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Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat Empty Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat

Mensagem por joaoneto Seg 02 Fev 2009, 14:12

Na aula passada iniciamos nosso aprendizado sobre o uso da SOC – Simple Online Communication, uma das melhores Dlls de TCP já feitas para o GM.

Hoje iremos fazer um sistema simples de comunicação, um Chat. Com poucas linhas de código, e usando o DirectServer (usado na aula passada como servidor) poderemos fazer um chat simples.
Vamos usar o exemplo que foi construído na aula passada. Ele já possui a soc.dll, os scripts, e um objeto de inicialização. Nesta aula, para poder “escrever” na tela, estaremos trabalhando com o Evento Draw. Vamos lá.

Abra o projeto Client, aquele que foi construído na aula passada. No objeto objStart, no evento Create, abra o Execute Code. Adicionaremos a ele algum código.Antes do código existente, adicione as variáveis nome e texto, Assim:
Código:
nome = "";
texto = "";
Logo após, preencheremos a variável texto com um array de objetos vazios. Esta variável será nossa “caixa de texto” que armazenará e exibirá os textos que os usuários conectados escreverão e enviarão.
Código:
for(i=0; i<28; i+=1) {
  texto[i]="";
}
Estou colocando 27 itens visíveis, mas este valor pode ser mudado. Não entrarei em muitos detalhes de como embelezar o chat, pois a nossa intenção aqui é aprender a usar a soc.
Para que pelo menos os usuários possam se “identificar” no chat, vamos colocar um get_string, que recuperará o nome do usuário para ser usado depois nas mensagens.
Código:
nome=get_string("Qual o seu nome?", "Maker "+string(floor(random(1000))));
A partir de agora, sempre me referirei ao usuário conectado como player.
Vamos falar sobre comunicação. Para se comunicar, usamos os seguintes comandos da SOC:

message_send( id, player, valor);
Envia uma mensagem a um player específico, com ID e valor. Se player for 0(zero) a mensagem é enviada a todos os que estiverem conectados(pensou na possibilidade de uma sala privada??)
message_receive();
Checa se chegou alguma mensagem.
message_id();
retorna o ID da ultima mensagem recebida.
message_player();
retorna o ID do player que enviou a ultima mensagem.
message_value();
retorna o valor da ultima mensagem recebida.

Usando os comandos acima, é que vamos fazer toda a comunicação entre o Listener e o Client, e de Client para Client.

Não pense que, usando 0 no player, você não precisa do Listener, muito pelo contrário, é ele que, ao receber uma mensagem com player = 0 é que redireciona a mensagem para todos os players online.

Voltemos ao Código. A primeira coisa a fazer é “avisar” a todos os players online que você entrou. Para isso, coloque o seguinte código logo após o código já existente:
Código:
message_send(1, 0, nome+" entrou na sala.");
A esta altura, o código do seu Evento Create deve estar assim:
Código:
nome = "";
texto = "";
for(i=0; i<28; i+=1) {
  texto[i]="";
}
nome=get_string("Qual o seu nome?", "Maker "+string(floor(random(1000))));
//Iniciando o Socket
soc_init();
//Conectando ao servidor
if (!player_connect(8040, "localhost")) {
    show_message("Falha ao Conectar no servidor.")
    soc_free();
    game_end();
}
message_send(1, 0, nome+" entrou na sala.");

Então vejamos, passo a passo o código acima:

  • Ao iniciar, declaramos as variáveis que serão usadas nos textos.
  • Recuperamos o nome do player.
  • Iniciamos a Dll.
  • Tentamos conectar(o qual se não conseguir encerra a aplicação).
  • Enviamos uma mensagem que entramos na sala.


Agora a parte importante. Não basta apenas dizer que chegamos, precisamos averiguar a todo momento se chegou alguma mensagem, e poder digitar textos e envia-los. Vamos então.

Adicione um Evento Step e nele um Execute Code. Agora adicione este código:
Código:
// Checamos se alguma mensagem chegou
if(message_receive()) {
  switch(message_id())
  {
  case 1:
    // Se sim, colocaremos ela no array de strings
    // Primeiro movemos todos para cima
    for(i=0; i<27; i+=1) {
      texto[i]=texto[i+1];
    }
    // Finalmente adicionamos a string que chegou
    texto[27]=message_value();
    break;
  }
}
Foi fácil. Agora, toda mensagem que chegar, será colocada na “fila” de mensagens.

