Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tutorial básico sobre Arrays
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial básico sobre Arrays
Tutorial básico sobre Arrays
O que é um array ?
O que é um array? Basicamente um array é uma variável que pode ter mais de um valor nos seus índices.
Por isso se você pensa em uma array como uma planilha eletrônica que tem suas colunas e linhas,ou até em Matrizes Matemática , está certo.
Existe dois tipos de arrays no Game Maker, a normal com 1 Dimensão, e as bidimensionais com 2 Dimensões.
1D Array
Imagine uma matriz ou uma planilha eletrônica do Windows Excel com somente uma coluna, e um certo numero de linhas (o número Maximo de linha é 32000) se você tornou base esse exemplo com Excel tente imaginar o numero para a coluna igual á 0, e linhas 0,1,2 ao invés de A,B,C,1,2,3.
Como o exemplo abaixo:
Vamos chamar essa tabela de, "infor", e nós usaremos informações como, nome, vida, saúde do jogador e etc.
Espero que vocês tenham seguido as informações dadas até agora aqui nesse tutorial porque agora ao invés de usar planilhas como exemplo, irei usar a ordem “Matriz”.
No Game Maker... 1D arrays são escrita assim..
o “nome” é o nome da variável, para “index” é o numero para a linha.
Assim:
Abaixo temos uma tabela com algumas informações sobre o jogador, em baixo está representado em GML e em cima em Matriz.
Com a representação dessa matriz de ordem 3x1, se da pra entender o código em GML.
Isso deve ter facilitado um pouco a sua vida no entendimento sobre arrays agora arrays de 2D deve ficar mais fácil de ser entendido.
2D Arrays
Arrays 2D é um pouco igual a Arrays 1D mas em 2D você poderá usar mais de uma coluna nesse caso abaixo usaremos 3 colunas (0,1,2).
Nós usaremos essa array agora para três jogadores, novamente chamaremos de “infor”
No Game Maker as arrays 2D serão escritas deste modo.
o "nome" é uma variavel, o "index" é um numero dela.
Assim pode ser:
infor[0,0]
A tabela abaixo vai seguir como exemplo a Array 1D com informações de nome, vida, saúde.
Em Gml poderia ficar assim..
Desenhando(Lendo) Array
Você pode desenhar uma array da seguinte forma.
Você também poderia usar o loop... mas não esqueça de usar o string() se a array tiver valores reais...
Esse seria o exemplo de usar o for para a Array de 1D, no caso de usar o for para uma array de 2D seria diferente.
Autor: Chronic
Traduzido: Sleip
Retirado do fórum Jogos RPG
O que é um array ?
O que é um array? Basicamente um array é uma variável que pode ter mais de um valor nos seus índices.
Por isso se você pensa em uma array como uma planilha eletrônica que tem suas colunas e linhas,ou até em Matrizes Matemática , está certo.
Existe dois tipos de arrays no Game Maker, a normal com 1 Dimensão, e as bidimensionais com 2 Dimensões.
1D Array
Imagine uma matriz ou uma planilha eletrônica do Windows Excel com somente uma coluna, e um certo numero de linhas (o número Maximo de linha é 32000) se você tornou base esse exemplo com Excel tente imaginar o numero para a coluna igual á 0, e linhas 0,1,2 ao invés de A,B,C,1,2,3.
Como o exemplo abaixo:
Vamos chamar essa tabela de, "infor", e nós usaremos informações como, nome, vida, saúde do jogador e etc.
Espero que vocês tenham seguido as informações dadas até agora aqui nesse tutorial porque agora ao invés de usar planilhas como exemplo, irei usar a ordem “Matriz”.
No Game Maker... 1D arrays são escrita assim..
- Código:
nome[index]
o “nome” é o nome da variável, para “index” é o numero para a linha.
Assim:
- Código:
infor[0]
Abaixo temos uma tabela com algumas informações sobre o jogador, em baixo está representado em GML e em cima em Matriz.
- Código:
infor[0] = "Sleip" //linha 1
infor[1] = 1 //linha 2
infor[2] = 30 //linha 3
Com a representação dessa matriz de ordem 3x1, se da pra entender o código em GML.
Isso deve ter facilitado um pouco a sua vida no entendimento sobre arrays agora arrays de 2D deve ficar mais fácil de ser entendido.
2D Arrays
Arrays 2D é um pouco igual a Arrays 1D mas em 2D você poderá usar mais de uma coluna nesse caso abaixo usaremos 3 colunas (0,1,2).
Nós usaremos essa array agora para três jogadores, novamente chamaremos de “infor”
No Game Maker as arrays 2D serão escritas deste modo.
- Código:
nome[index,index]
o "nome" é uma variavel, o "index" é um numero dela.
Assim pode ser:
infor[0,0]
A tabela abaixo vai seguir como exemplo a Array 1D com informações de nome, vida, saúde.
Em Gml poderia ficar assim..
- Código:
infor[0,0] = "Sleip"
infor[0,1] = 4
infor[0,2] = 100
infor[1,0] = "HiperBite"
infor[1,1] = 5
infor[1,2] = 47
infor[2,0] = "Gorock"
infor[2,1] = 2
infor[2,2] = 106
Desenhando(Lendo) Array
Você pode desenhar uma array da seguinte forma.
- Código:
draw_text(x,y,infor[0]);
Você também poderia usar o loop... mas não esqueça de usar o string() se a array tiver valores reais...
- Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) { draw_text(x,y+(16*i),string(infor[i])) }
Esse seria o exemplo de usar o for para a Array de 1D, no caso de usar o for para uma array de 2D seria diferente.
- Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) {
for (t=0; t<=2; t+=1) { draw_text(x+(60*i),y+(16*t),string(infor[i,t])) }
}
Autor: Chronic
Traduzido: Sleip
Retirado do fórum Jogos RPG
Re: Tutorial básico sobre Arrays
cara tenhu uma pergunta:
nesse array 2D
o maximo de colunas e linhas sao 3 ou vc so pois 3 como exemplo???
tem como salvar uma array em um documento???
nesse array 2D
o maximo de colunas e linhas sao 3 ou vc so pois 3 como exemplo???
tem como salvar uma array em um documento???
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial básico sobre Arrays
Linhas e colunas devem ter menos que 32000.
Então esse é o máximo:
array[31999,31999]
Então esse é o máximo:
array[31999,31999]
Re: Tutorial básico sobre Arrays
ata xD!
mas da para salvar o array??
com digamos:
10 colunas
e 2 linhas
mas da para salvar o array??
com digamos:
10 colunas
e 2 linhas
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial básico sobre Arrays
É possível fazer um array com 10 colunas e 2 linhas e é possível guardar a informação equivalente a um array de 10 colunas e 2 linhas num ficheiro. Para saber como você vai ter que estudar as funções que lidam com ficheiros de texto: file_text_qualquer_coisa
Re: Tutorial básico sobre Arrays
mas como eu salvo elas?! tipo tem um comando que salva tudo, ou tem que salvar digamos 'celula' por 'celula'??
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Tutorial básico: Arrays
» Tutorial Básico para Iniciantes
» [Tutorial] Arrays
» [Tutorial] Básico ao avançado - Movimentação avançada 2D
» [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!
» Tutorial Básico para Iniciantes
» [Tutorial] Arrays
» [Tutorial] Básico ao avançado - Movimentação avançada 2D
» [Tutorial]Banco de Dados Básico com arquivos .Ini - Com criptografador!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos