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[Tutorial]Movimentação de plataforma

2 participantes

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[Tutorial]Movimentação de plataforma Empty [Tutorial]Movimentação de plataforma

Mensagem por rickelme.dias Ter 14 maio 2013, 21:45

Nome: Rickelme.dias
Creditos: Ficaria grato se coloca-se mais não é obrigado.
Descrição:iremos aprender a por, gravidade,movimentação,variaveis(+- eu tentei meio que chutando essa parte mais saiu bem),e troca de sprite
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: GM8 PRO(Não sei se funfa em lite se quiser tentar)

Bom pessoal vemos por a mão na massa(ditado de pedreiro kk)

Repare que há diferença nos lados do sprite =D Isso deixa seu game mais rico em
detalhes =D

Uma andando para a direita: and_dir
Uma andando para a esquerda: and_esq
Uma parada para a direita: par_dir
Uma parada para a esquerda: par_esq
Uma pulando para a direita: pul_dir
Uma pulando para a esquerda: pul_esq

!LEMBRANDO MARQUE SEMPRE O CENTRO DA SPRITE!

Ok, tendo as 6 sprites criadas e centralizadas, crie a sprite chao tbm Cool

Vamos aos objetos! São apenas 2 objetos: o obj_player e o obj_chao

No obj_player, selecione a sprite par_esq/par_dir.

[Tutorial]Movimentação de plataforma Exemple1

Adicione um evento create e arraste o execute code na aba control
e coloque o seguinte código:
Código:
image_speed=1; //É a velocidade da animação do nosso personagem. Aqui, você pode colocar o valor que desejar.
parado=true; //Variável para indicar se o personagem está parado ou não.
andando=false; //Variável para indicar se nosso personagem está andando ou não.
noar=false; //O valor dessa variável vai indicar se o personagem está no ar ou não. Importante para a checagem dos sprites.
lado=0; //O lado para que o nosso personagem está virado. 1 seria virado para a direita e 0 para a esquerda.

Adicione um evento step e arraste o execute code na aba control
e coloque o seguinte código:
Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
//Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
{gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
}

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidade vertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se estiver maior do que 12, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades
//verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-5,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, e se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se
//tem 5 pixels de espaço à esquerda.
{x-=5; lado=0; andando=true; parado=false;//Caso a expressão acima seja verdadeira,
//o personagem se move 5 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a
//variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem
//está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+5,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez,
//checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de
//direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels à direita livre.
{x+=5; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A
//única coisa que muda é que aqui o personagem se move 5 pixels a direita e a
//variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla
//esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true;//Caso seja verdade, a variável andando se
//torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true)
&& (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=and_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true)
&& (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=and_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se
//o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=par_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=par_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=pul_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=pul_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

Feito isso adicione um evento de colisão com o obj_chao e arraste o
execute code na aba control e coloque o seguinte código:
Código:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;

Agora no obj_chao, marque ele como solid!

Coloque os dois objetos room do seu jeito, como bem quiser.
E KABUM está feito em um simples codigo ... Valew foi isso até mais

Quer colocar um ataque?Clique aqui e veja um tutorial de como por ataque
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Mensagem por Marcellomine Qui 16 maio 2013, 11:01

Muito bem parceiro! Só não faço tutoriais porque sou péssimo em explicar XD
Fora isso, parabéns cara! Vai ajudar muita gente! Happy
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Mensagem por rickelme.dias Qui 16 maio 2013, 14:15

Valeu, parceiro. Tamo Junto Happy
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