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Ajuda com friction e colision!
4 participantes
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Ajuda com friction e colision!
e ae galera tranquilos? então eu usei um sistema de colisão perfeito no meu jogo até que adicionei a função friction que funcionou tbm mas fez com que a colisão bugasse e quando o personagem encosta na parede ele gruda mas antes do friction isso não acontecia
Re: Ajuda com friction e colision!
O do Alex ou o do Willy?
Como é o código usado para friction?
Como é o código usado para friction?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Ajuda com friction e colision!
o sistema é um comumente usado o friction é 0.6 e fica no create
aquela colisão básica
move_contact_solid
vspeed=0
aquela colisão básica
move_contact_solid
vspeed=0
Re: Ajuda com friction e colision!
Se estiver usando o meu sistema, em toda colisão com a parede você tem que zerar o Hspeed (conforme está no exemplo da engine).
Faça um debug, coloque no draw para desenhar a variável Hspeed e veja como ela se comporta ao colidir com uma parede.
Faça um debug, coloque no draw para desenhar a variável Hspeed e veja como ela se comporta ao colidir com uma parede.
Re: Ajuda com friction e colision!
realmente vc acertou em cheio mas fazer com que na colisão o hspeed=0 fez com que o sistema de friction não funcionasse assim quando o player colide com o chão ele na da aquela "deslizada"
Re: Ajuda com friction e colision!
Na verdade, não é bem "colisão", mas sim, evitar a colisão com a parede.
Olha, coloque esse código no step. Deve resolver:
Olha, coloque esse código no step. Deve resolver:
- Código:
if (!place_free(x+1*sign(Hspeed),y)){
Hspeed = 0;
}
Re: Ajuda com friction e colision!
eu não estou usando engine nenhuma eu só escrevi os codigos eu mesmo cara, xD
esse Hspeed não funfou da erro de linguagem e colocar hspeed não muda nada da bug do mesmo jeito!
mas vlw a intenção
esse Hspeed não funfou da erro de linguagem e colocar hspeed não muda nada da bug do mesmo jeito!
mas vlw a intenção
Re: Ajuda com friction e colision!
Hspeed é uma variavel da minha engine... hspeed é uma função nativa do GM. Como você não está usando-o, não daria certo mesmo.
Acabei de baixar seu jogo e a colisão dele está bem precária. Uma hora eu fui cair num buraco e consegui fazer um "wall-kick" e me safei. Acho que não era pra isso acontecer.
Enfim, sugiro que baixe a minha engine (vide assinatura). Com ela você resolverá todos esses problemas, tenho certeza.
Acabei de baixar seu jogo e a colisão dele está bem precária. Uma hora eu fui cair num buraco e consegui fazer um "wall-kick" e me safei. Acho que não era pra isso acontecer.
Enfim, sugiro que baixe a minha engine (vide assinatura). Com ela você resolverá todos esses problemas, tenho certeza.
Re: Ajuda com friction e colision!
a colisão estava perfeita até eu usar o friction
AHHAHAHA eu não sou chegado em engines pq não entendo nada então vou ver se acho um tuto que me seja útil! vlw ae
AHHAHAHA eu não sou chegado em engines pq não entendo nada então vou ver se acho um tuto que me seja útil! vlw ae
Re: Ajuda com friction e colision!
- Código:
if (!place_free(x+hspeed,y) || !place_free(x-hspeed,y)){
hspeed = 0;
}
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Ajuda com friction e colision!
NOssa manolo funcionou mesmo, resolveu tudo aki se puder me explicar o codigo até coloco seu nome nos creditos xDDDDD
Re: Ajuda com friction e colision!
Esse código faz a mesma coisa que o código que eu postei, portanto, posso te explicar como funciona.
O comando place_free verifica se um determinado ponto na room está livre de objetos sólidos. Quando colocamos o sinal "!" (not) antes dessa função, estamos verificando se existe um objeto sólido neste ponto. Para saber o ponto em questão, usa-se a posição atual do personagem (x) mais a velocidade em que ele se move, ou seja, x+hspeed.
Resumindo, este código verifica se não existe uma parede na frente do jogador de acordo com a velocidade em que se move.
O comando place_free verifica se um determinado ponto na room está livre de objetos sólidos. Quando colocamos o sinal "!" (not) antes dessa função, estamos verificando se existe um objeto sólido neste ponto. Para saber o ponto em questão, usa-se a posição atual do personagem (x) mais a velocidade em que ele se move, ou seja, x+hspeed.
Resumindo, este código verifica se não existe uma parede na frente do jogador de acordo com a velocidade em que se move.
Re: Ajuda com friction e colision!
opa blz vlw ae willy, eu ele funcionou bem, mas vou estudar sua engine pq realmente não há nada que ganhe dela HAHAHAH!
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