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como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
3 participantes
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como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos vê, ele corre atrás do personagem?
Última edição por lucforlucas em Ter 05 maio 2009, 16:19, editado 1 vez(es)
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
Coloque um título menor para o tópico, e não entendi muito bem o que você quis dizer com "pensar sozinho".
Que tipo de jogo é, visão de cima, plataforma? Explique melhor, dê detalhes do que você quer.
Que tipo de jogo é, visão de cima, plataforma? Explique melhor, dê detalhes do que você quer.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
OK !
é num jogo de plataforma
o monstro pensar sozinho, o que eu quis dizer é para o monstro e se movimentando sozinho!
é num jogo de plataforma
o monstro pensar sozinho, o que eu quis dizer é para o monstro e se movimentando sozinho!
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
Pra ele se mover sozinho, você pode usar a hspeed (horizontal speed).
Escolha o valor da hspeed. Então, crie um objeto para limitar o movimento do monstro, e coloque no evento de colisão do monstro com esse objeto "hspeed *= -1".
Então é só colocar esse objeto nos lugares que você quiser (à direita e esquerda do monstro, pra quando ele tocar, voltar).
Esse objeto tem que ser invisível, e de preferência um sprite não muito pequeno, senão o monstro pode atravessar ele sem tocar (se a hspeed for muito alta).
Pra deixar o objeto invisível: Na janela do objeto, embaixo do nome tem um campo chamado "Sprite". Embaixo dele, há a opção "Visible". Desmarque ela.
Pra fazer ele te seguir quando te ver...
Agora tenho que sair, se quando eu voltar ninguém tiver respondido, eu respondo.
Escolha o valor da hspeed. Então, crie um objeto para limitar o movimento do monstro, e coloque no evento de colisão do monstro com esse objeto "hspeed *= -1".
Então é só colocar esse objeto nos lugares que você quiser (à direita e esquerda do monstro, pra quando ele tocar, voltar).
Esse objeto tem que ser invisível, e de preferência um sprite não muito pequeno, senão o monstro pode atravessar ele sem tocar (se a hspeed for muito alta).
Pra deixar o objeto invisível: Na janela do objeto, embaixo do nome tem um campo chamado "Sprite". Embaixo dele, há a opção "Visible". Desmarque ela.
Pra fazer ele te seguir quando te ver...
Agora tenho que sair, se quando eu voltar ninguém tiver respondido, eu respondo.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
Você pode utilizar o collision_line e verificar se existe alguem na linha de visão do mob. Caso exista setar o hspeed na direção correta. Eu geralemente uso uma máquina de estados, assim fica mais facil expandir a AI do inimigo.
Tipo assim:
Tipo assim:
- Código:
estado = 0; //patrulhando sem ter visto nada incomum
estado = 1; //te viu e esta te perseguindo
estado = 2; //ficou com medo de vc e esta fugindo (no caso da energia esta acabando etc
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