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[INTERMEDIÁRIO] Record e pontuação por fase...

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Mensagem por vitorfernandes13 Dom 16 Fev 2014, 18:57

Estou criando um jogo, e nele estou pensando em colocar uma seleção de fases, cada fase terá 3 estrelas, e o jogador irá ganhar pontos, que serão usados na loja, e estou criando um modelo de seleção de fases, semelhante ao Angry Birds, mas, tem um problema, alguns jogadores malas, irão quer jogar a primeira fase umas 400 vezes por ser mais facil, para ganhar muitos pontos e muitas estrelas  Twisted Evil e eu não quero isso, quero que o jogador só ganhe MAIS PONTOS se ele QUEBRAR seu record, e quero que as estrelas que ele pegue sejam definitivamente destruidas. Irei mostrar um exemplo:

Como está no meu jogo:

Fulano joga fase 1: Ganha 1000 pontos e pega 2 das 3 estrelas
Fulano joga fase 1 de novo: Ganha mais 1200 pontos e pega mais 2 estrelas
Fulano é muito sacana, e joga a fase 1 de novo: Ganha mais 1000 pontos e mais 2 estrelas ¬¬...
TOTAL: 3200 pontos e 6 estrelas na fase 1 ¬¬

O que gostaria de fazer:

Fulano joga fase 1: Ganha 1000 pontos e pega 2 das 3 estrelas
Fulano joga fase 1 de novo: Ganha 800 pontos, como o seu record é 1000, sua pontuação CONTINUA com 1000, e agora só há 1 estrela na fase, ele pegou as outras
Fulano joga fase 1 de novo: Consegue 1200 pontos, e ganha mais 200 pontos na pontuação geral, pois seu antigo record era 1000...
TOTAL: 1200 pontos e 2 estrelas na fase 1

Tenho um objeto exclusivo para variaveis e lá declarei uma variavel de pontuação geral e outra de estrelas geral

Código:

//Armazenamento de variaveis

//Pontos
global.pontos = 0

//Estrela
global.estrelas = 0

Estou pensando em fazer assim, se o jogador passar de fase pela primeira vez, a sua pontuação obviamente já sera o record (exemplo: 1000 pontos), se ele passar de fase com menos pontuação (exemplo: 800 pontos) sua pontuação continua sendo a mesma do record (1000 pontos) e se ele passar a fase de novo com uma pontuação MAIOR que o seu record, ela será acrescentada a sua pontuação (exemplo: 1200 pontos, record antigo: 1000 pontos, então irei fazer novo record - record antigo (1200 - 1000) e então a pontuação dele sobe de 1000 para 1200 (1000+200))

Eu preciso criar uma variavel record para cada fase? Ou não? E há como destruir definitivamente a estrela, fazendo com que o jogador não a pegue novamente, se jogar a fase de novo?
--
Sei que isso é dificil pelo menos para mim U-U, mas, acho que é bom, tentarmos fazer coisas novas no Game Maker, pq senao eu nao estaria aprendendo nada, fazendo jogos com modelos parecido ne?  bounce 
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Mensagem por Eudes - Hyo Dom 16 Fev 2014, 21:10

Fala Vitor, blz?
@EDITADO
Vc já tentou deixar o Objeto da Estrela Persistente? Não sei exatamente se isso resolveria, porque a Room é criada novamente cada vez que o jogo acessa ela. Caso não seja isso, dá uma olhada aqui embaixo.

Vou ti passar a Ideia de como eu faria, aí vc vê se serve.
Minha é ideia é criar uma variável Global, que é um Vetor, e de acordo com os valores desse vetor vc saberá qual Estrela o Player já pegou e qual Estrela deve ser criada em cada fase. Tranquilo né?
Ideia para ESTRELAS:


Última edição por Eudes - Hyo em Seg 17 Fev 2014, 22:07, editado 1 vez(es)
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Mensagem por vitorfernandes13 Seg 17 Fev 2014, 13:03

Eudes - Hyo escreveu:Fala Vitor, blz?
@EDITADO
Vc já tentou deixar o Objeto da Estrela Persistente? Não sei exatamente se isso resolveria, porque a Room é criada novamente cada vez que o jogo acessa ela. Caso não seja isso, dá uma olhada aqui embaixo.

Vou ti passar a Ideia de como eu faria, aí vc vê se serve.
Minha é ideia é criar uma variável Global, que é um Vetor, e de acordo com os valores desse vetor vc saberá qual Estrela o Player já pegou e qual Estrela deve ser criada em cada fase. Tranquilo né?
Ideia para ESTRELAS:
Eu achei um pouco complicado rs... mas, eu vou reler de novo, obrigado por me ajudar, de verdade  cheers eu até estava sem animo de continuar o projeto, mas, agora, acho que ele vai valer a pena Very Happy
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Mensagem por Eudes - Hyo Seg 17 Fev 2014, 19:19

Vc tentou marcar o Objeto Estrela como Persistent ? Talvez isso resolva.
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Mensagem por vitorfernandes13 Seg 17 Fev 2014, 19:22

Eudes - Hyo escreveu:Vc tentou marcar o Objeto Estrela como Persistent ? Talvez isso resolva.

Vou tentar aqui :Dse der certo te envio MP. Obrigado
--
Acho que nao vai dar certo, isso funciona no GM Lite?
Eu coloco a matriz. Ex.:

Código:

if(estrela_fase[fase][1] = 0) {
  in = instance_create(50,400, obj_estrela);
  estrelas[1] = in.id;
}
mas, entre os dois colchetes aparece "Symbol ) expected"
---
Ahhhhhh, ja sei o problema, na verdade deveria colocar:

Código:

if(estrela_fase[fase,1] = 0) {

Espero que dê certo Very Happy
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Mensagem por Eudes - Hyo Seg 17 Fev 2014, 21:10

Fala Vitor. Realmente tem esse Erro no meu código.
Essa estrutura está errada: estrela_fase[fase][1]

O certo seria: estrela_fase[fase,1]
Então, em toda parte que aparecer 'vetor[nº][nº]', vc muda pra
'vetor[nº, nº]'

Mas mesmo assim, está acontecendo algo errado no momento que o GM tenta Popular essa matriz. Tô dando uma olhada aqui pra ver o que é.
************* @EDITADO *************
Estava dando erro na hora de popula a Matriz usando 2 laços For. Então eu mudei, e o erro parou.
Essa parte do código:
Código:
for(i=1; i<=10; i+=1){ // esse '10' é pq vc tem 10 fases
  for(j=1; j<=3; i+=1){ // esse '3' é das 3 Estrelas
    estrelas_fases[i][j] = 0;
  }
}
Vc troca por isso aqui:
Código:
for(i=1; i<=10; i+=1;){ // esse '10' é pq vc tem 10 fases
    estrelas_fases[i, 1] = 0;
    estrelas_fases[i, 2] = 0;
    estrelas_fases[i, 3] = 0;
}
A ideia continua a mesma, só a Mecânica de usar um For dentro do Outro é que não funciona.
Vou alterar o código lá na minha 1a resposta , blz?
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