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inteligência artificial no ping pong
5 participantes
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inteligência artificial no ping pong
eu estou criando um jogo de pong que esta quase acabado ().
a unica coisa que falta é a inteligencia artificial do adversario (ele se mexer para a esquerda ou para a direita consoante a posição da bola).
como é que eu faço??
a unica coisa que falta é a inteligencia artificial do adversario (ele se mexer para a esquerda ou para a direita consoante a posição da bola).
como é que eu faço??
toodd- Data de inscrição : 09/06/2010
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Re: inteligência artificial no ping pong
é muito fácil. no step dele põe:
ação: step avoiding
(o) self
seguindo objeto: [bola]
x: [bola.x]
y: [0]
speed: [defina a velocidade]
ação: step avoiding
(o) self
seguindo objeto: [bola]
x: [bola.x]
y: [0]
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Licht- Games Ranking :
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Re: inteligência artificial no ping pong
?? bem nao percebi muito bem o codigo pesquisei um pouco e encontrei isto:
(step event)
if obj_bola.y>y then{vspeed=4}
if obj_bola.y
if obj_bola.y=y then{vspeed=0}
(create event)
hspeed=0
vspeed=4
//so que o problema é que quando o adversario esta seguindo a bola ele treme um pouco (parece que quer ir para a esquerda e para a direita ao mesmo tempo). mas de resto ta tudo bom.
tem um codigo que evite esse problema?
PS: ha um problema qualquer na apresentação do codigo neste forum (parece que ele esta cortado), talvez seja um problema so do meu pc...
(step event)
if obj_bola.y>y then{vspeed=4}
if obj_bola.y
if obj_bola.y=y then{vspeed=0}
(create event)
hspeed=0
vspeed=4
//so que o problema é que quando o adversario esta seguindo a bola ele treme um pouco (parece que quer ir para a esquerda e para a direita ao mesmo tempo). mas de resto ta tudo bom.
tem um codigo que evite esse problema?
PS: ha um problema qualquer na apresentação do codigo neste forum (parece que ele esta cortado), talvez seja um problema so do meu pc...
toodd- Data de inscrição : 09/06/2010
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Re: inteligência artificial no ping pong
isso que eu coloquei não é um código. é uma ação!
step avoiding
step avoiding
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Re: inteligência artificial no ping pong
Tente fazer assim: (Coloque no STEP)
- Código:
{
var Velocidade, ObjetoBola ;
Velocidade := 5 //Velocidade da plataforma.
ObjetoBola := ObjBall ; //Objeto da bolinha.
move_towards_point(ObjetoBola.x, y, min(Velocidade, point_distance(x, y, ObjetoBola.x, y))) ;
}
Re: inteligência artificial no ping pong
consegui!
obrigado ao dois!
obrigado ao dois!
toodd- Data de inscrição : 09/06/2010
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Re: inteligência artificial no ping pong
Caina não to conseguindo entender esse codigo tem como você explicar para gente?
@topic:
Coloque no STEP do inimigo:
Se a bola estiver mais encima do que o player, ele se move para cima com velocidade 3.
Se a bola estiver mais abaixo do que o player, ele se move para baixo com velocidade 3.
O adversário treme porque a velocidade dele é maior que a da bola ai ele ultrapassa ela e vai pra baixo ai ultrapassa ela de novo e quer ir pra cima. Por isso as velocidades devem ser proximas se for usar o codigo que te falei.
EDIT:
So postei depois dele ter resolvido porque eu comecei a digitar fui no banheiro e quando voltei ele tinha resolvido e eu nem vi.
@topic:
Coloque no STEP do inimigo:
- Código:
if obj_bola.y > y {vspeed=3}
if obj_bola.y < y {vspeed=-3}
Se a bola estiver mais encima do que o player, ele se move para cima com velocidade 3.
Se a bola estiver mais abaixo do que o player, ele se move para baixo com velocidade 3.
O adversário treme porque a velocidade dele é maior que a da bola ai ele ultrapassa ela e vai pra baixo ai ultrapassa ela de novo e quer ir pra cima. Por isso as velocidades devem ser proximas se for usar o codigo que te falei.
EDIT:
So postei depois dele ter resolvido porque eu comecei a digitar fui no banheiro e quando voltei ele tinha resolvido e eu nem vi.
Última edição por victor_bh em Dom 13 Jun 2010, 11:57, editado 1 vez(es)
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: inteligência artificial no ping pong
é simples eu fiz no meu um sistema pra não tremer, coloquei a velocidade do inimigo em 5 e a velocidade da boa em seis, pronto! Ele não treme mais!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: inteligência artificial no ping pong
Com o código que passei ele não treme. Vou tentar explicar:
Como vocês podem ver em todas as funções o Y não foi alterado porque não há movimento vertical. Utilizei o move towards para mover a plataforma ao X da bolinha. A velocidade é definida pelo valor mínimo da velocidade total (Velocidade) e da distâncida do X entre a bola e a plataforma, não permitindo que ela fique tremendo.
Como vocês podem ver em todas as funções o Y não foi alterado porque não há movimento vertical. Utilizei o move towards para mover a plataforma ao X da bolinha. A velocidade é definida pelo valor mínimo da velocidade total (Velocidade) e da distâncida do X entre a bola e a plataforma, não permitindo que ela fique tremendo.
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