Vamos analizar o que foi feito ali em cima:

  • Validamos se chegou alguma mensagem. Se sim:
  • Usamos um case para saber se é o ID de mensagem que esperávamos. Da forma como foi feito no case, podemos enviar mensagens diferentes, com propósitos diferentes.
  • Subimos os textos na fila do array.
  • Colocamos o texto que chegou no Array.


Agora, vamos exibir as mensagens que chegarem.

Adicione um evento Draw, nele um execute Code e adicione o Código:
Código:
// Desenharemos todas as linhas do array
for(i=0; i<28; i+=1) {
  draw_text(10, 10+i*16, texto[i]);
}
// finalmente desenhamos o que se está digitando
draw_text(10, 454, ">> "+keyboard_string);
Estamos indo bem, configuramos a inicialização, a validação e a execução do nosso Chat. Mas ainda falta algo principal... Como vamos escrever?? Essa vem agora:

Adicione um Evento Press, Nele um Execute code e coloque o seguinte código:
Código:
//Primeiro subimos as strings
for(i=0; i<27; i+=1) {
  texto[i]=texto[i+1];
}
// finalmente colocamos a string escrita, mais o nome.
texto[27]=nome+": "+keyboard_string;
// agora a enviamos
message_send(1, 0, nome+": "+keyboard_string);
keyboard_string = "";
Observe que fizemos o mesmo passo de subir a string e adicioná-la ao final do array, como no evento Step.
Fizemos isso por uma simples razão:

“A string enviada para o Listener, mesmo estando com player = 0, não retorna para quem a enviou”.

Ou seja, devemos fazer do Lado Client aquilo que será feito do Lado Listener, para que vejamos o que aconteceu. Se o passo acima não for feito, todos os outros players verão a sua mensagem, menos você. Ao final, usamos o message_send, para enviar o que digitamos.

A esta altura, podemos testar nosso Chat. Mas antes, para evitar erros, objetos instanciados na memória entre outras coisas, vamos adicionar um evento de saída.

Adicione um Evento Press, coloque um Execute code e nele o código:
Código:
// Dizemos aos outros players que estamos saindo.
message_send(1, 0, nome+" saiu.");
// Desconectamos do Server.
player_disconnect();
// desalocamos a DLL.
soc_free();
// e finalizamos o jogo.
game_end();
Examinando o código acima, é bem fácil ver o que acontece. Enviamos uma mensagem, dizendo que estamos saindo, desconectamos do Listener, liberamos a dll e finalizamos o jogo.

Para podermos testar, precisamos compilar o executável, pois vamos abrir duas instancias do Client.
Para compilar, vá no menu File -> Create Executable, como na figura abaixo:
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Após compilar, execute o Directserver(os passos de execução foram explicados na aula anterior) e execute duas instancias do Client.exe. Ao clicar em OK em uma delas, na outra aparecerá o texto que “o fulano entrou na sala.”. experimente digitar textos nas duas janelas, apertar enter e, para sair, não feche no X da janela, aperte ESC(nosso comando de saída, lembra??)
Curso GM Online - 3º Lição - Comunicação entre Clients -> Chat 13367481ja2

Acabamos de entrar no que eu chamo de “esqueleto” de um jogo Online. Pense, você consegue se conectar a um servidor (Listener), dizer quem você é, enviar uma mensagem para que todos os que estiverem conectados possam ler, e ler as mensagens que todos enviarem.

Nosso chat ficou meia-boca, dava pra fazer bem melhor. Mas a intenção da aula foi concluída, dar os primeiros passos na comunicação entre Clients, através do Listener, enviando e recebendo informações.

Isto que foi mostrado aqui é a ponta da ponta do Iceberg. O GM é capaz de muito mais, mas muito mesmo, bastando saber como desenvolver. Alguns dirão:
“Mas pra quê que eu vou perder tempo com isso, se o Netplay me dá isso pronto??”
Eu sou um profissional. Me tornei profissional por querer sempre mais, aprender mais, inovar mais, e melhorar mais. Usar GM pra fazer jogo é coisa de quem já sabe o que quer, não apenas tenta. E eu estou aqui por estes, que sabem o que querem, e conseguirão.

Por hoje é só. Na próxima aula, veremos como é simples fazer um “Pong” usando o SOC.

Até lá.


