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Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
A maioria dos makers quer fazer um jogo online. Procuram engines e mais engines para não perderem tempo com desenvolvimento, para que seu jogo possa ser lançado o mais rápido possível. Porém, a maioria deles não tem a mínima idéia de como funciona a comunicação via TCP/IP e porque o jogo precisa de um servidor, entre outras coisas.
Então vamos começar do início.
Toda vez que você, no seu computador, abre o Client(aplicação EXE do seu jogo) do seu Ragnarok, e tenta "Logar" no servidor, o que acontece...
Seu PC, estando conectado à internet por qualquer meio (Modem, ADSL, Cable, 3G, Etc...) faz com que o mesmo possua um IP.
Quando fazemos qualquer coisa na Internet, abrimos uma página, conversamos no MSN, ou qualquer outra coisa, seu computador e os computadores espalhados pela nuvem que é a internet trocam informações, e para isso serve o IP.
O IP é uma chave, que torna sua conexão com a internet unica para que não haja conflito durante a "conversa" entre o seu computador e a Net.
Quando você tenta logar no seu jogo favorito, você está enviando informações pela rede e aguardando respostas da mesma. Por esse motivo é chamado de Comunicação, pois sua máquina fala e ouve, e todas as máquinas na rede ouvem e respondem.
Mas o que fazer jogos online e isso dae de cima tem a ver?? TUDO !!
Quando você tenta se logar, você envia uma pergunta ao servidor do jogo, que por padrão já possui um IP/porta que ele deve acessar na rede e, quando ele acessa o mesmo, dentro daquela máquina há um aplicativo que todos chamam de server, o Listener.
Mas que raios é um Listener??
Listener é a aplicação que, através de uma configuração TCP/IP de IP e Porta, está "Ouvindo" aquela porta. Ouvindo sim, ela está aguardando chegar alguma coisa ali, para que ela possa interpretar e, se interpretado, devolver uma resposta a quem perguntou.
Ao tentar logar, o seu Client envia uma pergunta para aquele IP/Porta, aguardando que, do lado de lá, haja um Listener, que vai ouvir a pergunta, interpretar, e responder para o seu Client "Seja bem vindo Fulano !!" se ele te reconhecer ou "Você não possui usuário e senha aqui seu atoa" se ele não te reconhecer.
Então pense neste Fluxo:
O que a sua aplicação Client deve fazer??
O que o seu server(Listener) deve fazer??
Tudo bem, não entendi nada do que você disse, e agora??
Se você entendeu os dois ultimos itens, já é um começo. Será a partir deles que vamos começar o desenvolvimento de um jogo Online simples, para ser jogado por duas pessoas(um Pong) e iremos evoluindo até o início de um MMO básico.
Várias pessoas podem dizer que existem milhares de milhoes de exemplos disso na net, e realmente tem, porém eu estarei dando as MELHORES DICAS, mostrando as MELHORES ENGINES e principalmente respondendo às MAIORES DÙVIDAS.
Para começar, Usaremos um GM que funciona, a versão 6.1.
Para quem ainda não tem baixe aqui.
Eu não estarei ensinando GM aqui. Nossas lições estarão focadas no desenvolvimento Online.
Então, se você ainda não sabe como colocá-lo no modo avançado, criar sprites, Objects, Rooms, e principalmente Scripts, acho melhor começar seu aprendizado em outros tutoriais.
Para os mais curiosos, saibam que irei ensinar:
Eu pretendo que os itens acima sejam só o começo. Como todos sabem, meu tempo é meio curto, e estou tentando me decidar ao máximo para que todos possam, como eu, se maravilhar com o GM.
Até a próxima Lição.
Então vamos começar do início.
Toda vez que você, no seu computador, abre o Client(aplicação EXE do seu jogo) do seu Ragnarok, e tenta "Logar" no servidor, o que acontece...
Seu PC, estando conectado à internet por qualquer meio (Modem, ADSL, Cable, 3G, Etc...) faz com que o mesmo possua um IP.
Quando fazemos qualquer coisa na Internet, abrimos uma página, conversamos no MSN, ou qualquer outra coisa, seu computador e os computadores espalhados pela nuvem que é a internet trocam informações, e para isso serve o IP.
O IP é uma chave, que torna sua conexão com a internet unica para que não haja conflito durante a "conversa" entre o seu computador e a Net.
Quando você tenta logar no seu jogo favorito, você está enviando informações pela rede e aguardando respostas da mesma. Por esse motivo é chamado de Comunicação, pois sua máquina fala e ouve, e todas as máquinas na rede ouvem e respondem.
