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[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

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[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Empty Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por Neutral Sáb 07 Abr 2012, 19:13

Pixel art não precisa ser pixel por pixel ou só no mouse.
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.

Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
https://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA

Também não acho que PA tenha que ser feito pixel por pixel, apesar de esse ser o conceito básico. Eu por exemplo algumas vezes faço o desenho em edição digital e uso redução de cores pra deixar a quantidade de cores bem baixa.

Foi oque fiz nessa cena.
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Mensagem por Golpe Baixo Sáb 07 Abr 2012, 19:23

Lucas Lunar :

[...]E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".

Traduzindo, imagem bitmap.


Tópico :

A questão é que, a escolha do tipo de imagem vai ser feita após a definição do estilo e gênero do jogo. Por exemplo, você não vai usar gráficos vetoriais em um jogo baseado nos jogos da década de 80, ficaria totalmente sem nexo.

Na minha opinião, a Arte Vetorial serve mais para trabalhos não destinados a jogos, algo como logomarcas, banners, etc. Creio que para jogos 2D, usar a arte dos pixels seja a escolha mais adequada. Fazendo gráficos pixelados, você tem a oportunidade de deixar a sua imagem mais detalhada possível, dependendo do seu nível técnico.



Sobre a questão dos gráficos pixelados forem feitos somente pelo mouse, discordo. Como o Kabeção e o Neutral disseram, é possível usar a pintura digital e transformar o resultado final em pixels, que parece ser uma ótima jogada para quem quer fazer algo bastante detalhado.
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Mensagem por Super Maker Sáb 07 Abr 2012, 19:43

Neutral escreveu:
O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.

Concordo.

Mas duvido alguém algum dia fazer um trabalho desses usando vetores:

[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Tree54

---Retirado de Pixel Joint---

Taí um bom exemplo.
Pixel art deixa a mostra todos os minúculos detalhes da arte.
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Mensagem por Kabeção Sáb 07 Abr 2012, 19:44

Neutral escreveu:
Pixel art não precisa ser pixel por pixel ou só no mouse.
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.

Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
https://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA

Também não acho que PA tenha que ser feito pixel por pixel, apesar de esse ser o conceito básico. Eu por exemplo algumas vezes faço o desenho em edição digital e uso redução de cores pra deixar a quantidade de cores bem baixa.

Foi oque fiz nessa cena.
Ai já não é pixel art. Happy
Só o resultado da edição final deu a aparência de pixel art. Aquele video que postei por exemplo, desde o começo ele trabalho com pixeis fazendo os anti serrilhados manualmente.

Mas ta ia outro tipo de arte pra se usar nos jogos.
Aquele estilo do Diablo II também é interessante.
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Mensagem por Guisão Sáb 07 Abr 2012, 19:46

Neutral escreveu:
O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.

Concordo.

Mas duvido alguém algum dia fazer um trabalho desses usando vetores:

[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Tree54

---Retirado de Pixel Joint---

isso tambem ja é manipulação, do mesmo jeito que isso ta incrível quero ver criar um P.A. assim:

[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Parrot_of_the_East_by_OwaikeO
[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Fc20b3e6c6f80761280918edd4fe1bd1[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Eaee03331b95cca6cb90c5af684c8dad
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Mensagem por Neutral Sáb 07 Abr 2012, 19:50

Ai já não é pixel art.
Só o resultado da edição final deu a aparência de pixel art. Aquele video que postei por exemplo, desde o começo ele trabalho com pixeis fazendo os anti serrilhados manualmente.

Depende. Naquela cena que eu postei, também comecei trabalhando com pixels e fiz toda a lineart em pixel art. Oque foi feito em edição digital foram os detalhes =)

isso tambem ja é manipulação, do mesmo jeito que isso ta incrível quero ver criar um P.A. assim:

Velho isso aí não é vetor é edição digital. E também não é arte para jogos, então já sai totalmente fora do assunto.


Última edição por Neutral em Sáb 07 Abr 2012, 19:51, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Golpe Baixo Sáb 07 Abr 2012, 19:50

Guisão :

Se estiver pensando que essas imagens são vetoriais, pode estar errado. Isso parece que foi feito com pintura digital, não?
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Mensagem por Guisão Sáb 07 Abr 2012, 19:53

Golpe Baixo escreveu:Guisão :

Se estiver pensando que essas imagens são vetoriais, pode estar errado. Isso parece que foi feito com pintura digital, não?

Neutral escreveu:
isso tambem ja é manipulação, do mesmo jeito que isso ta incrível quero ver criar um P.A. assim:

Velho isso aí não é vetor é edição digital. E também não é arte para jogos, então já sai totalmente fora do assunto.

ambos enaganados:

My artwork is categorized under Vector Art.
I use the pen tool throughout my vectoring process
I Use Photoshop CS3 and a mouse only on an imac.

(citação da arista em sua galeria do devianart :
http://owaikeo.deviantart.com/ )
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Mensagem por Neutral Sáb 07 Abr 2012, 19:58

Aí você já ta confundindo as bolas. Como o próprio autor diz as imagens foram feitas no Photoshop CS3, logo é considerado sim pintura digital. Quando digo vetor falo de ferramentas como Inkscape, Corel Draw e Flash, que é oq se estava sendo discutido no tópico.
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Mensagem por Guisão Sáb 07 Abr 2012, 20:00

Neutral escreveu:Aí você já ta confundindo as bolas. Como o próprio autor diz as imagens foram feitas no Photoshop CS3, logo é considerado sim pintura digital. Quando digo vetor falo de ferramentas como Inkscape, Corel Draw e Flash, que é oq se estava sendo discutido no tópico.

Sem problemas entao, eu que me confundi, desculpe :p discussão nao leva a nada mesmo

mas ainda assim tem artes imprecionantes feitas no Inkscape e no Gimp, só estou sem exemplos agora
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Mensagem por Neutral Sáb 07 Abr 2012, 20:05

Existe coisa boa em vetor sim, eu também já vi. Mas estava falando especificamente de arte relacionada a jogos, e isso, realmente nunca cheguei a ver. Se alguém tiver exemplos, por favor compartilhe =)
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Mensagem por Golpe Baixo Sáb 07 Abr 2012, 20:20

Neutral escreveu:[...]Se alguém tiver exemplos, por favor compartilhe =)

Exemplos não faltam :

2D Game Art for Programmers

Esse blog contém vários tutoriais variados sobre Arte Vetorial voltada a jogos utilizando o Inkscape e o GIMP. Recomendo para todos, é muito bom o conteúdo.



Caramba, me espanta saber que ninguém lembrou desse :

Spoiler:

Pois bem, isso certifica que a Arte Vetorial também é usada para jogos, é uma boa opção.
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Mensagem por Kabeção Sáb 07 Abr 2012, 20:21

Aquilo que o Guisão mostrou é vector art, mais especificamente vexel. Varias e varias camadas de vetor para dar essa aparencia.

Não da pra usar isso em jogo porque em renderizadores de vetor como o Flash, quando mais detalhes mas pesado fica. Esta também é uma grande vantagem do pixel art sobre o vetor.

Tem voxel também.

[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Teapot-voxel

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Mensagem por Licht Sáb 07 Abr 2012, 20:28

Golpe Baixo escreveu:Traduzindo, imagem bitmap.
Ué, e não foi o que eu disse?
Lucas Lunar escreveu:E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".

@Imagens que o Guisão postou:
É, de fato, essas imagens foram feitas como desenho vetorial, mas agora num é mais vetorial né, por que foram exportadas como JPG [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 916736 Mas acho que ele também usou um pouco de edição durante o trabalho.

@pessoal que disse que não acha que pixel-art deve ser feito pixel por pixel:
Neutral escreveu:Também não acho que PA tenha que ser feito pixel por pixel, apesar de esse ser o conceito básico. Eu por exemplo algumas vezes faço o desenho em edição digital e uso redução de cores pra deixar a quantidade de cores bem baixa.
Golpe Baixo escreveu:Sobre a questão dos gráficos pixelados forem feitos somente pelo mouse, discordo. Como o Kabeção e o Neutral disseram, é possível usar a pintura digital e transformar o resultado final em pixels, que parece ser uma ótima jogada para quem quer fazer algo bastante detalhado.
Pixel-art não tem nada a ver com quantidade de cores ou aparência retro. Eu não vejo outro sentido melhor para pixel-art do que fazer uma imagem pixel-por-pixel, não importa a quantidade de cores ou que seja. Se fosse como vocês disseram, gráficos vetoriais que foram exportados para um formato Raster também poderiam ser considerados pixel-art.
Golpe Baixo escreveu:(...) transformar o resultado final em pixels (...)
Oh mew, será que alguma coisa que apareça na tela do computador não é formada de pixels? até enquanto tu tá fazendo imagens vetoriais (quando são vetor MESMO), elas só não são exatamente pixels na MEMÓRIA, mas na tela do monitor tudo são pixels.

O que implica mesmo em pixel-art, é o termo "art" no nome. Literalmente, a ARTE dos pixels. Mesmo que a imagem seja Raster, o negócio é o tipo de arte usada para fazer a imagem. Então, o "art" perde o sentido se tu considera qualquer imagem não-vetorial um pixel-art. Por exemplo, tu tem um elefante e um canguru. Os dois fazem pinturas idênticas. Porém, o Elefante usou uma banana para pintar, e o canguru usou um pepino. Apesar de ter saído o mesmo efeito, não podemos caracterizar a arte do Elefante como uma Pepino-Art, pois é na verdade uma Banana-art, pois ele usou uma banana para criar seu trabalho, mesmo tendo o mesmo efeito da arte do canguru. E vice-versa.
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Mensagem por The Wizard Sáb 07 Abr 2012, 20:34

Kabeção,existe algum modelador 3D que crie modelos assim,e que dê para exportar para o game maker?
Esse estilo sempre chamou minha atenção
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Mensagem por Golpe Baixo Sáb 07 Abr 2012, 20:34

Lucas Lunar :

Ué, e não foi o que eu disse?

Sim, mas simplificado.

[...]Oh mew, será que alguma coisa que apareça na tela do computador não é formada de pixels? até enquanto tu tá fazendo imagens vetoriais (quando são vetor MESMO), elas só não são exatamente pixels na MEMÓRIA, mas na tela do monitor tudo são pixels.

Não interessa o que o monitor, a memória, os arquivos binários, o João, etc. comportam quanto a isso. O que importa é o que nós humanos estamos olhando. Eu, por exemplo, não consigo ver pixels quando estou olhando a tela do computador, nem quando estou com os olhos colados nela.
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Mensagem por Super Maker Sáb 07 Abr 2012, 20:37

Concluindo a minha opinião, o pixel artista consegue com mais facilidade imitar com pixels um trabalho vetorizado, mas o contrário levaria muito mais tempo e o resultado não seria tão detalhado em pixels como o caso do pixel art.
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Mensagem por The Wizard Sáb 07 Abr 2012, 20:40

não consigo ver pixels quando estou olhando a tela do computador, nem quando estou com os olhos colados
Sério?eu consigo,mas depende do monitor,eu olhando bem perto da tela do meu notebook consigo perceber os pixels de uma imagem
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Mensagem por Guisão Sáb 07 Abr 2012, 20:59

The Wizard escreveu:Kabeção,existe algum modelador 3D que crie modelos assim,e que dê para exportar para o game maker?
Esse estilo sempre chamou minha atenção

procure por modelador de Voxels que voce vai encontrar, um exemplo de jogo que usa é o Cube World

e um jogo/editor muito conhecido é o Minecraft, agora exportar pro GM é outra historia
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[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores?? - Página 2 Empty Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??

Mensagem por cascavelo Sáb 07 Abr 2012, 21:25

Caramba, passei só pra dar uma olhadinha e vejo ânimos inflamados, trabalho com design gráfico a muitos anos, (Corel ainda tava no Nº3, hoje tá no 15).
O que tenho a dizer é o seguinte: Até outubro do ano passado eu nunca tinha ouvido falar em Pixel art, vim a conhecer este termo aqui no fórum, logo de cara notei que é um termo usado pra se referir ao estilo de games antigos com gráficos de 16 bits pra baixo. Profissionalmente eu acho que este termo não existe, posso estar errado, mas até então eu só conhecia pintura digital.
Acho loucura o sujeito fazer uma imagem inteira pixel por pixel, sendo que se você fizer uma pintura digital grande e reduzir a resolução, vai dar um resultado parecido ou até melhor.
Eu acho que "pixel art" só tinha sentido quando a criação tinha que se restringir a sprites e tiles de no máximo "64x64", porque aí o sujeito tem que fazer mágica manualmente pra conseguir algo bacana. Hoje em dia com o atual desempenho dos PCs não é necessário usar estas técnicas ultrapassadas.
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