GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

4 participantes

Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Qua 15 maio 2013, 17:05

Título: Colocando ataque tipo tiro
Descrição: fazer um tiro por exemplo 0> = <) tiro
Nivel:Super Iniciante kk
ops.. é de plataforma 2d
Vamos lá.

Crie um obj_bala_esq e obj_bala_dir

No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
Código:
hspeed-=10//velocidade horizontal
isso fara que ele se mova sozinho para o lado esquerdo!!!.

Tradução do code:

Código:
horizontal velocidade -=10

No obj_bala_esq coloque o seguinte CODE no CREATE:
Código:
hspeed+=10//velocidade horizontal

isso fara que ele se mova sozinho para o lado direito!!!.

Tradução do code:

Código:
horizontal velocidade +=10

E adicione o seguinte codigo no STEP do objPlayer(seu persongem)
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir instance_create(x,y,obj_bala_dir)}
//isso fara que quando ele pressionar o espaço SE ELE ESTIVER COM A SPRITE PULANDO,ANDANDO OU PARADO ELE VAI ATIRAR,TIPO ISSO MESMA COISA PARA OS OUTROS SOQUE PARA DO LADO ESQUERDO.
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_esq or sprite_index=par_esq instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=pul_esq or sprite_index=par_esq instance_create(x,y,obj_bala_esq)}
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=pul_dir or sprite_index=par_dir instance_create(x,y,obj_bala_dir)}

isso fará a bala se mover dependendo em que posição ele estiver!. exemplo:

ele esta na esquerda aperta space e sai a bala para o lado e esquerdo ele ta para direita e sai para direita.

é isso té mais ..


Última edição por rickelme.dias em Seg 10 Jun 2013, 12:53, editado 2 vez(es)
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Gonçalves Qua 15 maio 2013, 17:34

E aí, Rickelme.

Cara, procure ser mais explicativo nos seus tutoriais. Você põe ali "Bota esse código, aquele ali, esse aqui, aquele lá" e não explica como funcionam as estruturas, códigos, etc., seria mais fácil colocar como engine então.

Tome como exemplo esse tutorial: https://gmbr.forumeiros.com/t18009-repeticoes-for-while-do-until-repeat#135872

Onde o autor se preocupa em deixar tudo bem detalhado. Em alguns casos usam até imagens para ilustrar melhor, ou explicam linha por linha.

Mas claro, não deixo de elogiar a iniciativa de postar conteúdo útil.

Até mais! sorrindo2
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Convidado Dom 09 Jun 2013, 12:36

Tá tão bem explicado em, fui colocar o código e deu erro porque nem tinha sprite e objeto do tiro, de tão bem explicado que tá..
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Dom 09 Jun 2013, 22:46

qual o erro?poste aqui irei ajuda-lo...
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por theguitarmester Seg 10 Jun 2013, 00:13

Tutoriais de 2 linhas...

É boa a iniciativa de fazer um tutorial, mas primeiro, você deve sabe como fazer um, para tentar explicar o máximo possível, e para tirar qualquer duvida que vier(pelo menos muitas).

tente ver o que os membros estão precisando, ou em que as pessoas tem dificuldades, para fazer tutorias sobre essas respectivas dúvidas.

um tutorial, não é só fazer um code e entregar à quem o ler, como o Gonçalves disse, isso se enquadra melhor em Engine, e mesmo assim, tente não fazer coisas que já estão saturadas e que se aprende com 1 semana.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Seg 10 Jun 2013, 12:46

Pooh, valew pela dica Theguitarmester. obrigado mesmo irei ver isso.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Convidado Qua 12 Jun 2013, 21:01

dfDeDgHhj


Última edição por Kael1725 em Qui 06 Ago 2020, 01:48, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Qua 12 Jun 2013, 21:40

Parceiro, não tem Script nenhum. Tem execute code é muito diferente '-'.

Olha passa o nome da sua sprite andando para a direita e esquerda.

Tipo o nome...
spr_and_dir = ele andando para direita
spr_and_esq = ele andando para esquerda
parado_dir = ele parado para direita
parado_esq = parado para esquerda

dai eu vou montar um code pra você explicando pq ficou tal coisa.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn Qua 24 Jul 2013, 14:41

Como eu faço para que quando eu ande atirando a Sprite mude tanto para a esquerda como direita e como pulando ambo dos lados ?
alucardcsn
alucardcsn

Data de inscrição : 22/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn Qui 25 Jul 2013, 09:45

Alguem ? ><

Editado por joton
Cuidado com o post duplo e sem conteúdo +15
alucardcsn
alucardcsn

Data de inscrição : 22/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Qui 25 Jul 2013, 17:58

Olá alucardcsn, veja aqui um tutorial de como fazer isso Smile MOVIMENTO+TROCA DE SPRITES[PLATAFORMA 2D]

https://gmbr.forumeiros.com/t26730-tutorialmovimentacao-de-plataforma
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn Qui 25 Jul 2013, 22:13

A movimentação e a troca de Sprites eu sei, o que eu não to conseguindo é fazer o personagem atirar e mudar a sprite dele atirando para a esquerda direita pulando e parado... ele fica com a mesma imagem de como se tive-se parado ou correndo ou pulando mais dai eu não consigo fazer ele levantar o braço para atirar, sendo que eu já tenho essa animação
alucardcsn
alucardcsn

Data de inscrição : 22/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Sex 26 Jul 2013, 11:47

ta bom faça o seguinte, coloque o nome das 2 sprites dele atirando:

PARA O LADO ESQUERDO COLOQUE: spr_p_tiro_esq
PARA O LADO DIREITO COLOQUE: spr_p_tiro_dir

no lugar do codigo que eu ensinei coloque esse
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir sprite_index=spr_p_tiro_dir && instance_create(x,y,obj_bala_dir) }
//isso fara que quando ele pressionar o espaço SE ELE ESTIVER COM A SPRITE PULANDO,ANDANDO OU PARADO ELE VAI ATIRAR,TIPO ISSO MESMA COISA PARA OS OUTROS SOQUE PARA DO LADO ESQUERDO.
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_esq or sprite_index=par_esq sprite_index=spr_p_tiro_esq && instance_create(x,y,obj_bala_esq)}

se não funcionar da um toque, é pq eu não sei se vai funcionar pq eu não to no pc que tem o GMK!.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por alucardcsn Sáb 27 Jul 2013, 01:15


___________________________________________
ERROR in
action number 2
of Step Event
for object Player:

Error in code at line 1:
if keyboard_check_pressed(vk_space){if sprite_index=and_dir or sprite_index=par_dir sprite_index=Atirando_Correndo_Dir && instance_create(x,y,obj_bala_dir) }
^
at position 53: Unknown variable and_dir
alucardcsn
alucardcsn

Data de inscrição : 22/04/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por rickelme.dias Seg 05 Ago 2013, 16:41

mudou o nome da sprite?
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Colocando ataque tipo tiro Empty Re: [Tutorial]Colocando ataque tipo tiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos