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Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens

3 participantes

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Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens Empty Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens

Mensagem por eacmaker Ter 14 maio 2013, 19:54

Olá pessoal, Boa noite.

Primeiramente quero deixar claro que sou novo no fórum, porém, já venho estudando a ferramente Game Maker 8 pro há algum tempo.

Preciso de suporte em uma determinada função relacionada a animações de imagens no Game Maker 8 pro. Eu li vários tutoriais e inclusive o manual trazido para o português ferente ao aprendizado de GML.

Minha duvida é um pouco complicada, irei descrever. Preciso animar uma parte da Sprite Como por exemplo.

Exemplo:
Caso a tecla X for pressionada fazer a animação no seguinte trecho da Sprite marcado em vermelho que corresponde a quadro Frames consecutivos.

Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens Exemplo1

E assim sucessivamente, caso seja pressionada a tecla Y : executar animação do trecho marcado em vermelho dentro da Sprite que corresponde a área selecionada.

Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens Exemplo1p

Então pessoal... preciso aprender a manipular melhor as Sprites do meu jogo para que eu possa produzir algo interessante. Agradeço a todos que poderem sanar esse duvida que faz com que meu projeto espere ainda mais para ser concluído.

Att: eacmaker

Abraços.
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Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens Empty Re: Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens

Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 14 maio 2013, 21:29

spr_img=frame
spr_speed=velocidade
spr_num=número de frames para cada animação.
position=número da animação.

Exemplo :
se houver 4 animações cada uma com 5 frames, e velocidade 0.5.
spr_num=5(cada animação tem 5 frames)
position=de 0 a 3(pois tem 4 animações)
spr_speed=0.5(velocidade 0.5)
spr_img=NÃO ALTERE - apenas se mudar de sprite, dê valor 0.

No step:
Código:
spr_img+=spr_speed
 if spr_img>=spr_num{
 spr_img=0
 }
No draw:
Código:
var temp_img;
temp_img=floor(spr_img)
draw_sprite_ext(sprite_index,temp_img+(position*spr_num),x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

Pronto, varie position para cada lado.
Rodrigo Santiago
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Mensagem por eacmaker Ter 14 maio 2013, 22:01

Certo. Eu traduzir o código assim:

spr_img= ( sempre deixar zero ) porque vai multiplicar vezes o numero da posição. Correto ?

cada posição pula 5 frames.

no caso.... se eu coloco posição 1 ele pega do inicio da sprite, mas caso eu ponha 2 ele pula 5 sprites e continua aparti dali.
Não é isso ? >.<
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Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 14 maio 2013, 22:04

Sim, mais não atere spr_img no step. SÓ QUNADO MUDAR DE SPRITE. Na verdade, deixe ela com 0 no create. Não coloque no step se não vai ficar sempre na frame 0 !
Rodrigo Santiago
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Mensagem por eacmaker Ter 14 maio 2013, 22:17

Mas temos um problema nesse codigo.. se eu deixar o boneco lá parado sem mexer no teclado... ele vai aumentado gradualmente a sua velocidade... então ele começa a caminha bem rápido !!!
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Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens Empty Re: Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens

Mensagem por Rodrigo Santiago Ter 14 maio 2013, 22:34

Espere. Eu não disse:
Isso:
spr_img=frame
spr_speed=velocidade
spr_num=número de frames para cada animação.
position=número da animação.
FICA NO CREATE!
E olhe bem pra ver se você não errou nenhum nome, ou usou algum action com relative.
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Mensagem por moisesBR Ter 14 maio 2013, 23:14

Eu fiz isso aqui agora a pouco:
https://www.dropbox.com/s/x7l59wly1huvns7/aniimar%20sequencia%20%20sub%20imagem%20espec%C3%ADfica%20%28moisesBR%29.gmk

No create:
Uma var define onde começa a sequencia desejada. poderia usar o image_index, mas não sei se daria muito certo.
Para não usar alarms a var tempo=0 para ser o contador
image_speed=0 para a imagem não ficar mudando sozinha

no steep:
image_index=sub_image Mando a posição da imagem depender dessa var

tempo+=1; //inicia o contador
if tempo=2*room_speed//a cada 2 segundos
{sub_image+=1;tempo=0}//adiciona +1 à sub_image e zera o tempo para recomeçar

if sub_image >11 sub_image=8//Se a imagem é o máximo desejado ou mais então volta a começo!.
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Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens Empty Re: Resolvido Compreensão das animações em Sub-imagens

Mensagem por eacmaker Ter 14 maio 2013, 23:29

Nossa. Muito obrigado pessoal, vocês são nota 10!

@Moises :: gostei do esquema que você fez xD

@Rodrigo Santiago :: Agora funcionou corretamente.


valeu por sanar minhas duvidas.
Att: eacmaker
Abraços.

Tópico resolvido, tópico trancado para evitar posts desnecessários!
Caso o autor deseje, contacte um moderador para reabrir.
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