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[Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
+2
andreh
Sonic
6 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
Eu queria saber como fazer pra quando o inimigo chegar perto do personagem ele atirar contra o personagem
obs: lembrando que eu programei o inimigo para seguir o personagem
obs: lembrando que eu programei o inimigo para seguir o personagem
Última edição por Sonic em Sáb 14 Jul 2012, 21:26, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
É um jogo de PLATAFORMA??? (talvez dê em Top down tbm, eu não tenho certeza)
se for coloca esse código:
Ainda tem como implementar, como colocar um alarm, para ele não ficar atirando sem parar, se vc quiser eu explico. Mas o básico é isso
se for coloca esse código:
- Código:
if distance_to_object(obj_player) < 300
{
with instance_create(x,y,obj_tiro)
{dir=other.dir}
}
Ainda tem como implementar, como colocar um alarm, para ele não ficar atirando sem parar, se vc quiser eu explico. Mas o básico é isso
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
andreh escreveu:É um jogo de PLATAFORMA??? (talvez dê em Top down tbm, eu não tenho certeza)
se for coloca esse código:
- Código:
if distance_to_object(obj_player) < 300
{
with instance_create(x,y,obj_tiro)
{dir=other.dir}
}
Ainda tem como implementar, como colocar um alarm, para ele não ficar atirando sem parar, se vc quiser eu explico. Mas o básico é isso
seria muita ajuda se vc me explica-se pra ele n ficar atirando sem parar
obs: é um jogo de nave
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
Ok, então vamos implementar esse código:
no CREATE do inimigo coloque:
no ALARM 0 do inimigo coloque:
E agora, naquele código q eu te passei, troque por este:
Aí está, espero ter ajudado!!!
no CREATE do inimigo coloque:
- Código:
atirar = true
no ALARM 0 do inimigo coloque:
- Código:
atirar = true
E agora, naquele código q eu te passei, troque por este:
- Código:
if atirar = true and distance_to_object(obj_player) < 300
{atirar = false
alarm[0] = 30
{
with instance_create(x,y,obj_tiro)
{dir=other.dir}
}
}
Aí está, espero ter ajudado!!!
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
no create do inimigo coloca:
no inimigo cria o evento e alarm e coloca o code:
no step do inimigo coloca:
e pronto espero te ajudado.
- Código:
pode_atirar=true //pode atirar no player ou nâo pode
no inimigo cria o evento e alarm e coloca o code:
- Código:
pode_atirar=true //ele vai poder atirar dinovo
no step do inimigo coloca:
- Código:
if instance_exists(obj_player){//se o obj existir
direction=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)//eu vou mirar nele
}
if distance_to_object(obj_player)<200 and pode_atirar=true// se o canhao estiver a 200 pixels de distancia eu posso atirar nele
{// ele começa a atirar
a=instance_create(x,y,obj_bala)//cria a bala e vai armazena a indentidade dela na variavel "a"
a.direction=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)//usa essa variavel "a" para bala seguir a direção do player, para não ir para frente.
a.speed=4//velocidade da bala
pode_atirar=false // ele não vai poder mais atirar
alarm[0]=1*room_speed //ele vai atirar dps de 1 segundo
}
e pronto espero te ajudado.
Última edição por willcraft2 em Ter 10 Jul 2012, 16:10, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
Se é um jogo de nave, entaum pra ser uma IA realmente inteligente ele vai atirar so quando o jogador estiver em sua frente certo ?
Entaum vc pode usar collision_rectangle .
Tipo :
if collision_rectangle(...)
{
//ação de atirar
}
Entaum vc pode usar collision_rectangle .
Tipo :
if collision_rectangle(...)
{
//ação de atirar
}
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
Eu acho que mais fácil do que colision rectangle seria algo do tipo:
Assim a gente testa se eles estão alinhados com o eixo Y, mas dependendo de como é o jogo precisaria ser o X.
- Código:
if obj_nave.y = obj_jogador.y {
//aqui todos os códigos pra atirar
}
Assim a gente testa se eles estão alinhados com o eixo Y, mas dependendo de como é o jogo precisaria ser o X.
DrFelipe- Data de inscrição : 30/04/2012
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
Se for assim, o obj_jogador deverá ficar exatamente alinhado com o inimigo, isso seria ruim pois ele naum iria atacar a naum ser que fosse exatamente igual ( acho que a mascara naum é um ponto só, ou éh o_O ? ).
Enfim se entender os collisions vai se dar bem em IA's .
Enfim se entender os collisions vai se dar bem em IA's .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
willcraft2 escreveu:no create do inimigo coloca:
- Código:
pode_atirar=true //pode atirar no player ou nâo pode
no inimigo cria o evento e alarm e coloca o code:
- Código:
pode_atirar=true //ele vai poder atirar dinovo
no step do inimigo coloca:
- Código:
if instance_exists(obj_player){//se o obj existir
direction=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)//eu vou mirar nele
}
if distance_to_object(obj_player)<200 and pode_atirar=true// se o canhao estiver a 200 pixels de distancia eu posso atirar nele
{// ele começa a atirar
a=instance_create(x,y,obj_bala)//cria a bala e vai armazena a indentidade dela na variavel "a"
a.direction=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)//usa essa variavel "a" para bala seguir a direção do player, para não ir para frente.
a.speed=4//velocidade da bala
pode_atirar=false // ele não vai poder mais atirar
alarm[0]=1*room_speed //ele vai atirar dps de 1 segundo
}
e pronto espero te ajudado.
está dando erro nessa variavel "A"
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
willcraft2 escreveu:engine feita:aqui.
vlw ai cara, era só add a variavel
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Re: [Resolvido] Quando o inimigo chegar perto ele atira
Obrigado pela explicação do funcionamento deste código. Funcionando perfeitamente.
Cinho_Roses- Data de inscrição : 22/07/2012
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