GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Ontem à(s) 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

3 participantes

Ir para baixo

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

Mensagem por lucas mendes Ter 05 maio 2009, 15:58

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos vê, ele corre atrás do personagem?


Última edição por lucforlucas em Ter 05 maio 2009, 16:19, editado 1 vez(es)
lucas mendes
lucas mendes

Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios : como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

Mensagem por Igor KinGamer Ter 05 maio 2009, 16:10

Coloque um título menor para o tópico, e não entendi muito bem o que você quis dizer com "pensar sozinho".
Que tipo de jogo é, visão de cima, plataforma? Explique melhor, dê detalhes do que você quer.
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

Mensagem por lucas mendes Ter 05 maio 2009, 16:17

OK !
é num jogo de plataforma
o monstro pensar sozinho, o que eu quis dizer é para o monstro e se movimentando sozinho!
lucas mendes
lucas mendes

Data de inscrição : 04/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 416
Prêmios : como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

Mensagem por Igor KinGamer Ter 05 maio 2009, 16:28

Pra ele se mover sozinho, você pode usar a hspeed (horizontal speed).

Escolha o valor da hspeed. Então, crie um objeto para limitar o movimento do monstro, e coloque no evento de colisão do monstro com esse objeto "hspeed *= -1".

Então é só colocar esse objeto nos lugares que você quiser (à direita e esquerda do monstro, pra quando ele tocar, voltar).

Esse objeto tem que ser invisível, e de preferência um sprite não muito pequeno, senão o monstro pode atravessar ele sem tocar (se a hspeed for muito alta).

Pra deixar o objeto invisível: Na janela do objeto, embaixo do nome tem um campo chamado "Sprite". Embaixo dele, há a opção "Visible". Desmarque ela.

Pra fazer ele te seguir quando te ver...

Agora tenho que sair, se quando eu voltar ninguém tiver respondido, eu respondo. Happy
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

Mensagem por vinians Ter 05 maio 2009, 17:07

Você pode utilizar o collision_line e verificar se existe alguem na linha de visão do mob. Caso exista setar o hspeed na direção correta. Eu geralemente uso uma máquina de estados, assim fica mais facil expandir a AI do inimigo.
Tipo assim:
Código:

estado = 0; //patrulhando sem ter visto nada incomum
estado = 1; //te viu e esta te perseguindo
estado = 2; //ficou com medo de vc e esta fugindo (no caso da energia esta acabando etc
Você pode criar quantos estados necessitar de acordo com a necessidade do seu game.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás? Empty Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos