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Como Fazer Menu de Opções
2 participantes
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Como Fazer Menu de Opções
Olá Pessoal, queria saber se alguem ai sabe fazer menu de opçoes(room de opções) com as opções:diminuir e aumentar volume do jogo, tirar volume do jogo, e mudar musica
durante o jogo. tipo eu programo para ter 3 musicas como opções, ai o cara ta jogando acho a musica chata muda nas opções. isso tudo no menu principal do jogo. por favvor
se puderem ajudar com tutorial ou fazer engine fico muito grato. por que ja procurei no motor de busca do gmbr e não achei então se puderem ajudar fico grato!!!!!!
durante o jogo. tipo eu programo para ter 3 musicas como opções, ai o cara ta jogando acho a musica chata muda nas opções. isso tudo no menu principal do jogo. por favvor
se puderem ajudar com tutorial ou fazer engine fico muito grato. por que ja procurei no motor de busca do gmbr e não achei então se puderem ajudar fico grato!!!!!!
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Como Fazer Menu de Opções
Cara, tem um jeito fácil de fazer isso. Você poderia controlar essas opções usando umas variáveis globais e criar um menuzinho com base em eventos de clique, onde cada objeto alteraria uma opção.
Por exemplo: criaria um objeto pra diminuir o volume, colocaria um sprite sugestivo nele, e, no evento de clique, você poria:
- Código:
/* diminui a variável ‘global.volume_do_jogo’, mas não deixa que o valor seja menor que zero (o volume vai de 0 a 1) */
global.volume_do_jogo = max(0, global.volume_do_jogo – 0.1);
sound_global_volume(global.volume_do_jogo); // altera
Pra aumentar, criaria outro objeto com outro evento de clique:
- Código:
/* aumenta a variável ‘global.volume_do_jogo’, mas não deixa que o valor seja maior que um (o volume vai de 0 a 1) */
global.volume_do_jogo = min(1, global.volume_do_jogo + 0.1);
sound_global_volume(global.volume_do_jogo); // altera
Pra deixar o jogo mudo, acredito que basta colocar o valor de volta pra zero, mas eu não sei te dizer se isso influencia o volume dos arquivos MP3. Com certeza alguém deve entrar aí pra complementar com uma outra solução...
Já essa questão da escolha das músicas, se você já tiver algumas músicas padronizadas no jogo, poderia seguir o mesmo raciocínio e criar uns objetos pra escolher cada uma. É um jeito fácil de fazer (não é o mais prático, mas é o mais fácil). Mas se for uma quantidade variável, vai ser melhor você procurar dar uma lida em “arrays” ou “ds_lists”.
Eu já vi uns menus aqui no fórum, bem legais, aliás. Talvez alguém poste aí uns links no tópico. Falou!
.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Como Fazer Menu de Opções
os codigos que postou assima não deu certo. mas vou estudar algums tutoriais que desvendo o problema.mesmo assim vlw cara
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Como Fazer Menu de Opções
Falou! Acho que o motivo é que essa var global tinha que ter um valor antes de você ter colocado o código... Tenta dar uma olhada na categoria de engines em busca de menus, tenho certeza que vai encontrar. T+
https://gmbr.forumeiros.com/t13246-hyper-menu-20?highlight=menu
https://gmbr.forumeiros.com/search?search_keywords=menu
Olha esse tópico do Shadow10 que essa solução aqui é da hora também...
https://gmbr.forumeiros.com/t15508-como-fazer-menu-usando-setas?highlight=menu
... ou: outro exemplo legal (meio bagunçado, mas muito legal):
https://gmbr.forumeiros.com/t3471-menu-avancado?highlight=menu
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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