Mas o que fazer jogos online e isso dae de cima tem a ver?? TUDO !!
Quando você tenta se logar, você envia uma pergunta ao servidor do jogo, que por padrão já possui um IP/porta que ele deve acessar na rede e, quando ele acessa o mesmo, dentro daquela máquina há um aplicativo que todos chamam de server, o Listener.
Mas que raios é um Listener??
Listener é a aplicação que, através de uma configuração TCP/IP de IP e Porta, está "Ouvindo" aquela porta. Ouvindo sim, ela está aguardando chegar alguma coisa ali, para que ela possa interpretar e, se interpretado, devolver uma resposta a quem perguntou.
Ao tentar logar, o seu Client envia uma pergunta para aquele IP/Porta, aguardando que, do lado de lá, haja um Listener, que vai ouvir a pergunta, interpretar, e responder para o seu Client "Seja bem vindo Fulano !!" se ele te reconhecer ou "Você não possui usuário e senha aqui seu atoa" se ele não te reconhecer.
Então pense neste Fluxo:
O que a sua aplicação Client deve fazer??
- Efetuar conexão com o Listener
- Enviar dados para ele
- Receber dados dele
- Trabalhar os dados recebidos
O que o seu server(Listener) deve fazer??
- Aguardar conexões de Clients
- Ouvir o que foi perguntado
- responder para os N clients conectados as perguntas feitas
- Compartilhar dados entre os Clients
Tudo bem, não entendi nada do que você disse, e agora??
Se você entendeu os dois ultimos itens, já é um começo. Será a partir deles que vamos começar o desenvolvimento de um jogo Online simples, para ser jogado por duas pessoas(um Pong) e iremos evoluindo até o início de um MMO básico.
Várias pessoas podem dizer que existem milhares de milhoes de exemplos disso na net, e realmente tem, porém eu estarei dando as MELHORES DICAS, mostrando as MELHORES ENGINES e principalmente respondendo às MAIORES DÙVIDAS.
Para começar, Usaremos um GM que funciona, a versão 6.1.
Para quem ainda não tem baixe aqui.
Eu não estarei ensinando GM aqui. Nossas lições estarão focadas no desenvolvimento Online.
Então, se você ainda não sabe como colocá-lo no modo avançado, criar sprites, Objects, Rooms, e principalmente Scripts, acho melhor começar seu aprendizado em outros tutoriais.
Para os mais curiosos, saibam que irei ensinar:
- Criando Clients e Servers
- Enviando/Recebendo Dados
- Criando um Chat
- Criando o primeiro game com movimento
- Banco de dados - Básico
- DB - Criando um sistema de Login
- DB - Iniciando um game com Conta
- DB - Criando um MMO básico
Eu pretendo que os itens acima sejam só o começo. Como todos sabem, meu tempo é meio curto, e estou tentando me decidar ao máximo para que todos possam, como eu, se maravilhar com o GM.
Até a próxima Lição.
Última edição por joaoneto em Qua 04 Fev 2009, 14:14, editado 1 vez(es)
valfogo- Data de inscrição : 16/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 44
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x 0 x 0 x 0
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Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Valfogo, isso eh flood =]
Mto bom o tuto, esclarece bem como funciona um game online =)
Mto bom o tuto, esclarece bem como funciona um game online =)
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
Reputação : 0
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Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Hum...
interessante, acho que era um tutu desse que eu estava mesmo precisando...
tutu bem explicado, embora já tenho noção disso...
interessante, acho que era um tutu desse que eu estava mesmo precisando...
tutu bem explicado, embora já tenho noção disso...
Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Hum...Natch escreveu:Hum...
interessante, acho que era um tutu desse que eu estava mesmo precisando...
tutu bem explicado, embora já tenho noção disso...
insteressante, acho que não era um revivedor de tópicos desse que eu estava mesmo presisando...
resposta bem explicada, embora já tenho noção disoo...
makgamer- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
- Outros
Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Gostei! eu não sei nada sobre criar jogos online, só sei um pouco de jogos em flash... Isso para mim é uma informação de oro.
P.S: Muito interessante...
P.S: Muito interessante...
Melchiads- Data de inscrição : 03/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Massa + é meio complicado
GuguBerlandia- Data de inscrição : 26/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 34
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Natch escreveu:Hum...
interessante, acho que era um tutu desse que eu estava mesmo precisando...
tutu bem explicado, embora já tenho noção disso...
Re: Curso GM Online - 1º lição - Saiba como funciona um jogo Online
Tem como explicar como fazer isso no gm 8 pro? a função player connect e soc int não tem la...
rafarubim- Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 65
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