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Inteligência Artificial Em Pong - Ajuda

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Mensagem por Mentos e Coca-cola Qui 25 Abr 2013, 23:32

Bom galera, como podem ver na minha assinatura, estou Re-Fazendo o The Hardcore Pong, pra quem não sabe o que é
The Hardcore Pong foi um jogo que fiz aqui á um tempo atrás, onde tinha vários pongs diferentes, entre eles, CPU, PlayerVsPlayer, Infinito, agora voltei a faze-lo, porém quero trabalhar mais nele, até que cheguei a parte da programação com a CPU, Inteligência Artificial, No antigo Hardcore Pong o inimigo seguia o "Y" da bola, porém seria impossível de ganhar dele, o que eu pensei em fazer no novo, que ele tenha um jogabilidade igual a nossa, que esperasse a bola rebater na parede para "acerta-la"
bom, não sei se fui bem claro, vou deixar aqui meu desenho no "Paint" pra esclarecer de vez isso:
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Qui 25 Abr 2013, 23:59

Eu fiz um pongzinho a um tempinho atraz tinha ficado até bom a IA,mas desisti de mexer nele por ter ficado enjoativo e meio sem diversao .-.

Crie um novo objeto,e chame-o de "prev"
Coloque o sprite desse objeto para o mesmo da bolinha e coloque esse codigo no creat dele:
Código:

speed=bolinha.speed
direction=bolinha.direction
repeat 200
{
        if not(x>global.lmtx)
        {
            x+=hspeed
            y+=vspeed
            if not(place_empty(x+hspeed,y+vspeed))
            {move_bounce_solid(1)}
        }
     
}
global.goy=y
instance_destroy()
E no step do inimigo voce coloca
Código:

if bolinha.hspeed>0
{
global.lmtx=x
instance_deactivate_object(self)
instance_create(bolinha.x,bolinha.y,prev)
instance_activate_object(self)
if y>global.goy
y-=5
else
y+=5
}

Prontinho,IA concluida,depois você pode aperfeiçoa-la.
Hah,mas essa Ia so vai funfar se os objetos que a bolinha rebate forem solidos
O sisteminha que fiz vai funcionar bem assim:
O objeto prev vai prever aonde a bola vai chegar,rebatendo nos objetos solidos.

Espero ter te ajudado,qualquer coisa fala ae alien
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sex 26 Abr 2013, 11:27

funcionou aqui, só queria saber se o inimigo vai ficar imortal ou tem alguma hora que ele falha ?
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Mensagem por moisesBR Sex 26 Abr 2013, 12:05

hey sei que aqui não é o lugar de ideias, mas ao ler este tópico e ver ao estilo pimbalo Adilson Thiago Vieira reclamar...
...desisti de mexer nele por ter ficado enjoativo e meio sem diversao .-.
Então decidi postar algui uma sugestão para ficar mais interessante:

Entre-salas! Seria o seguinte: a room seria maior ao estilo pimball e ao inves de só outras fases, tamebem entre salas na mesma room! ou seja, ao quebrar alguns tijolos, abriria a passagem para outras salas podendo retornar a mesma e o modo de perda seria o mesmo, mas com a diferença que ao inves de perder no vazio também uma armadilha! e a jogabilidade continuaria do mesmo modo com a diferença das entre-salas e possibilidade de armadilhas. sem falar que pode se incluir nisso tudo, alguns inimigos... digo... alguns obstáculos móveis que impedem de uma jogabilidade sem graça e certeira.

Bem... no fim o pong não será apenas ping-pong só mais! kkkkkkkkk
Pode ser interessante.
moisesBR
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Mensagem por Adilson Thiago Vieira Sex 26 Abr 2013, 13:33

funcionou aqui, só queria saber se o inimigo vai ficar imortal ou tem alguma hora que ele falha ?
Que bom que funcionou!
O inimigo sempre vai saber aonde a bola ira chegar,então vai ser dificil ele errar,amenos que a bola va muito rapido e ele nao consiga alcança-la hehe
Mas você pode fazer,por exemplo,uma chance para ele executar as açoes no inimigo,para facilitar.
Boa sorte Mentos e Coca Cola! alien
hey sei que aqui não é o lugar de ideias, mas ao ler este tópico e ver ao estilo pimbalo Adilson Thiago Vieira reclamar...
...desisti de mexer nele por ter ficado enjoativo e meio sem diversao .-.

Então decidi postar algui uma sugestão para ficar mais interessante:

Entre-salas! Seria o seguinte: a room seria maior ao estilo pimball e ao inves de só outras fases, tamebem entre salas na mesma room! ou seja, ao quebrar alguns tijolos, abriria a passagem para outras salas podendo retornar a mesma e o modo de perda seria o mesmo, mas com a diferença que ao inves de perder no vazio também uma armadilha! e a jogabilidade continuaria do mesmo modo com a diferença das entre-salas e possibilidade de armadilhas. sem falar que pode se incluir nisso tudo, alguns inimigos... digo... alguns obstáculos móveis que impedem de uma jogabilidade sem graça e certeira.

Bem... no fim o pong não será apenas ping-pong só mais! kkkkkkkkk
Pode ser interessante.
Vou retoma-lo mais para frente,e acho que vou remonta-lo do 0,mais vou me esforçar mais.
Obrigado,gostei das sugestões Moises. alien
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