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Linha com ângulo e colisão exata
3 participantes
Página 1 de 1
Linha com ângulo e colisão exata
Ja tentei todas formas possíveis imaginada por mim e não estou conseguindo!
Objetivo:
criar efeito de luz e sombra usando linhas!
Quero criar uma linha que sempre aponta para a frente, começando após uns 30 pixeis ou mais e a ponta final permanecer certa distância e na mesma direção.
Tanto o começo como o o fim devem sempre estar a frente do objeto tal como são os tiros na direção que está apontado num top view.
O que tenho tentado e o resultado:
Se ninguém entendeu ainda: quero fazer uma lanterna!
Então vem o sabe tudo e diz: usa uma sprite! o problema aí é que não sei fazer esses efeitos na sprite onde ela colide. Pode até dar certo, pois ja vi aqui uma engine que se apaga mas não quero cortar a sprite que detecta colisões e não atravessa e nem se fixa num ponto de uma parede ou objeto dando efeito que ha sombra.
Outra coisa: é a colisão:
Se houver um modo, não quero que tais linhas detecte colisão apenas com o centro dos objetos como tenho visto por aí, mas no ponto exato onde ela aponta segundo a direção ela pare ali!
Assim conseguirei o efeito desejado!
Objetivo:
criar efeito de luz e sombra usando linhas!
Quero criar uma linha que sempre aponta para a frente, começando após uns 30 pixeis ou mais e a ponta final permanecer certa distância e na mesma direção.
Tanto o começo como o o fim devem sempre estar a frente do objeto tal como são os tiros na direção que está apontado num top view.
O que tenho tentado e o resultado:
- Código:
draw_line_color(x,50,0,0,c_red,c_black)//linha vermelha na coordenada x50 fixa
draw_line_color(50,x,0,0,c_green,c_black)//linha vermelha na coordenada y50 fixa
draw_line_width_color(x+0,y+0,0,y+image_angle/4,3,c_yellow,c_black)//linha amarela no ponto inicial da lanterna
draw_line_color(x,x,0,0,c_blue,c_black)//linha azul no ponto inicial da lanterna
draw_line_color(0,0,y,0,c_orange,c_black)//linha laranja na coordenada x0
draw_line_color(0,0,0,y,c_white,c_black)//linha branca na coordenada
Se ninguém entendeu ainda: quero fazer uma lanterna!
Então vem o sabe tudo e diz: usa uma sprite! o problema aí é que não sei fazer esses efeitos na sprite onde ela colide. Pode até dar certo, pois ja vi aqui uma engine que se apaga mas não quero cortar a sprite que detecta colisões e não atravessa e nem se fixa num ponto de uma parede ou objeto dando efeito que ha sombra.
Outra coisa: é a colisão:
Se houver um modo, não quero que tais linhas detecte colisão apenas com o centro dos objetos como tenho visto por aí, mas no ponto exato onde ela aponta segundo a direção ela pare ali!
Assim conseguirei o efeito desejado!
Re: Linha com ângulo e colisão exata
Você está usando coordenadas erradas. Eu não entendi como será o desenho, então se puder fazer um e postar aqui, podemos tentar. Se possivel, use uma legenda para sabermos quais linhas são as que você citou.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Linha com ângulo e colisão exata
Ops foi mauz! veja qui o que tento:
Andei até estudando um tuto que tem aqui no fórum:
https://gmbr.forumeiros.com/t23723-tutorial-iluminacao
Consegui em partes. Tive certa dificuldades sanadas por um amigo, e quase consegui fazer o que eu queria. Ainda não era o suficiente, pois o efeito de iluminação ultrapassava os objetos:
e o modo de criar sombra que me foi apresentado em frente à testes insanos bugou (vários pontos de iluminação ao redor criava sombras quando não era pra ter, ja que estava tudo iluminado!):
Tem uma engine no banco "lightengine (gmk)" que é exatamente o que eu queria:
(a ilinha à frente como a primeira imagem tambem servirá e é mais simples)
https://www.dropbox.com/sh/raudqt37vgw77fj/AKRVUvQwMo/lightengine%20%28gmk%29.jpg
Mas ela é muito complexa para mim entender! Então não consegui aproveitar nada disso!
