Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Movimentação básica estilo plataforma
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Movimentação básica estilo plataforma
ATUALIZADO COM CORREÇÕES
Crie um objeto o_chao (mas não o marque como sólido).
Crie o objeto do seu jogador, e no evento Create coloque:
Altere os valores como desejar e coloque o seguinte no evento Step para definir seu comportmento:
Depois temos na colisão com o objeto "sólido" (mesmo se não estiver marcado como sólido):
Coloque o evento press left:
Coloque o evento release left:
Faça o mesmo para o evento press right mas usando as variáveis adequadas.
Por fim coloque em um evento press space:
Não esqueça de ler bem os comentários para entender a lógica de como isso acontece!
Dica: o_chao pode servir como parent para qualquer outro "sólido" que você criar!
Crie um objeto o_chao (mas não o marque como sólido).
Crie o objeto do seu jogador, e no evento Create coloque:
- Código:
// Valores
veloc = 8; // Velocidade
forcaPulo = 10;
grav = 0.5; // Gravidade
hsp = 0; // Velocidade horizontal
vsp = 0;// Velocidade vertical
// Etiquetas
aereo = false;
// Ordens
dir = false;
esq = false;
pular = false;
Altere os valores como desejar e coloque o seguinte no evento Step para definir seu comportmento:
- Código:
// Está no chão?
if (place_meeting(x,y+1,o_chao)) { // Se estiver,
aereo = false; // Esta etiqueta é falsa (não está aéreo)
vsp = 0; // Não há força vertical
}
// Se não estiver, está no ar
else {
aereo = true; // Esta etiqueta é verdadeira (está aéreo)
vsp += grav; // Força da gravidade é aplicada na vertical
}
// Alterar velocidade baseado na direção
if (dir)
hsp = veloc;
else if (esq)
hsp = -veloc;
else
hsp = 0;
// Ao pular
if (pular) {
pular = false; // Parar de dar a ordem de pulo
vsp = -forcaPulo; // Pular
}
// Velocidade horizontal
repeat (ceil(abs(hsp))) // Tentar andar de 1 em 1 por vez, num total de vezes igual a hsp
{
if (place_meeting(x + sign(hsp), y, o_chao)) { // Se o caminho estiver bloqueado
hsp = 0; // Parar
} else { // Se não
x+= sign(hsp); // Mover horizontalmente 1
}
}
// Velocidade vertical
repeat (ceil(abs(vsp))) // Tentar mexer de 1 em 1 por vez, num total de vezes igual a vsp
{
if (place_meeting(x, y + sign(vsp), o_chao)) { // Se o objeto estiver logo acima/abaixo de um o_chao
vsp = 0; // Parar
} else if (vsp != 0) { // Se não
y+= sign(vsp); // Mover verticalmente 1
}
}
Depois temos na colisão com o objeto "sólido" (mesmo se não estiver marcado como sólido):
- Código:
// Refazer movimento horizontal, desfeito por voltar 1 quadro antes da colisão pelo Game Maker
if ((hsp > 0 && place_free(x+1,y)) || (hsp < 0 && place_free(x-1,y)))
x += hsp;
// Encaixar verticalmente no chão se tiver colidido num "chão abaixo do player"
if (y < other.y) {
while (!place_meeting(x,y+1,o_chao))
y += 1;
}
// Em todos os casos, parar verticalmente
vsp = 0;
Coloque o evento press left:
- Código:
esq = true;
dir = false;
Coloque o evento release left:
- Código:
esq = false;
Faça o mesmo para o evento press right mas usando as variáveis adequadas.
Por fim coloque em um evento press space:
- Código:
if (!aereo) // Só pular se não estiver no ar
pular = true;
Não esqueça de ler bem os comentários para entender a lógica de como isso acontece!
Dica: o_chao pode servir como parent para qualquer outro "sólido" que você criar!
Última edição por KinKing em Sáb 04 maio 2013, 17:56, editado 4 vez(es)
Re: Movimentação básica estilo plataforma
Otimo tutorial... e eu nunca te vi aqui no forum,deve ser porque eu sou novo e vocês deve estar voltando agora ou algo assim neh?continuando otimo TUTORIAL obrigado acho que ira ajuda muitas pessoas..tente detalhar mais tipo
tipo assim.. e oque as vars fazem "grav = 0.5;" como elas são ultilizadas porque sei la tipo assim MAIS ESTA OTIMO TUTORIAL
- Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_chao)) { //se tiver algo abaixo dele (ele vai se mover no eixo X de Y+1,obj_chao))
tipo assim.. e oque as vars fazem "grav = 0.5;" como elas são ultilizadas porque sei la tipo assim MAIS ESTA OTIMO TUTORIAL
Re: Movimentação básica estilo plataforma
Feito. Também tirei umas coisas que dependiam do jogo de onde o código saiu. Ah, e corrigi uns erros.
Eu conheço o fórum desde 2008, mas já mexo no Game Maker desde 2006 mais ou menos. Apesar de não praticar tanto quanto deveria, até que me dou meio bem em GML! Mal não ter respondido direito, eu tava animado pra corrigir o tutorial logo!
Eu conheço o fórum desde 2008, mas já mexo no Game Maker desde 2006 mais ou menos. Apesar de não praticar tanto quanto deveria, até que me dou meio bem em GML! Mal não ter respondido direito, eu tava animado pra corrigir o tutorial logo!
Re: Movimentação básica estilo plataforma
kkkkk,de boa.. obg por corrigir.
Aeée e bem vindo ao forum novamente
Aeée e bem vindo ao forum novamente
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos