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Identificar instancias

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Identificar instancias Empty Identificar instancias

Mensagem por chicoweb Qui 20 Dez 2012, 19:43


Estou com um problema eu crio as seguintes instancias:

Código:
cont = 0;
while cont <= 30 {
    // Cria um cao no lado esquerdo da tela 
    instance_create(random(100),random(480),obj_cao);
    obj_cao.hspeed = 4;
    // Cria um cao no lado direito da tela 
    instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    obj_cao.hspeed = -4;
    cont += 1;
}

Achei que pelas speed que coloquei faria cada cao de cada lado andar pro meio da tela,
mas acontece que todos começam a andar pratras, obedecendo somente o -4

Como que eu os identifoco para terem speeds diferentes???
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Identificar instancias Empty Re: Identificar instancias

Mensagem por Lukbebalduke Qui 20 Dez 2012, 19:46

Código:
cont = 0;
while cont <= 30 {
    // Cria um cao no lado esquerdo da tela 
    cao1=instance_create(random(100),random(480),obj_cao);
    cao1.hspeed = 4;
    // Cria um cao no lado direito da tela 
    cao2=instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    cao2.hspeed = -4;
    cont += 1;
}
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Identificar instancias Empty Re: Identificar instancias

Mensagem por Jiraya Qui 20 Dez 2012, 19:50

só complementando o código do pinpi
Código:

cont = 0;
while cont <= 30 {
    // Cria um cao no lado esquerdo da tela 
    (instance_create(random(100),random(480),obj_cao)).hspeed=4;
    // Cria um cao no lado direito da tela 
    (instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)).hspeed=-4;
    cont += 1;
}
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Identificar instancias Empty Re: Identificar instancias

Mensagem por Need 90 Qui 20 Dez 2012, 19:51

você está definindo a mesma variável duas vezes em sequencia, e como a -4 é a última, é a que o objeto vai obedecer.
tente assim :
Código:
cont = 0;
while cont <= 30 {
    // Cria um cao no lado esquerdo da tela 
    i = instance_create(random(100),random(480),obj_cao);
    i.hspeed = 4;
    // Cria um cao no lado direito da tela 
    o = instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    o.hspeed = -4;
    cont += 1;
}
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Mensagem por chicoweb Qui 20 Dez 2012, 20:19

Beleza funcionou. Obrigado a todos!!

Funcionou e com várias alternativas, mas gostei da que atribui o objeto a outro novo, "objnovo = instance_create(....)".

Mas isso me levou a mais uma duvida que vai rolar no futuro:

Percebi que tb podemos usar vetores tipo

Código:
cont = 0;
while cont <= 300 {
    cao[i] = instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    cont += 1;
}

Eu posso definir desses tipo até o cao[300].
E tb sem seta-lo para ninguem do tipo:

Código:
cont = 0;
while cont <= 30 {
    instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    cont += 1;
}

A pergunta é: Faz alguma diferença em termos de desempenho e consumo de memória ou algo assim?



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Identificar instancias Empty Re: Identificar instancias

Mensagem por PedroX Qui 20 Dez 2012, 20:48

Nesse código:
Código:
cont = 0;
while cont <= 300 {
    cao[cont] = instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    cont += 1;
}
Ele vai criar uma matriz de 300 posições. Contando grossamente, são 2400 (300x8) bytes só de matriz. Isso equivale a pouco mais de 2 kB. É uma perda desnecessária de memória.

Já esse códig:
Código:
cont = 0;
while cont <= 30 {
    instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao)
    cont += 1;
}

Poderia ser substituido por:
Código:
repeat(31) instance_create(random(100)+540,random(480),obj_cao);

Se você usar var cont; no início, logo a memória da variável será recuperada, mas não é bom ficar usando variáveis para qualquer coisa. E fica até mais legível e rápido de executar.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Identificar instancias Empty Re: Identificar instancias

Mensagem por chicoweb Qui 20 Dez 2012, 21:10

OK. Muito mais limpo assim neh!
Valeuuuu!
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