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como fazer o personagem ir andando e depois começar a correr?

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como fazer o personagem ir andando e depois começar a correr? Empty como fazer o personagem ir andando e depois começar a correr?

Mensagem por sonicfan1 Dom 27 Set 2009, 09:41

vou explicar melhor , como faço pra quando
eu apertar esquerda ou direita o sonic
ir andando depois e de uns dois segundos
ele começar a correr?
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Mensagem por CPinheiro Dom 27 Set 2009, 10:01

Pelo que entendi, você quer fazer um sistema de aceleração, correto?
Bem, existem várias formas de se fazer isso, desde ficar somando um valor cada vez maior no x do personagem à manipulação de hspeed.
Use o sistema de busca do fórum que você irá encontrar com facilidade.
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Mensagem por Bruno-VX Dom 27 Set 2009, 13:24

tipo o sonic?que vai andando depois vai aumentando a velocidade?
se sim, procure na categoria engines, aqui no forum tem uam Happy
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Mensagem por Thyago Dom 27 Set 2009, 14:01

crie uma variavel com onome de correndo em create event.
Código:
correndo=0
ai quando vc apertar para andar vc coloca seu codigo para andar por exemplo;

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left) {direction=0  speed=3+correndo  alarm[0]=10}
if keyboard_check_pressed(vk_right) {direction=0  speed=3+correndo  alarm[0]=10}

E em alarm0 vc coloca
Código:
correndo=3


e um outro código para quando soltar o botão;
Código:
if keyboard_check_released(v_kright) or keyboard_check_released(vk_left)
correndo=0

Se não for isso é quase falow. Cool
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Mensagem por CPinheiro Dom 27 Set 2009, 14:24

Thyago escreveu:crie uma variavel com onome de correndo em create event.
Código:
correndo=0
ai quando vc apertar para andar vc coloca seu codigo para andar por exemplo;

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left) {direction=0  speed=3+correndo  alarm[0]=10}
if keyboard_check_pressed(vk_right) {direction=0  speed=3+correndo  alarm[0]=10}

E em alarm0 vc coloca
Código:
correndo=3


e um outro código para quando soltar o botão;
Código:
if keyboard_check_released(v_kright) or keyboard_check_released(vk_left)
correndo=0

Se não for isso é quase falow. Cool

Até funcionaria, mas a velocidade iria aumentar tanto "do nada". Acho algo assim no Step ficaria legal:

Código:

if ! (variable_local_exists("correndo")) { correndo = 0; }
if (keyboard_check(vk_right))
{
if (place_free(x+correndo,y))
{
if (correndo < 10) correndo += 0.1;
x += correndo;
}
}

Está bem básico, mas já faz uma aceleração provavelmente sem bugs.
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Mensagem por Thyago Seg 28 Set 2009, 12:46

CPinheiro escreveu:
Thyago escreveu:crie uma variavel com onome de correndo em create event.
Código:
correndo=0
ai quando vc apertar para andar vc coloca seu codigo para andar por exemplo;

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left) {direction=0  speed=3+correndo  alarm[0]=10}
if keyboard_check_pressed(vk_right) {direction=0  speed=3+correndo  alarm[0]=10}

E em alarm0 vc coloca
Código:
correndo=3


e um outro código para quando soltar o botão;
Código:
if keyboard_check_released(v_kright) or keyboard_check_released(vk_left)
correndo=0

Se não for isso é quase falow. Cool

Até funcionaria, mas a velocidade iria aumentar tanto "do nada". Acho algo assim no Step ficaria legal:

Código:

if ! (variable_local_exists("correndo")) { correndo = 0; }
if (keyboard_check(vk_right))
{
if (place_free(x+correndo,y))
{
if (correndo < 10) correndo += 0.1;
x += correndo;
}
}

Está bem básico, mas já faz uma aceleração provavelmente sem bugs.


