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Tutorial básico sobre Arrays

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Tutorial básico sobre Arrays Empty Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por GMBR Sáb 29 Mar 2008, 15:00

Tutorial básico sobre Arrays


O que é um array ?

O que é um array? Basicamente um array é uma variável que pode ter mais de um valor nos seus índices.
Por isso se você pensa em uma array como uma planilha eletrônica que tem suas colunas e linhas,ou até em Matrizes Matemática , está certo.
Existe dois tipos de arrays no Game Maker, a normal com 1 Dimensão, e as bidimensionais com 2 Dimensões.

1D Array

Imagine uma matriz ou uma planilha eletrônica do Windows Excel com somente uma coluna, e um certo numero de linhas (o número Maximo de linha é 32000) se você tornou base esse exemplo com Excel tente imaginar o numero para a coluna igual á 0, e linhas 0,1,2 ao invés de A,B,C,1,2,3.
Como o exemplo abaixo:

Tutorial básico sobre Arrays Imagem179c5fds1

Vamos chamar essa tabela de, "infor", e nós usaremos informações como, nome, vida, saúde do jogador e etc.
Espero que vocês tenham seguido as informações dadas até agora aqui nesse tutorial porque agora ao invés de usar planilhas como exemplo, irei usar a ordem “Matriz”.
No Game Maker... 1D arrays são escrita assim..

Código:
nome[index]

o “nome” é o nome da variável, para “index” é o numero para a linha.
Assim:
Código:
infor[0]

Abaixo temos uma tabela com algumas informações sobre o jogador, em baixo está representado em GML e em cima em Matriz.
Tutorial básico sobre Arrays Imagem11a5d92qu5

Código:
infor[0] = "Sleip" //linha 1
infor[1] = 1 //linha 2
infor[2] = 30 //linha 3

Com a representação dessa matriz de ordem 3x1, se da pra entender o código em GML.
Isso deve ter facilitado um pouco a sua vida no entendimento sobre arrays agora arrays de 2D deve ficar mais fácil de ser entendido.

2D Arrays


Arrays 2D é um pouco igual a Arrays 1D mas em 2D você poderá usar mais de uma coluna nesse caso abaixo usaremos 3 colunas (0,1,2).
Nós usaremos essa array agora para três jogadores, novamente chamaremos de “infor”

Tutorial básico sobre Arrays Imagem21b7b37dt6

No Game Maker as arrays 2D serão escritas deste modo.

Código:
nome[index,index]

o "nome" é uma variavel, o "index" é um numero dela.

Assim pode ser:

infor[0,0]

A tabela abaixo vai seguir como exemplo a Array 1D com informações de nome, vida, saúde.
Tutorial básico sobre Arrays Imagem3dm5

Em Gml poderia ficar assim..

Código:
    infor[0,0] = "Sleip"
      infor[0,1] = 4
      infor[0,2] = 100

      infor[1,0] = "HiperBite"
      infor[1,1] = 5
      infor[1,2] = 47
   
      infor[2,0] = "Gorock"
      infor[2,1] = 2
      infor[2,2] = 106

Desenhando(Lendo) Array

Você pode desenhar uma array da seguinte forma.
Código:
draw_text(x,y,infor[0]);

Você também poderia usar o loop... mas não esqueça de usar o string() se a array tiver valores reais...


Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) { draw_text(x,y+(16*i),string(infor[i])) }

Esse seria o exemplo de usar o for para a Array de 1D, no caso de usar o for para uma array de 2D seria diferente.

Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) {
        for (t=0; t<=2; t+=1) { draw_text(x+(60*i),y+(16*t),string(infor[i,t])) }
      }


Autor: Chronic
Traduzido: Sleip
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Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 13:58

cara tenhu uma pergunta:
nesse array 2D
o maximo de colunas e linhas sao 3 ou vc so pois 3 como exemplo???

tem como salvar uma array em um documento???
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Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Kabeção Ter 29 Jul 2008, 15:43

Linhas e colunas devem ter menos que 32000.
Então esse é o máximo:
array[31999,31999]
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Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 15:45

ata xD!
mas da para salvar o array??
com digamos:
10 colunas
e 2 linhas
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Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por pedrosorio Ter 29 Jul 2008, 17:35

É possível fazer um array com 10 colunas e 2 linhas e é possível guardar a informação equivalente a um array de 10 colunas e 2 linhas num ficheiro. Para saber como você vai ter que estudar as funções que lidam com ficheiros de texto: file_text_qualquer_coisa
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Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 17:37

mas como eu salvo elas?! tipo tem um comando que salva tudo, ou tem que salvar digamos 'celula' por 'celula'??
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