Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Engine de Menu de opções (código aberto).
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Engine de Menu de opções (código aberto).
E aí moçada!
Eu fiz um engine que facilitasse a criação de menus de jogo para um amigo do fórum, o CyraxX, e resolvi postá-lo aqui também para a galera que interessar. O engine usa um esquema muito fácil de mexer.
Download:
http://www.mandamais.com.br/download/z7bo121220090531
O menu pode ser personalizado com várias possibilidades como: opções que tem tipos predefinidos, opções que tem um valor numérico limitado, opções que executam uma ação, opções que vão pra outra room, etc...
Também há opções que podem ser usadas para configurar o teclado. Ficou bem legal, completinho, muito fácil.
Basicamente, há quatro scripts que são usados para montar o menu, e você usa como se fosse uma função do GM mesmo. Por exemplo.... tem um script que cria uma opção que tem um número predeterminado de valores, então basta chamá-lo:
Com o básico que está implementado nele, creio que seja possível fazer quase todo tipo de menu, basta ir montando e tudo vai funcionar na moral. É simples e é só seguir como eu fui fazendo nos exemplos.
Eu fiz um engine que facilitasse a criação de menus de jogo para um amigo do fórum, o CyraxX, e resolvi postá-lo aqui também para a galera que interessar. O engine usa um esquema muito fácil de mexer.
Download:
http://www.mandamais.com.br/download/z7bo121220090531
O menu pode ser personalizado com várias possibilidades como: opções que tem tipos predefinidos, opções que tem um valor numérico limitado, opções que executam uma ação, opções que vão pra outra room, etc...
Também há opções que podem ser usadas para configurar o teclado. Ficou bem legal, completinho, muito fácil.
Basicamente, há quatro scripts que são usados para montar o menu, e você usa como se fosse uma função do GM mesmo. Por exemplo.... tem um script que cria uma opção que tem um número predeterminado de valores, então basta chamá-lo:
- Código:
adicionar_sub_valor( // Adicionando um ítem com um limite de números.
'Vidas', // Nome do ítem.
20, // Posição X.
120, // Posição Y.
M3, // Som.
'totalvidas', // Variável global que será criada para o controle de vidas.
1, // Valor mínimo que a variável deve ter.
20, // Valor máximo que a variável deve ter.
2 // De "quanto em quanto" ela deve ser somada ou subtraída.
);
Com o básico que está implementado nele, creio que seja possível fazer quase todo tipo de menu, basta ir montando e tudo vai funcionar na moral. É simples e é só seguir como eu fui fazendo nos exemplos.
Convidad- Convidado
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
baixando!!! infelismente o criador de neblina eu nãoe ntendí nada, espero que consiga algo com esse hehehe...
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
tem como fazer pra quando apertar uma tecla que não existe ele deixar como estava ? e como adicionar as teclas ?
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
baixando!!! infelismente o criador de neblina eu nãoe ntendí nada, espero que consiga algo com esse hehehe...
Vou postar um novo exemplo do Specter22 com explicações e colocar no tópico. É bem fácil e muito legal, é só ir ajustando a forma primitiva e aplicando a textura. No joguinho que estou fazendo agora, eu inclui esse efeito para o fatal de um dos personagens, só que eu mesclei com blend de adição e ficou MUITO louco! [Z¬)]
tem como fazer pra quando apertar uma tecla que não existe ele deixar como estava ? e como adicionar as teclas ?
Você quer dizer, usar uma tecla "inválida" tipo F1, F2, *, &... Eu vou postar uma versão nova do engine com mais exemplos.
Pra adicionar teclas você tem que editar o script que tem o nome das teclas (me fugiu o nome agora, não estou com ele aqui). Vou postar um novo exemplo explicando tudo direitinho aqui nesse tópico mesmo. [Z¬)]
Convidad- Convidado
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
o nome do script era "converter_tecla" e tipo qual "case (x)" que é correspondente a letra "A" ? se eu souber uma letra axo que descubro todas.
----edit----
axo que consegui:
coloquei case (1) para a letra "A" e funcionou. testando novos, se eu conseguir colocar todas eu coloca aqui o script
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
----edit----
axo que consegui:
coloquei case (1) para a letra "A" e funcionou. testando novos, se eu conseguir colocar todas eu coloca aqui o script
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
Re: Engine de Menu de opções (código aberto).
descobri outra coisa...não precisa adicionar letras ! É isso mesmo, apertei sem querer outra e funciona
Na verdade, você não precisa adicionar teclas para funcionar. Esse script só retorna o nome da tecla para que seja exibido como opção. Se você pressionar Enter, o retorno original seria 13, mas, modificando o script e incluindo a tecla 13 no case, o retorno é a string "Enter".
Acho que vou fazer uma Lib... será mais fácil. [Z¬)]
Convidad- Convidado
Tópicos semelhantes
» Código Aberto
» [Engine] Engine de menu profissional + Cutscene de abertura
» Engine Menu 1.0
» Engine Menu
» [Resolvido] menu inicial do jogo com opções
» [Engine] Engine de menu profissional + Cutscene de abertura
» Engine Menu 1.0
» Engine Menu
» [Resolvido] menu inicial do jogo com opções
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|