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[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
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Voce prefere jogos com graficos vetoriais ou pixel art??
[Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Pessoal, eu estive esses dias tentando melhorar meus desenhos e to em dúvida se me aprofundo em vetores ou pixel-art, me ajudem a escolher dizendo suas opiniões e o porque de usar um ou outro,vlw.
ando em duvida porque não consigo adicionar muitos detalhes em vetores como em pixel art.Por favor tambem digam qual o programa q vcs usam p vetor ou pixel-art
ando em duvida porque não consigo adicionar muitos detalhes em vetores como em pixel art.Por favor tambem digam qual o programa q vcs usam p vetor ou pixel-art
Última edição por Denbs em Sáb 07 Abr 2012, 12:52, editado 1 vez(es)
Denbs- Data de inscrição : 19/01/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Na minha opiniao, vetor, com certeza
eu acho mais facil, mais pratico, posso por o tamanho que quizer!
eu acho mais facil, mais pratico, posso por o tamanho que quizer!
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Os dois dão uma ótima impressão se bem feitos, mas prefiro que os vetores fiquem nos menus, telas de apresentação, final do jogo, cenas animadas ou não, caixar de dialogo etc... E pixel arte eu acho melhor pra itens, acessórios, armas, personagens essas coisas.
Então concluindo...
Sabendo usar os dois no mesmo projeto, o visual fica muito mais atraente do que se esperava.
Falou brow!
Então concluindo...
Sabendo usar os dois no mesmo projeto, o visual fica muito mais atraente do que se esperava.
Falou brow!
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
na minha opinião , gráficos vetorizados dão um ar mais Professional,tente ver pixels num SVG,é impossível encontrar pois são gráficos criados a partir de formulas matemáticas formados basicamente por linhas,prefiro vetores
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
continuando a pergunta... há como usar vetor no gm sem transformar em pixel-art ??sem perder a qualidade???vlw
Denbs- Data de inscrição : 19/01/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Obviamente,é impossível fazer vetores com baixa resolução
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
The Wizard escreveu:Obviamente,é impossível fazer vetores com baixa resolução
discordo 100% de voce, o formato de vetor nao é aceito pelo GM, logo temos que salvar como PNG ou BMP, perdendo a qualidade
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Guisão na hora de passar para PNG ou BIMAPT só perderá resolução se você redmensionar o arquivo sem estar em SVG ,pelo menos é assim comigo,uso o Inkscape
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
The Wizard escreveu:Guisão na hora de passar para PNG ou BIMAPT só perderá resolução se você redmensionar o arquivo sem estar em SVG ,pelo menos é assim comigo,uso o Inkscape
concordo, mas depende to tamanho
tbm uso o inkscape e se por exemplo eu pegar uma imagem bonita e minuir no inkscape MUITO pra fica +- 4x4 pixels quando eu salvar em PNG vai estar em 4x4, perdendo a qualidade
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Verdade depende do tamanho,geralmente as menores perdem maior qualidade,mas tudo bem
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
The Wizard escreveu:Verdade depende do tamanho,geralmente as menores perdem maior qualidade,mas tudo bem
mas voce tem um ponto, geralmente vetores tem tamanhos grandes e resolução praticamente impecável
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Na verdade no GM você só usaria vetores se for programar em 3d ou usar draw pra desenhar no jogo, os backgrounds e sprites serão sempre em bitmaps, mesmo que você faça o desenho no inkscap, corel ou ilustrator, você vai ter de transformar em bitmap. É muito difícil e limitado desenhar sprites com programas de tratamento de fotos como o photoshop ou o Gimp, no máximo você vaí usá-los para dar acabamento nos seus sprites feitos em vetores e transformados em bitmap. Digo que é difícil porque não dá pra animar o sprite com facilidade. Tem gente que faz mas é porque são artistas antigos, hoje em dia não se usa mais fazer direto no photoshop, você inicia no programa de desenho por vetores e termina no de programa de pixels.
Tem gente que tem talento e faz até no paint, mas o que você levaria 2 horas pra fazer em bitmap, dá pra fazer em 10 minutos em vetor.
Já para fazer os cenários do jogo (backgrounds) é bom ter prática com photoshop ou Gimp.
Agora se for pra fazer de maneira profissional, tem o "Toon boom" que é um programa voltado para animação profissional ele trabalha com vetor e bitmap ao mesmo tempo, mas leva um tempo considerável pra aprender.
Comece com Coreldraw, no Youtube tem inúmeros tutoriais pra você consultar.
Postei um vídeo sobre sprites na Seção de Artes, se você não viu ainda, dê uma olhada que você vai entender melhor o que eu disse aqui.
Tem gente que tem talento e faz até no paint, mas o que você levaria 2 horas pra fazer em bitmap, dá pra fazer em 10 minutos em vetor.
Já para fazer os cenários do jogo (backgrounds) é bom ter prática com photoshop ou Gimp.
Agora se for pra fazer de maneira profissional, tem o "Toon boom" que é um programa voltado para animação profissional ele trabalha com vetor e bitmap ao mesmo tempo, mas leva um tempo considerável pra aprender.
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Recomendo Inkscape,que tem a interface muito pratica,e fácil,não é Atoa que fiz umas duas aulas sobre Inkscape,e pretendo continuar,só que estou sem tempo para fazer aulas assim
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Bom, então resumindo..não existe graficos no gm com vetores, voce pode fazer um vetor e passar pro gm, mas no fim das contas ele vai ficar em pixel-art né?!?!!
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Denbs escreveu:Bom, então resumindo..não existe graficos no gm com vetores, voce pode fazer um vetor e passar pro gm, mas no fim das contas ele vai ficar em pixel-art né?!?!!
basicamente sim, no fim fica tudo em pixel
mas o processo é mais facil com vetor
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.
Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
O fato é que se você não for bom no desenho não vai se dar bem com nem um deles...
E se você for bom só esta a alguns tutoriais de usar qualquer um.
Concordo.
Mas duvido alguém algum dia fazer um trabalho desses usando vetores:
---Retirado de Pixel Joint---
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Mano, falando sério, tu escolhe o que tu quiser, pode ser pixel-art ou vetor, só não misture os dois no mesmo jogo durante o gameplay. Pois estilos diferentes de gráficos ficam estranho quando estão num mesmo jogo, ao mesmo tempo. Mas recomendo escolher um só estilo pro jogo todo.
Não é por que um é melhor que o outro, depende do estilo que você quer ter no jogo.
Enfim, eu mesmo sei desenhar nos dois tipos. Você pode usar o Paint mesmo para fazer pixel-art, já que pixel-arts LEGÍTIMOS são feitos pixel-por-pixel. E pra desenho vetorial, eu uso o Inkscape. As vezes eu uso o GIMP pra aplicar algum efeito à mais.
E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".
Não é por que um é melhor que o outro, depende do estilo que você quer ter no jogo.
Enfim, eu mesmo sei desenhar nos dois tipos. Você pode usar o Paint mesmo para fazer pixel-art, já que pixel-arts LEGÍTIMOS são feitos pixel-por-pixel. E pra desenho vetorial, eu uso o Inkscape. As vezes eu uso o GIMP pra aplicar algum efeito à mais.
E no caso do Game Maker, sim, só dá pra usar imagens Raster (arrays de dados de pixels, Raw pixel data, bitmap, você entendeu). A aparência do sprite em tamanho REAL (100%) será 99% (ou 100%, é meio difícil dizer ao certo) igual ao tamanho em vetor. A diferença, é que ao ampliar esta imagem, ela ficará "desfigurada".
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Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Pixel art não precisa ser pixel por pixel ou só no mouse.
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.
Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
https://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA
Você tem que se preocupar com cada pixel da imagem mas isso não te impede de fazer um bloco grande no pincel e ir pintando com um tablet.
Essa técnica as vezes chamam block-in ou pintura de pixeis e com certeza foi a usada naquela arvore ali encima e na maioria dos jogos da geração 16 bits, aqueles mais detalhados.
https://www.youtube.com/watch?v=UuLi9Im7NGw&feature=g-u-u&context=G2138905FUAAAAAAAFAA
Re: [Dê sua opinião] Pixel art, ou vetores??
Eu votei em outros, eu prefiro os dois, so vai depender da criatividade e a jogabilidade do jogo, pode ter boa qualidade grafica, mas se nao tiver no jogo, nao e bom, eu no momento prefiro sprites vetoriais, pelo fato da facilidade de trabalhar com ele, mas que ambos requer muito treino e dedicacao, comecando pelo simples e basico pivot sticks, depois trabalhando com esboco de pivot e passando camada de corpo por cima, e aprendendo a perspectiva do peresonagem, no caso de animacao ae ja e outro assunto, mas e nesse caminho.
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