Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Trancado] Como verificar objeto de outro objeto?
4 participantes
Página 1 de 1
[Trancado] Como verificar objeto de outro objeto?
Tenho um objeto porta e um objeto jogador, queria a partir do objeto porta saber se o objeto jogador pressionou uma tecla (no caso UP), como eu faço?
Tenho o obj_jogador, e no obj_porta coloque no step assim:
(jogo em plataforma)
Quando o jogador fica em frente a porta, se ele pressionar UP executa a animação da porta se abrindo.
Eu sei que isso não funciona, mas é só pra vocês entenderem o que eu queria.
Tenho o obj_jogador, e no obj_porta coloque no step assim:
- Código:
image_speed=0
image_index=0
if with(obj_jogador) keyboard_check(vk_up){
with(obj_porta)
image_speed=1 //sprite da porta abrindo
}
(jogo em plataforma)
Quando o jogador fica em frente a porta, se ele pressionar UP executa a animação da porta se abrindo.
Eu sei que isso não funciona, mas é só pra vocês entenderem o que eu queria.
Última edição por iSillum em Sáb 26 Jan 2013, 13:33, editado 1 vez(es)
iSillum- Data de inscrição : 22/01/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 72
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Trancado] Como verificar objeto de outro objeto?
.keyboard_check é global,não precisa de with basta verificar se a tecla foi pressionada.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Trancado] Como verificar objeto de outro objeto?
Podes checar a clolisão a partir do player usando esse bloco:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){
with(other) {
//animação da porta aqui
}
}
- Código:
if keyboard_check(vk_up){
//animação da porta aqui
}
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Trancado] Como verificar objeto de outro objeto?
Ei iSillum, eu fiz um jogo meio "sem noção" que utilizava portas automáticas!
Se quer fazer isso em seu jogo, eu posso te ensinar agora!
CREATE EVENT
Mas ainda faltou um detalhe: Como a porta irá se abrir se image_speed for 0?
Ainda no Step coloque:
STEP EVENT
Esperto ter te ajudado!
[edit]
Se tiver algum bug com a animação me avisa!
Se quer fazer isso em seu jogo, eu posso te ensinar agora!
CREATE EVENT
- Código:
image_speed=0; //desativa a animacao
porta_aberta=false;//indica se a porta esta aberta ou nao
- Código:
//checa se o jogador esta a 5 pixels de distancia da porta:
if (distance_to_object(obj_jogador)<5){ porta_aberta=true;}//se sim, abrir a porta
else if (distance_to_object(obj_jogador)>4){porta_aberta=false;}//se nao, fechar a porta
Mas ainda faltou um detalhe: Como a porta irá se abrir se image_speed for 0?
Ainda no Step coloque:
- Código:
//se a porta estiver aberta, animar o sprite
if (porta_aberta=true)and(image_index<image_number-1){image_speed=0.3;}
//Se a porta estiver fechada, animar o sprite de forma reversa
else if (porta_aberta=false)and(image_index>0){image_speed=-0.3;}
STEP EVENT
- Código:
//checa se o jogador esta a 5 pixels de distancia da porta e se pressionou a tecla UP:
if (distance_to_object(obj_jogador)<5)and(keyboard_check_pressed(vk_up))
{porta_aberta=true;}
//checa se o jogador esta a mais de 9 pixels de distancia da porta para fecha-la:
else if (distance_to_object(obj_jogador)>9){porta_aberta=false;}
Esperto ter te ajudado!
[edit]
Se tiver algum bug com a animação me avisa!
NPH- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Re: [Trancado] Como verificar objeto de outro objeto?
Pessoal, lendo a resposta de cada um, e dando uma boa pesquisada e quebrando a cabeça cheguei a um código do qual estou muito satisfeito:
Declarei essas vareias no obj_porta no evento create
Coloquei isso no obj_porta o evento step
E coloquei pro jogador não se mover enquanto estiver na porta isso(no objeto jogador):
Obrigado todo mundo que respondeu, tópico resolvido!
Declarei essas vareias no obj_porta no evento create
- Código:
//variaveis auxiliares
entrando=false
global.dentrodaporta=false
saindo=false
Coloquei isso no obj_porta o evento step
- Código:
//deixa o sprite da porta fechada
image_speed=0
//para saber se quer entrar na porta
if place_meeting(x,y,obj_jogador){//muda a variavel somente se estiver na porta
if keyboard_check(vk_up) and global.dentrodaporta==false{//muda a variavel se estiver na porta e apertar UP
entrando=true
}
}
//executa animaçao da porta abrindo para entrar
if entrando==true{
if(image_index<29){image_speed=1}
}
//entra quando a porta estiver aberta (no frame 14)
if image_index==14 and entrando==true{
with(obj_jogador){depth=1}
global.dentrodaporta=true//para ativar outras funçoes do jogo...
}
//para saber se quer sair da porta
if place_meeting(x,y,obj_jogador){//muda a variavel somente se estiver na porta
if keyboard_check(vk_down) and global.dentrodaporta==true{//muda a variavel se estiver na porta e apertar DOWN
saindo=true
}
}
//animacao da porta abrindo para sair
if saindo==true{
if(image_index<29){image_speed=1}
}
//para o jogador fica visivel novamente
if image_index==14 and saindo==true{
with(obj_jogador){depth=-1}
global.dentrodaporta=false//para ativar outras funçoes do jogo...
}
//muda a variavel quando o jogador estiver "dentro" ou "fora" da porta
if image_index==29{
image_index=0
entrando=false
saindo=false
}
E coloquei pro jogador não se mover enquanto estiver na porta isso(no objeto jogador):
- Código:
if keyboard_check(vk_right) and global.dentrodaporta==false /*nao se mover se estiver na porta*/{codigo}
if keyboard_check(vk_left) and global.dentrodaporta==false /*nao se mover se estiver na porta*/{codigo}
Obrigado todo mundo que respondeu, tópico resolvido!
iSillum- Data de inscrição : 22/01/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 72
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como pegar uma variavel local de um outro objeto e passar pra um outro objeto
» Como fazer um objeto virar outro através de código em outro objeto????
» como fazer um objeto passar por outro e esse outro mudar de forma?
» [Resolvido]Como verificar se um objeto está no ar ou se está em cima de um objeto para pular?
» Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?
» Como fazer um objeto virar outro através de código em outro objeto????
» como fazer um objeto passar por outro e esse outro mudar de forma?
» [Resolvido]Como verificar se um objeto está no ar ou se está em cima de um objeto para pular?
» Como fazer objeto player/jogador se mover para outro objeto, apenas nas 8 direções?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos