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Ajuda com friction e colision!

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Ajuda com friction e colision! Empty Ajuda com friction e colision!

Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 09:25

e ae galera tranquilos? então eu usei um sistema de colisão perfeito no meu jogo até que adicionei a função friction que funcionou tbm mas fez com que a colisão bugasse e quando o personagem encosta na parede ele gruda mas antes do friction isso não acontecia confused 
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Mensagem por PedroX Dom 24 Nov 2013, 14:06

O do Alex ou o do Willy?
Como é o código usado para friction?

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 14:13

o sistema é um comumente usado o friction é 0.6 e fica no create

aquela colisão básica
move_contact_solid
vspeed=0
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Mensagem por Willy Dom 24 Nov 2013, 15:33

Se estiver usando o meu sistema, em toda colisão com a parede você tem que zerar o Hspeed (conforme está no exemplo da engine).
Faça um debug, coloque no draw para desenhar a variável Hspeed e veja como ela se comporta ao colidir com uma parede.
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Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 15:39

realmente vc acertou em cheio mas fazer com que na colisão o hspeed=0 fez com que o sistema de friction não funcionasse assim quando o player colide com o chão ele na da aquela "deslizada"
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Mensagem por Willy Dom 24 Nov 2013, 15:56

Na verdade, não é bem "colisão", mas sim, evitar a colisão com a parede.
Olha, coloque esse código no step. Deve resolver:
Código:
if (!place_free(x+1*sign(Hspeed),y)){
    Hspeed = 0;
}
Você ainda não nos disse se está usando a minha engine ou a do Alex. Esse código é baseado na minha. Lembrando que o Hspeed é com "H" maiúsculo mesmo.
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Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 16:10

eu não estou usando engine nenhuma eu só escrevi os codigos eu mesmo cara, xD

esse Hspeed não funfou da erro de linguagem e colocar hspeed não muda nada da bug do mesmo jeito!

mas vlw a intenção Sad 
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Mensagem por Willy Dom 24 Nov 2013, 16:15

Hspeed é uma variavel da minha engine... hspeed é uma função nativa do GM. Como você não está usando-o, não daria certo mesmo.

Acabei de baixar seu jogo e a colisão dele está bem precária. Uma hora eu fui cair num buraco e consegui fazer um "wall-kick" e me safei. Acho que não era pra isso acontecer. Ajuda com friction e colision! 916736 

Enfim, sugiro que baixe a minha engine (vide assinatura). Com ela você resolverá todos esses problemas, tenho certeza.
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Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 16:18

a colisão estava perfeita até eu usar o friction

AHHAHAHA eu não sou chegado em engines pq não entendo nada então vou ver se acho um tuto que me seja útil! vlw ae
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Mensagem por Gabreel Dom 24 Nov 2013, 17:05

Código:
if (!place_free(x+hspeed,y) || !place_free(x-hspeed,y)){
    hspeed = 0;
}
Vê se funciona! Happy
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Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 18:10

NOssa manolo funcionou mesmo, resolveu tudo aki se puder me explicar o codigo até coloco seu nome nos creditos xDDDDD
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Mensagem por Willy Dom 24 Nov 2013, 18:35

Esse código faz a mesma coisa que o código que eu postei, portanto, posso te explicar como funciona.

O comando place_free verifica se um determinado ponto na room está livre de objetos sólidos. Quando colocamos o sinal "!" (not) antes dessa função, estamos verificando se existe um objeto sólido neste ponto. Para saber o ponto em questão, usa-se a posição atual do personagem (x) mais a velocidade em que ele se move, ou seja, x+hspeed.
Resumindo, este código verifica se não existe uma parede na frente do jogador de acordo com a velocidade em que se move.
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Mensagem por AlexBosquin Dom 24 Nov 2013, 18:47

opa blz vlw ae willy, eu ele funcionou bem, mas vou estudar sua engine pq realmente não há nada que ganhe dela HAHAHAH!
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