Mas ele pediu para depois de um tempo ele correr e não ir acelerando desde o começo,você poderia colocar essa aceleração começar após um periodo ao menos e não
desde comçar a andar.
Com aceleraçao eu ja fiz um script com facil controle de aceleraçõao e frenagem.
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Mensagem por itallo Seg 28 Set 2009, 18:11

vou fazer o seguinte, quando você apertar seta para direita, seu carinha vai andar para direita, depois de um tempo a velocidade dele vai almentar, e quando você soltar a seta para a direita ele vai diminuir a velocidade e depois parar.
Spoiler:

agora caso queira que o personagem pare de andar na hora em que você soltou a seta para direita.
Spoiler:


creio eu que vá funcionar, qualquer coisa ésó postar.
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Mensagem por sonicfan1 Sex 02 Out 2009, 21:46

eu só queria que quando eu aperta-se esquerda ou direita
ele muda-se para srite_andando e depois de um certo tempo
ele muda-se para sprite_correndo.

como se faz isso?
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Mensagem por Thyago Sex 02 Out 2009, 22:00

crie um alarm para cada um por ex:
Código:
if keyboar_check_pressed(vk_right)alarm0=10
10 no caso o tempo do alarm
Código:
if keyboar_check_pressed(vk_left)alarm1=10

ai no alarm0 vc coloca
Código:
sprits_index=sprit_correndo_para_direita
e no alarm1
Código:
coloca sprits_index=sprit_correndo_para_esquerda

obs:sprit_correndo_para_direita é um nome que eu criei=coloque o nome da sua sprit
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Mensagem por Denis Lemos Sex 02 Out 2009, 22:26

Tenta fazer assim então:

no create do seu player:
Código:
pode_correr=0
freio=.2

No evento step do seu player:
Código:

action_set_friction(freio)

sprite_index="nome da sua sprite caminhando"

if keyboard_check(vk_right){
pode_correr+=1;hspeed+=.6
}

if keyboard_check(vk_left){
pode_correr-=1;hspeed-=.6
}

if ! keyboard_check(vk_right or vk_left){
pode_correr=0
}

//limitar velocidade
if hspeed>7{hspeed=7}
if hspeed<-7{hspeed=-7}

//mudar sprite e correr
if pode_correr>=30{ // se vc querer que demore mais para a mudança aumente o numero para 40
sprite_index="nome da sua sprite_correndo"
hspeed+=5  //regula de acordo com seu gosto
}

if pode correr<=30{ // se vc querer que demore mais para a mudança aumente o numero para 40
sprite_index="nome da sua sprite correndo"
hspeed-=5  //regula de acordo com seu gosto
}

No código eu coloquei para também aumentar a velocidade quando mudar de sprite, caso vc não queira isso só delete o "hspeed-=5" eo "hspeed+=5"

Se não der certo eu posso te fazer uma engine exemplo apenas amanhã de noite!
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Mensagem por sonicfan1 Dom 04 Out 2009, 16:59

tá legal acho melhor você fazer a engine mesmo
o meu não funcionou ele só fez ir para traz sem eu fazer nada
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Mensagem por CPinheiro Dom 04 Out 2009, 17:28

Ok, tente isso:

Código:

if ! (variable_local_exists("var_correndo")) { var_correndo = 0; }
if ! (variable_local_exists("var_acelera")) { var_acelera = 0; }
if ! (variable_local_exists("var_desacelera")) { var_desacelera = 0; }

if (keyboard_check(vk_right))
{
if (place_free(x+var_correndo,y))
{
if (var_acelera < 15) var_acelera += 0.5;
if (var_acelera > 5) && (var_correndo < 10) var_correndo+=0.1;
x += var_correndo;
}
}
if (keyboard_check_released(vk_right)) { var_desacelera = var_correndo; var_acelera = 0; var_correndo = 0; }

if (keyboard_check(vk_left))
{
if (place_free(x-var_correndo,y))
{
if (var_acelera > -15) var_acelera -= 0.5;
if (var_acelera < -5) && (var_correndo > -10) var_correndo-=0.1;
x += var_correndo;
}
}
if (keyboard_check_released(vk_left)) { var_desacelera = var_correndo; var_acelera = 0; var_correndo = 0; }

if (var_desacelera < 0)
{
var_desacelera+=0.1;
if (var_desacelera > 0) var_desacelera = 0;
x+=var_desacelera;
}

if (var_desacelera > 0)
{
var_desacelera-=0.1;
if (var_desacelera < 0) var_desacelera = 0;
x+=var_desacelera;
}

Testei, dessa vez.
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Mensagem por Gabreel Dom 04 Out 2009, 17:37

Cpinheiro, onde enfia as sprites? :S

(Codigo muito bom Smile
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Mensagem por CPinheiro Dom 04 Out 2009, 18:01

Simples, tente usar o comando sprite_index.

sprite_index = nome_do_sprite; - serve para alterar o sprite do objeto.

