Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
+13
JV Justino
PedroX
Need 90
Golpe Baixo
Tiger
Licht
Neutral
Kabeção
cascavelo
The Wizard
Super Maker
Guisão
Denbs
17 participantes
Página 4 de 4
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
Voce prefere jogos com graficos vetoriais ou pixel art??
Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
O postador original realmente já declarou estar satisfeito com as respostas, mas o tema é interessante de se debater.
Como parece ser um consenso, acho que cada estilo tem vantagens e desvantagens.
Pixel-art, pra mim, é um estilo voltado pra dois tipos de desenvolvedores: aqueles veteranos que têm perfeita noção do resultado final esperado e de como fazer pra chegar nesse resultado e praqueles iniciantes que não querem investir em qualidade gráfica.
Aquele video postado pelo Kabeção mostra o quanto é "fácil" produzir uma boa arte. Quer dizer, olhando parece fácil mesmo, mas o vídeo é acelerado e parece que o artista já começa a desenhar sabendo o que vai sair no final. Adorei a parte da escolha da paleta de cores no começo do vídeo.
Uma vantagem que vejo em usar pixel-art é que fica muito mais fácil baixar conteúdo gratuito. A maioria dos sites que disponibilizam imagens pra uso em games tem imagens ripadas de games antigos. Sem discutir a legalidade do uso dessas imagens, o desenvolvedor sem talento pode facilmente baixar alguns conjuntos de imagens e trabalhá-las, de modo que elas se adequem ao jogo. Claro que pra jogos mais complexos fica mais difícil encontrar a quantidade ou qualidade ideal de imagens pro jogo todo, mas pra iniciantes sem talento com desenhos (e, como todo iniciante, sem um desenhista profissional disposto a investir no jogo) é uma boa.
Embora conheça alguns nomes, não tenho familiaridade de softwares que se dediquem à produção dessas imagens (além do paint, obviamente, mas suponho que existam softwares mais desenvolvidos).
Vetores são muito fáceis de se aprender a trabalhar e disponibilizam recursos que dão um visual profissional a imagens amadoras. Seguindo tutoriais "1-2-3" encontrados em forums, blogs e sites a respeito, pode-se conseguir belas imagens sem muito conhecimento técnico. Pra um desenvolvedor intermediário, gastar algumas horas ou até alguns dias aprendendo a dominar essas técnicas pode dispensar o uso de um desenhista profissional ou, pelo menos, gerar uma versão completa do jogo pra mostrar ao desenhista profissional em que ele estaria investindo o seu tempo. Há o risco de ficar hipnotizado pelas possibilidades, a ponto de se deixar de desenvolver as habilidade de programação e passar a ser desenhista.
Atualmente eu tenho feito o seguinte: crio meus próprios gráficos usando o inkscape (software gratuito de desenho vetorial) ou baixo imagens gratuitas e, se acho que o jogo tem potencial, se acho que alguém poderia se interessar em desenhar pra ele, abro um tópico chamando desenhistas profissionais pra refazerem os gráficos do jogo. Desenhar, de verdade, está longe de ser uma meta.
Como parece ser um consenso, acho que cada estilo tem vantagens e desvantagens.
Pixel-art, pra mim, é um estilo voltado pra dois tipos de desenvolvedores: aqueles veteranos que têm perfeita noção do resultado final esperado e de como fazer pra chegar nesse resultado e praqueles iniciantes que não querem investir em qualidade gráfica.
Aquele video postado pelo Kabeção mostra o quanto é "fácil" produzir uma boa arte. Quer dizer, olhando parece fácil mesmo, mas o vídeo é acelerado e parece que o artista já começa a desenhar sabendo o que vai sair no final. Adorei a parte da escolha da paleta de cores no começo do vídeo.
Uma vantagem que vejo em usar pixel-art é que fica muito mais fácil baixar conteúdo gratuito. A maioria dos sites que disponibilizam imagens pra uso em games tem imagens ripadas de games antigos. Sem discutir a legalidade do uso dessas imagens, o desenvolvedor sem talento pode facilmente baixar alguns conjuntos de imagens e trabalhá-las, de modo que elas se adequem ao jogo. Claro que pra jogos mais complexos fica mais difícil encontrar a quantidade ou qualidade ideal de imagens pro jogo todo, mas pra iniciantes sem talento com desenhos (e, como todo iniciante, sem um desenhista profissional disposto a investir no jogo) é uma boa.
Embora conheça alguns nomes, não tenho familiaridade de softwares que se dediquem à produção dessas imagens (além do paint, obviamente, mas suponho que existam softwares mais desenvolvidos).
Vetores são muito fáceis de se aprender a trabalhar e disponibilizam recursos que dão um visual profissional a imagens amadoras. Seguindo tutoriais "1-2-3" encontrados em forums, blogs e sites a respeito, pode-se conseguir belas imagens sem muito conhecimento técnico. Pra um desenvolvedor intermediário, gastar algumas horas ou até alguns dias aprendendo a dominar essas técnicas pode dispensar o uso de um desenhista profissional ou, pelo menos, gerar uma versão completa do jogo pra mostrar ao desenhista profissional em que ele estaria investindo o seu tempo. Há o risco de ficar hipnotizado pelas possibilidades, a ponto de se deixar de desenvolver as habilidade de programação e passar a ser desenhista.
Atualmente eu tenho feito o seguinte: crio meus próprios gráficos usando o inkscape (software gratuito de desenho vetorial) ou baixo imagens gratuitas e, se acho que o jogo tem potencial, se acho que alguém poderia se interessar em desenhar pra ele, abro um tópico chamando desenhistas profissionais pra refazerem os gráficos do jogo. Desenhar, de verdade, está longe de ser uma meta.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Pra quem gosta de Pixel Art e animações, procurem dar uma olhada num programa da Adobe chamado ImageReady. Ele era um módulo complementar do Photoshop voltado pra criar animações simples de páginas html, porém, a funcionalidade dele foi incorporada ao Photoshop a partir da versão CS3 (se não me engano). Pra mim, esse sempre foi o programa perfeito pra trabalhar com animações ao estilo do Game Maker/Mugen/etc...
Como o Photoshop, ele é muito completo mas você tem que explorá-lo bastante porque ele não é tão simples de mexer como o GraphicsGale, por exemplo. Mas é espetacular.
É bom lembrar que o PS também vetoriza... Lógico que o Corel é mais cômodo, mas pra coisas simples, o PS é muito competente. O legal é que dá pra trabalhar qualquer tipo de vetor que ele usa com o ImageReady ou com o Illustrator (caso alguém não goste do Corel, o que é difícil rsrs).
Abraços!
Como o Photoshop, ele é muito completo mas você tem que explorá-lo bastante porque ele não é tão simples de mexer como o GraphicsGale, por exemplo. Mas é espetacular.
É bom lembrar que o PS também vetoriza... Lógico que o Corel é mais cômodo, mas pra coisas simples, o PS é muito competente. O legal é que dá pra trabalhar qualquer tipo de vetor que ele usa com o ImageReady ou com o Illustrator (caso alguém não goste do Corel, o que é difícil rsrs).
Abraços!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4