Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Sex 26 Abr 2024, 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Tutorial - Criando um tempo de jogo
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial - Criando um tempo de jogo
Nível: Fácil - Médio
Versão pro requerida.Olá galera, meu segundo tutorial aqui no fórum, Em breve estarei postando o de Keyboard Config! =D
MÃO NA MASSA!
Primeiramente teremos que colocar as variáveis que iremos usar, No evento que ativa seu jogo!
Por exemplo, no "iniciar o jogo" no seu menu!
Eu aconselho a criar um script com todas as variáveis que for usar no seu jogo, e assim ativar todas juntas, pois, ajuda na organização do seu jogo, que é uma coisa muito importante! [:¬D]
Agora vamos criar bastante scripts! =D
O primeiro coloque o nome de variaveis_config, Nesse script que você crio coloque o seguinte código:
- Código:
/*Variaveis inicial da hora de jogo! */
global.segundos=0
global.minutos=0
global.horas=0
global.count=0
- Código:
script_execute(variaveis_config)
depois crie um novo script, e nele coloque o nome de desenhar_hora e o seguinte código:
- Código:
//Argumentos
//Argumentos
x_=argument0 //posição x
y_=argument1 //Posição y
fonte=argument2 //Fonte da letra
cor=argument3 //Cor da letra
////////////////////////////////==////////////////////////////////
//
//Aqui esta uma matematica basica do tempo
//
////////////////////////////////==////////////////////////////////
if global.horas<10{string_h="0"+string(global.horas)}
else {string_h=global.horas}
{
if global.minutos<10{string_m="0"+string(global.minutos)}
else {string_m=global.minutos}
}
{
if global.segundos<10{string_s="0"+string(global.segundos)}
else {string_s=global.segundos}
}
draw_set_font(fonte)
draw_set_color(cor)
draw_text(x_,y_,string(string_h)+' : '+ string(string_m)+' : '+string(string_s))
Depois crie um script com o nome Horas, e nele coloque o código:
- Código:
////////////////////////////////==////////////////////////////////
//
//Matematica verdadeira do tempo de jogo
//
////////////////////////////////==////////////////////////////////
global.count+=1 //Aumenta a Variavel que controla o tempo
if global.count==15 {global.segundos+=1 global.count=0} //Controla a variavel que aumenta o tempo
if global.segundos==60 {global.minutos+=1 global.segundos=0 global.count=0} //Controla os segundos
if global.minutos==60 {global.horas+=1 global.minutos=0} // Controla os minutos
Acabo os scripts, agora vamos criar o tempo de jogo né?! [Z¬)]
Agora no evento Create coloque:
- Código:
Titulo := "Tempo de Jogo:" /* esse codigo faz que a variavel Titulo seja usada para armazenar o titulo doTempo de jogo*/
- Código:
draw_text(room_width/2-string_width(Titulo),room_height/2-string_width(Titulo),Titulo)
desenhar_hora(room_width/1-150,room_height/3+245,font_text1,c_white)
Agora no Step do seu personagem coloque o código:
- Código:
//Activa o Comando para o tempo de jogo no Inventorio
script_execute(Horas) //Executa o Script horas
Esse código que acabamos de criar, ele vai adicionar os segundos no script horas, que vai aumenta o minutos, depois as horas e assim por diante! =D
Espero que tenham entendido, quem não entendeu ficarei feliz em responder duvidas.
Bem Moçada é isso ai! =D
Download da Engine AQUI
Imagem do resultado:
Espero ter ajudado, algum erro de português, Duvida, não hesite em postar! ;)
Até mais
Fuiii
CyraxX
Última edição por CyraxX em Seg 17 maio 2010, 02:06, editado 1 vez(es)
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Criando um tempo de jogo
Bem maneiro teu tuto, mas acho que ficaria mais facil de faze se vc tivese usado a função 'date_create_time' e 'date_inc_second' do proprio Game Maker.
No final é tudo a mesma coisa, valeu!
Té.
No final é tudo a mesma coisa, valeu!
Té.
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Criando um tempo de jogo
Uhm... :S
Essa eu nem conhecia...
:S
USHHASU
Mais Vallelw =D
Fallow
CyraxX
Essa eu nem conhecia...
:S
USHHASU
Mais Vallelw =D
Fallow
CyraxX
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial - Criando um tempo de jogo
Você podia fazer contagem por milisegundos typo
Crie um arquivo chamado obj_ControleTempo
Abra ele e coloque
Event CREATE
Event DRAW
Agora coloque o objeto no lugar onde vai ficar o tempo.
Crie um arquivo chamado obj_ControleTempo
Abra ele e coloque
Event CREATE
- Código:
global.mtime = 500 //Tempo em millisegundos com menas velocidade
- Código:
global.mtime -= 1 //Executa a contagem do tempo
if global.mtime == 0{ //Ação quando acabar o tempo
game_restart() //Reinicia o jogo caso o tempo é 0
}
Event DRAW
- Código:
draw_text(x,y,'Tempo: '+string(global.mtime)) //Executa o tempo
Agora coloque o objeto no lugar onde vai ficar o tempo.
rafinha12- Data de inscrição : 23/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 28
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Tutorial Criando game em tempo real
» [tutorial basico] Criando um jogo RPG
» |~|Tutorial|~| Criando Objetivos no jogo
» [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
» Criando instalador para seu jogo (TUTORIAL)
» [tutorial basico] Criando um jogo RPG
» |~|Tutorial|~| Criando Objetivos no jogo
» [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica
» Criando instalador para seu jogo (TUTORIAL)
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|