Na parte onde checa se aperta o botão da seta esquerda, dentro da chave do place_free, use algo como sprite_index=spr_personagem_esquerda. Faça o mesmo na parte onde checa se aperta o botão da seta direita, também dentro da chave do place_free, com sprite_index=spr_personagem_direita.
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Mensagem por Gabreel Dom 04 Out 2009, 18:05

Ah vlw, so tava querewndo saber aonde encaixava as sprites..

isso funciona pra andar e correr?
([spr]anda e muda pra [spr]correr)
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Mensagem por CPinheiro Dom 04 Out 2009, 18:14

·ßieL escreveu:Ah vlw, so tava querewndo saber aonde encaixava as sprites..

isso funciona pra andar e correr?
([spr]anda e muda pra [spr]correr)

Sim, dá pra fazer, tente algo assim:

Dentro do place_free (right):

SE var_correndo for maior que 5 [if (var_correndo > 5)]
MUDAR sprite para spr_personagem_correndo_direita [sprite_index = spr_personagem_correndo_direita;]
SE var_correndo NÃO for maior que 5 [else]
MUDAR sprite para spr_personagem_andando_direita [sprite_index = spr_personagem_andando_direita;]

---
Deu pra ter uma ideia, certo? Modificando esses valores, você consegue fazer isso pra esquerda fácil. Lembre-se que pra esquerda é o Left. Esse código você coloca dentro do place_free.
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Mensagem por Gabreel Dom 04 Out 2009, 19:00

Não funcionou...
O (Mario) fica com o sprite de correndo assim que preciono o botão direcional direito.
e quando ele está parado continua com a sprite de correndo =/
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Mensagem por sonicfan1 Dom 11 Out 2009, 18:42

thyago fiz o que você disse mas quando eu solto esquerda ou direita
o sonic fica com o sprite correndo e continua indo pra frente

como impedir isso?

~~edit~~

pra você intender melhor vou dizer oque eu fiz:
criei 5 alarms

no 0 botei:
se mover pra direita
mudar de sprite andando para andando_direita
e set alarm 1 to 8

no 1 eu botei:
se mover pra direita (com uma velocidade maior)
mudar de sprite para correndo_direita

no 2 eu botei:
se mover pra esquerda
mudar de sprite andando para andando_esquerda
e set alarm 3 to 8

no 3 eu botei:
se mover para esquerda (com uma velocidade maior)
e mudar de sprite para correndo_esquerda

no 4 e 5
botei para ficar parado na esquerda
e ficar parado na direita

para apertar direita set alarm 0 to 1
para apertar esquerda set alarm 2 to 1
para soltar esquerda set alarm set alarm 5 to 1
para soltar direita set alarm set alarm 4 to1

agradeço desde já Smile


Última edição por sonicfan1 em Qui 22 Out 2009, 15:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por TiagoBonadio Dom 11 Out 2009, 21:06

coloca assim:
Código:
if keyboard_check(tecla_de_direção) and keyboard_check(tecla_de_correr){
speed+=vel//subistitua "vel" pela velocidade desejada!
}

basicamente é assim:
ele checa se tem duas teclas pressionadas: direção e a tecla de correr mais. se precionar essas duas juntas ela adicionara amais a velocidade que vc colocar

no evento create coloque:
Código:
direita = true
correndo = false

e para mudar de sprite coloque
Código:
if correndo = true{
if direita = true{
sprite_index = sprite que vc quer para a direita
}else{
sprite_index = sprite que vc quer para a esquerda
}
}

e no primeiro codigo fica assim(correndo para esquerda):
Código:
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(tecla_de_correr){
speed+=vel//subistitua "vel" pela velocidade desejada!
correndo = true
direita = false
}else{
correndo = false
}

correndo para direita:
Código:
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(tecla_de_correr){
speed+=vel//subistitua "vel" pela velocidade desejada!
correndo = true
direita = true
}else{
correndo = false
}
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Mensagem por CPinheiro Dom 11 Out 2009, 21:42

É um jogo de Sonic, correto?
Eu fiz essa engine com o Mario:
http://rapidshare.com/files/290863433/Acelera____o.gm6.html

Apesar de ser do Mario, você verá que o estilo de movimentação é bem semelhante ao de Sonic.
CPinheiro
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