trabalho com toda certeza prejudica o do outro.
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Como você organiza seu projeto? Empty Re: Como você organiza seu projeto?

Mensagem por Willy Sex 07 Mar 2014, 23:09

Achei bem legal a iniciativa do tópico, e quero ver as respostas do autor também.
1 - O que faz você iniciar um projeto?
Acumular uma serie de ideias e perceber que dá pra fazer um jogo interessante com ele.

2 - O que leva você a desistir de um projeto?
Além da carência de recursos gráficos e sonoros, enquanto desenvolvo o projeto acabo perdendo interesse no mesmo, seja por achar a ideia fraca, por não ter uma quantidade de ideias (elementos) para aplicar no jogo, procrastinação, e até mesmo achar que o jogo está ficando chato. Problemas de programação acontecem e atrapalham, mas não considero um fator importante pois isso até me anima a continuar (desafios). Falando nisso, outro motivo é a famosa frase "o que devo fazer agora"... Isso ocorre quando eu tento resolver/criar algo bem complexo e passo horas ou dias fazendo, e, quando termino, fico sem saber o que fazer (mesma sensação ao terminar de ler um livro, filme ou uma série de TV.

3 - Como você faz o projeto? Tem uma ideia e vai fazendo ou faz planejamentos?
Antes de programar, eu tento bolar pelo menos o esqueleto da dinâmica do jogo com texto. Com base nele, vou colocando mais ideias e definindo mais elementos pro jogo, mas infelizmente, acabo deixando isso de lado (GDD).
Depois disso, faço uma engine com o elemento central do jogo. Se tudo correr bem, o projeto segue a diante, mas, se não der muito certo ou se a jogabilidade não ficar tão legal como imaginava, mando o projeto para a "pasta de tamanho infinito de ideias deixadas de lado".

4 - Comentários.
Agradeço aos que comentaram e aos que vão comentar. De inicio, não falarei nada a respeito de suas respostas. Quando o tópico estiver morrendo ou com uma quantidade boa de comentários, opinarei sobre eles.

Falando nisso, fiquem a vontade para comentar sobre os comentários dos outros, mesmo que não tenham participado da pesquisa.
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Mensagem por JoaoVanBlizzard Sex 07 Mar 2014, 23:27

1 - Eu sempre sonhei em criar meus jogos, eu tenho inúmeras idéias em mente, algumas eu nunca tentei apostar, e adoro o mundo da arte que os games passam aos seus criadores, é como criar um filme de cinema onde o protagonista é quem joga, uma verdadeira obra de arte, alem de eu colocar na minha vida que queria algo diferente para mim, e não uma vida convencional como a maioria da minha família tem.

2 - Eu nunca desisti de nenhum projeto meu até hoje, apenas deixo eles de "molho" devo dizer assim, pois meu conhecimento de gml é bem tosco, no mesmo momento em que estou escrevendo isso to me deparando com um código que não consigo resolver no gm, e as vezes fico com medo de criar jogos longos que são meus favoritos para não me perder nos códigos e a coisa ficar ainda pior. mas a medida que ganho conhecimento tento refazer alguns jogos, como o meu submundo que é o jogo que eu atualmente venho fazendo.

3 - Eu desde a adolescência sonho em criar jogos então tenho muitas idéias ja planejada a anos, meus primeiros jogos foram o "submundo" e uma "estranha noite" usando o rpg maker do playstation, como a limitação da época era grande eu fazia igual a um escritor de livro, não planejava nada, tudo que vinha na minha cabeça eu colocava no jogo, conhecia as ferramentas que me limitavam mas também as que me facilitavam, eu lastimava a limitação da quantia de textos que dava para colocar no jogo, para ver a crise, até nos textos eu precisava economizar, fazer jogos que salva num memory card de 128 kb não era moleza não. mas ainda assim me orgulhei muito desses dois jogos que fiz e ainda quero faze-los para pc, assim que eu ter mais técnica no gml.


4 - Me parece que você anda com dificuldades de levar seus projetos para frente, por isso criou esse tópico certo, a um tempo atras fiz a mesma coisa com o tópico trocando idéia e vejo que faz tempo que você não lança mais jogos, que jogo tem feito atualmente? and com dificuldades nele?
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Mensagem por Willy Sex 07 Mar 2014, 23:57

Me parece que você anda com dificuldades de levar seus projetos para frente, por isso criou esse tópico certo, a um tempo atras fiz a mesma coisa com o tópico trocando idéia e vejo que faz tempo que você não lança mais jogos, que jogo tem feito atualmente? and com dificuldades nele?