Se alguem aí conseguir simplificar esse efeito de luz e sombra, agradeço e então essa minha ideia de usar linhas pode ser abandonada.
Andei até estudando um tuto que tem aqui no fórum:
https://gmbr.forumeiros.com/t23723-tutorial-iluminacao
Consegui em partes. Tive certa dificuldades sanadas por um amigo, e quase consegui fazer o que eu queria. Ainda não era o suficiente, pois o efeito de iluminação ultrapassava os objetos:
e o modo de criar sombra que me foi apresentado em frente à testes insanos bugou (vários pontos de iluminação ao redor criava sombras quando não era pra ter, ja que estava tudo iluminado!):
Tem uma engine no banco "lightengine (gmk)" que é exatamente o que eu queria:
(a ilinha à frente como a primeira imagem tambem servirá e é mais simples)
https://www.dropbox.com/sh/raudqt37vgw77fj/AKRVUvQwMo/lightengine%20%28gmk%29.jpg
Mas ela é muito complexa para mim entender! Então não consegui aproveitar nada disso!
Se alguem aí conseguir simplificar esse efeito de luz e sombra, agradeço e então essa minha ideia de usar linhas pode ser abandonada.
Re: Linha com ângulo e colisão exata
Já viu esse exemplo abaixo?
https://gmbr.forumeiros.com/t17441-projecao-de-luz-e-sombra-usando-calculo-vetorial
É o melhor (considerando de modo geral) que já vi.
https://gmbr.forumeiros.com/t17441-projecao-de-luz-e-sombra-usando-calculo-vetorial
É o melhor (considerando de modo geral) que já vi.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Linha com ângulo e colisão exata
.Moisés,qual vai ser o angulo dessa lanterna?
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Re: Linha com ângulo e colisão exata
Vai variar umas três! Será em torno de uns 100° e curto quando em patrulha, e menor e mais longo quando em foco 45°.
Pedro. essa aí é o que eu queria mesmo, mas será que não dá para simplificar e multiplicar para mais de um player e IA?
To fazendo uns testes aqui, mas ainda não consegui assimilar como é feito.
Testes até o momento:
Ps: se eu entender como fazer pelo menos uma linha de modo bem simples sera uma boa!
digo apenas uma linha saindo do player e apontando pra onde ele estiver virado!
Ou melhor: duas para fazer o leque de percepção!
Pedro. essa aí é o que eu queria mesmo, mas será que não dá para simplificar e multiplicar para mais de um player e IA?
To fazendo uns testes aqui, mas ainda não consegui assimilar como é feito.
Testes até o momento:
Ps: se eu entender como fazer pelo menos uma linha de modo bem simples sera uma boa!
digo apenas uma linha saindo do player e apontando pra onde ele estiver virado!
Ou melhor: duas para fazer o leque de percepção!
Re: Linha com ângulo e colisão exata
.Se quiser de uma olhada no link abaixo.
https://www.dropbox.com/s/c17chge944u60qm/lanterna.gmk
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Re: Linha com ângulo e colisão exata
valeu!
Só faltou girar e ter mais instâncias disso, pois no caso seria o player(não no mouse) e outros.
Mas esse já dá pra ter uma boa ideia vou estuda-la e caso eu consiga algo plausível eu posto aqui mesmo
Obrigado.
Caso decida colocar o que eu disse avise e de novo obrigado.
Só faltou girar e ter mais instâncias disso, pois no caso seria o player(não no mouse) e outros.
Mas esse já dá pra ter uma boa ideia vou estuda-la e caso eu consiga algo plausível eu posto aqui mesmo
Obrigado.
Caso decida colocar o que eu disse avise e de novo obrigado.
Re: Linha com ângulo e colisão exata
.Eu fiz apenas o básico para o código ficar bem simples,eu coloquei na pasta compartilhada no dropbox.
.A luz ta seguindo o player,só que o player esta seguindo o mouse,só mudar o movimento dele.
flw
.A luz ta seguindo o player,só que o player esta seguindo o mouse,só mudar o movimento dele.
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