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[tutorial basico] Criando um jogo RPG
+2
PlayExdi
Isaque Onix
6 participantes
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Página 1 de 1
[tutorial basico] Criando um jogo RPG
Sprite do player e do enemy
crie 3 sprites 16x16 de cores diferentes para esse tutorial: sprEnemy(A cima), sprPlayer(A cima) e sprSolido.
Scripts:
- nokey:
- Código:
//nome do script: nokey
if(!keyboard_check(vk_up) && !keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_down) && !keyboard_check(vk_right))
{
return (true) exit;
}else{
return (false) exit;
}
Parte 1: Movimento de Player
antes de tudo, crie seu obj_player.um ótimo sistema que eu uso é de checar se o objeto está posicionado a grid antes de sair do lugar, é muito eficiente e ajuda na hora das colisões.
coloque o seguinte codigo no step do player:
- Spoiler:
- Código:
image_speed=0
if(nokey() && !place_snapped(16,16)){speed=2}else{speed=0}
if(!nokey()){speed=2}
if(place_snapped(16,16)){
if(keyboard_check(vk_left)){direction=180 image_index=2}
if(keyboard_check(vk_down)){direction=270 image_index=1}
if(keyboard_check(vk_right)){direction=0 image_index=0}
if(keyboard_check(vk_up)){direction=90 image_index=3}}
Oque o codigo faz??
1: ele checa, se nenhuma tecla é precionada e o player não esta posicionado em 16x16 ele continua andando, do contrario, ele para de andar.
2: se alguma tecla foi precionada, o player anda.
3: se o player está posicionado em 16x16:
se a ceta para a esquerda(vk_left) for precionada, a direção será 180 e a imagem será 2.
se a ceta para a baixo(vk_down) for precionada, a direção será 270 e a imagem será 2.
se a ceta para a direita(vk_right) for precionada, a direção será 0 e a imagem será 2.
se a ceta para cima(vk_up) for precionada, a direção será 90 e a imagem será 2.
crie o objeto obj_solido, e marque solid.
agora voltando ao player, coloque no evento colisão com obj_solid coloque o seguinte:
- Spoiler:
- Código:
move_snap(16,16)
speed=0
Parte 2: Movimento de Inimigo
esse é mais trabalhado, pois tem que faze-lo checar se o espaço está aberto para faze-lo seguir.coloque o seguinte codigo no step do inimigo:
- Spoiler:
- Código:
if(distance_to_object(obj_player)>64){
if(place_snapped(16,16)){speed=choose(1,0)
if(place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){
direction=choose(0,90,180,270)
}else
//checa em 3
if(place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && !place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){//esquerda
direction=choose(0,90,270)
}else
if(place_free(x+12,y) && !place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){//baixo
direction=choose(90,180,270)
}else
if(!place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){//direita
direction=choose(0,90,180)
}else
if(place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && !place_free(x,y-12)){//cima
direction=choose(0,180,270)
}else
//checa em 2
if(!place_free(x+12,y) && !place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){//
direction=choose(90,180)
}else
if(!place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && !place_free(x,y-12)){//
direction=choose(180,270)
}else
if(place_free(x+12,y) && !place_free(x,y+12) && !place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){//
direction=choose(0,90)
}else
if(place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && !place_free(x-12,y) && !place_free(x,y-12)){//
direction=choose(0,270)
}else
if(!place_free(x+12,y) && place_free(x,y+12) && !place_free(x-12,y) && place_free(x,y-12)){// -
direction=choose(90,270)
}else
if(place_free(x+12,y) && !place_free(x,y+12) && place_free(x-12,y) && !place_free(x,y-12)){// |
direction=choose(0,180)}
}else{direction=direction speed=2}
}else
if(distance_to_object(obj_player)<64){
if(place_snapped(16,16)){speed=choose(1,0)
if(object0.x<x && place_free(x-12,y)){direction=180}
if(object0.y<y && place_free(x,y-12)){direction=90}
if(object0.x>x && place_free(x+12,y)){direction=0}
if(object0.y>y && place_free(x,y+12)){direction=270}}
}
if(direction=180) {image_index=2}
if(direction=270) {image_index=1}
if(direction=0) {image_index=0}
if(direction=90) {image_index=3}
basicamente ele faz a checagem de distancia do player em 64, se maior ele vai por direções, EX: se ele está para a direita e colide com uma parede(solido) ele escolhe entre esquerda, pra cima e pra baixo e assim vai..
se menor que 64 ele faz a checagem de se o player está a direita, esquerda, cima ou baixo, e execulta uma direção relativa a posição player EX: se o player estiver a cima dele, a direção vai ser 90.
e por ultimo, o basico do basico, ele checa a direção e execulta uma imagem referente a ela.
isso é tudo, credito: eu mesmo (isaque) ou Onix Entretenimento.
qualquer duvida/erro posta aí que vou fazer o maximo para te ajudar
Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
Muito bem explicado to começando a aprender os codigos de programação agradeço
Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
hehe precisando de qualquer ajuda posta ae, estamos ai para ajudar!!!
Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
como eu faço pra usar A,S,W,D ao invez de up,down,left,right ?
FelipeSSama- Data de inscrição : 29/04/2013
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Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
Use ord('Letra') , é com o ' msm
tipo no lugar de keyboard_check(vk_right) , vou substituir pela letra "D". Então ficaria keyboard_check(ord('D')).
Isso serve pra todas as letra ;D
tipo no lugar de keyboard_check(vk_right) , vou substituir pela letra "D". Então ficaria keyboard_check(ord('D')).
Isso serve pra todas as letra ;D
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
flw, bom ver que meu tuto ta ajudando alguem ;) precisando...
Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
Muito simples e fácil de aprender . Já estou até usando em meu projeto de rpg -sqn
Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG
~Cy escreveu:Muito simples e fácil de aprender . Já estou até usando em meu projeto de rpg -sqn
isso aí vai de vc, não posso obriga-lo a usar e nem impedi-lo
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