"Dificuldades em levar o projeto adiante". Isso eu sempre tive, pra ser bem franco... Dificilmente deve ter notado, mas os jogos que já postei foram todos para concursos ou feitos em pouco tempo. Veja:

Mysterious Cave: Aproximadamente 3 meses (primeiro jogo que eu fiz).
Meteoros: 2 dias.
Onde Estou: 6 dias, CQ.
Star Fire Reloaded: 8 dias, CQ.
É como se eu funcionasse apenas na base da "adrenalina", ou só o quanto meu ânimo durar... Acredito que procrastinação seja meu pior defeito. Isso chega a ser frustrante...  Um amigo que conheci aqui no fórum (Michael Wallace, meu xará) me disse uma coisa que é verdade... Tenho habilidade e conhecimento pra fazer muitas coisas, mas nunca fiz um projeto realmente interessante...

Ah, sim... Estou com um projeto atualmente em pareceria com o AlexFC... Já tenho a ideia pronta, porém pouco trabalhada. Felizmente o que já foi decidido já pode ser feito, mas o que me desmotiva um pouco é pensar no gameplay e sofrer de "falta de ideias".
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Mensagem por dharrison Sáb 08 Mar 2014, 00:01

Bom Willy esse é o mau de hoje em dia.

Se vc analizar os filmes e jogos verá coisas com pouca inovação e poucas idéias
Isso porque principalmente os pioneiros tinham grandes idéias e poucas ferramentas, hoje temos muitas ferramentas e poucas idéias

O negócio é uma injeção de força de voontade, isso de minha parte vem muito do feedback, infelizmente eu sou o tipo de pessoa que gosta de "aparecer", tanto é que não me conformo em ficar sentado no banco, tenho que ir e fazer e mostrar que fiz, mas isso sou eu Happy
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Mensagem por Willy Dom 09 Mar 2014, 17:25

Boas ideias até tenho, inclusive ainda irei executá-las... Acho que o que falta mesmo de minha parte é a organização e o compromisso. Acredito que seja o problema de outros também.
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Mensagem por vitorfernandes13 Dom 09 Mar 2014, 17:47

1 - O que faz você iniciar um projeto?
Inspiração, e também quando vejo que estou tendo boas ideias

2 - O que leva você a desistir de um projeto?
Quando algo não sai tão bem como eu quero e quando vejo que o projeto não está ficando bom

3 - Como você faz o projeto? Tem uma ideia e vai fazendo ou faz planejamentos?
Faço documento de desenvolvimento do jogo, acho que todos deveriam fazer

4 - Comentários.
Responde minha pergunta? https://gmbr.forumeiros.com/t29428-problemas-com-sprite#215254
É sempre bom criar um documento para você organizar ideias do jogo, ver o que dará certo, se vc poderá realizar tudo, inclusive acabei desistindo de um dos meus projetos por falta desta organização
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Mensagem por Tanker GT Dom 09 Mar 2014, 18:07

1-Eu sempre gostei da ideia de criar jogos, desde que jogava meu mega drive(muito tempo atrás) ficava pensando em como melhorar o jogo criar uma fase e etc, até hoje eu faço isso e fico com um monte de enredos e jogos na cabeça, quando eu descobri o GM resolvi tentar coloca-las em prática.

2-Estou ainda no meu 2° projeto, o 1° eu desisti por que alguém formatou o pc sem me avisar, mas ainda tenho esperança de retoma-lo, mas dessa vez salvando ele em mais de um lugar  Laughing , mas o que mais me desanima é minha falta de conhecimento, sempre aparece algo que eu não sei fazer.

3-Eu faço apenas planejamentos a curto prazo, tipo hoje eu concerto os bugs amanhã eu termino de configurar o Player, depois eu penso em outro cronograma.

4-O que mais me motiva a continuar o jogo, é que sempre tenho idéias novas e não consigo descansar até coloca-las no jogo e também ver as versões anteriores do jogo para ver o quanto eu já avancei da uma motivação a mais para terminar.
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Mensagem por polosam Dom 09 Mar 2014, 20:19

1 - Uma boa sacada. Quando eu percebo que é uma boa ideia, algo engraçado e inédito ou épico e inteligente.
2 - Desisto de um projeto quando me vejo sem estímulo e com um grande projeto desorganizado. Penso que isso pode ser facilmente remediado se houver trabalho diário.
3 - Hoje, eu digo que as duas coisas são necessárias: ter a ideia e moldá-la com coerência.
4 - Um bom motivo para não desistir é saber que aquela ideia é inédita e pode render bons frutos. Depois que se tem a ideia, organização é tudo.
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