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Mensagem por saim Seg 09 Abr 2012, 10:31

O postador original realmente já declarou estar satisfeito com as respostas, mas o tema é interessante de se debater.

Como parece ser um consenso, acho que cada estilo tem vantagens e desvantagens.

Pixel-art, pra mim, é um estilo voltado pra dois tipos de desenvolvedores: aqueles veteranos que têm perfeita noção do resultado final esperado e de como fazer pra chegar nesse resultado e praqueles iniciantes que não querem investir em qualidade gráfica.
Aquele video postado pelo Kabeção mostra o quanto é "fácil" produzir uma boa arte. Quer dizer, olhando parece fácil mesmo, mas o vídeo é acelerado e parece que o artista já começa a desenhar sabendo o que vai sair no final. Adorei a parte da escolha da paleta de cores no começo do vídeo.
Uma vantagem que vejo em usar pixel-art é que fica muito mais fácil baixar conteúdo gratuito. A maioria dos sites que disponibilizam imagens pra uso em games tem imagens ripadas de games antigos. Sem discutir a legalidade do uso dessas imagens, o desenvolvedor sem talento pode facilmente baixar alguns conjuntos de imagens e trabalhá-las, de modo que elas se adequem ao jogo. Claro que pra jogos mais complexos fica mais difícil encontrar a quantidade ou qualidade ideal de imagens pro jogo todo, mas pra iniciantes sem talento com desenhos (e, como todo iniciante, sem um desenhista profissional disposto a investir no jogo) é uma boa.
Embora conheça alguns nomes, não tenho familiaridade de softwares que se dediquem à produção dessas imagens (além do paint, obviamente, mas suponho que existam softwares mais desenvolvidos).

Vetores são muito fáceis de se aprender a trabalhar e disponibilizam recursos que dão um visual profissional a imagens amadoras. Seguindo tutoriais "1-2-3" encontrados em forums, blogs e sites a respeito, pode-se conseguir belas imagens sem muito conhecimento técnico. Pra um desenvolvedor intermediário, gastar algumas horas ou até alguns dias aprendendo a dominar essas técnicas pode dispensar o uso de um desenhista profissional ou, pelo menos, gerar uma versão completa do jogo pra mostrar ao desenhista profissional em que ele estaria investindo o seu tempo. Há o risco de ficar hipnotizado pelas possibilidades, a ponto de se deixar de desenvolver as habilidade de programação e passar a ser desenhista.

Atualmente eu tenho feito o seguinte: crio meus próprios gráficos usando o inkscape (software gratuito de desenho vetorial) ou baixo imagens gratuitas e, se acho que o jogo tem potencial, se acho que alguém poderia se interessar em desenhar pra ele, abro um tópico chamando desenhistas profissionais pra refazerem os gráficos do jogo. Desenhar, de verdade, está longe de ser uma meta.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Ter 10 Abr 2012, 00:59

Pra quem gosta de Pixel Art e animações, procurem dar uma olhada num programa da Adobe chamado ImageReady. Ele era um módulo complementar do Photoshop voltado pra criar animações simples de páginas html, porém, a funcionalidade dele foi incorporada ao Photoshop a partir da versão CS3 (se não me engano). Pra mim, esse sempre foi o programa perfeito pra trabalhar com animações ao estilo do Game Maker/Mugen/etc...

Como o Photoshop, ele é muito completo mas você tem que explorá-lo bastante porque ele não é tão simples de mexer como o GraphicsGale, por exemplo. Mas é espetacular.

É bom lembrar que o PS também vetoriza... Lógico que o Corel é mais cômodo, mas pra coisas simples, o PS é muito competente. O legal é que dá pra trabalhar qualquer tipo de vetor que ele usa com o ImageReady ou com o Illustrator (caso alguém não goste do Corel, o que é difícil rsrs).

Abraços!
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