Última edição por joaoneto em Qua 04 Fev 2009, 14:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por vinians Seg 02 Fev 2009, 17:03

Minha nossa, ótimo tutorial, não só pelo conteúdo, mais pela forma como você explica. Espero fazer meu RPG On Line rapidamente com suas explicações. Parabéns!!!!!!
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Mensagem por Hélio Seg 02 Fev 2009, 21:21

Realmente Muito boM!

quando eu começei no GM free eu usava seu tutorial SEMPRE

mas quando baixei o GM pro, eu aprendi a me virar um pouco...

sem querer ofender mas preferia suas aulas antigas xD
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Mensagem por joaoneto Seg 02 Fev 2009, 21:59

smeraudo escreveu:Realmente Muito boM!

quando eu começei no GM free eu usava seu tutorial SEMPRE

mas quando baixei o GM pro, eu aprendi a me virar um pouco...

sem querer ofender mas preferia suas aulas antigas xD
Eu fico feliz em saber que você leu minhas aulas quando eu começei com o GM, a muito tempo atrás. Realmente elas poderiam parecer mais interessantes mesmo pois eu tratava dos detalhes do GM, como contruir cenários, falei muito sobre colisão e até comecei o esqueleto de um simples jogo de Plataforma 2D.
Mas os tempos mudam. Fazer um game Online com certeza é uma curiosidade grande de muitos, e estou aqui pra tentar facilitar a coisa.
Mesmo assim obirgado, tentarei encontrar nos meus arquivos as primeiras aulas e quem sabe eu não as posto também. Twisted Evil
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Mensagem por valfogo Ter 03 Fev 2009, 02:23

FIko Simplesmente... MARA!

Happy

dahora, lets continue
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Mensagem por ETraud Sex 17 Abr 2009, 18:16

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objStart:

Error defining an external function.


????
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Mensagem por joaoneto Seg 04 maio 2009, 09:00

ETraud escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objStart:

Error defining an external function.


????
A dll SOC deve estar na pasta do seu projeto, junto com ele.
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Mensagem por Natch Qua 02 Set 2009, 01:21

mais uma óptima aula...

*não sei se estou a fazer algo de errado em reviver esses tópicos, mas é que eu estou a ler essas aulas agora...
E ler um tópico, aprender com ele, e depois não agradecer dizendo que leu, isso é mau...
ao menos do meu ponto de vista
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Mensagem por André Gustavo Qua 02 Set 2009, 10:28

@REVIVEU TOPICO
LEIA AS REGRAS DO FORUM ;)
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Mensagem por CPinheiro Qua 02 Set 2009, 10:51

Não sei se isso conta como reviver um tópico (por se tratar de um tutorial), mas se você quer evitar esse tipo de coisa, você pode agradecê-lo nos créditos de seu jogo. (=
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Mensagem por patofu3.0 Qui 17 Set 2009, 22:31

cara nao ta
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Mensagem por patofu3.0 Qui 17 Set 2009, 22:36

cara nao da o meu da erro sera que alguem pode me ajudar da isso:
daisso me ajudem
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Mensagem por patofu3.0 Qui 17 Set 2009, 22:38

da um erro gigantesco depois do erro eu o apago e da uma telinha perguntando qual seu nome tem la maker (numero) quandoaperto em ok da outro erro
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Mensagem por doidobr Qui 17 Set 2009, 22:39

patofu3.0 escreveu:cara nao ta

Oque você quis dizer?
Se não foi sobre o tópico foi um tremendo flood...

Edit: Cuidado,post duplo!
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Mensagem por tavares199551 Dom 14 Mar 2010, 23:14

o meu quando eu entro sem decopilar ele entra normal mas quando eu decopilo ele pra .exe eu escrevo o nome e depois aparese essa mnsagem... que isso?? porque ta dando isso??

Spoiler:
ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aeeeee se mi puderem ajudar aiii o mais rapido pusivel
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Mensagem por jpaulo Sáb 14 Ago 2010, 18:05

muito bom mesmo
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Mensagem por shaedol Sex 24 Set 2010, 22:23

como assim eveno press?
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Mensagem por Furious God Ter 12 Out 2010, 16:47

msm coisa de shaedol
n tem evento press
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Mensagem por Denis Lemos Ter 12 Out 2010, 16:55

shaedol escreveu:como assim eveno press?

Furious God escreveu:msm coisa de shaedol
n tem evento press

Evento Keyboard, Key Press ou Key Release

Quando ele diz evento Press, siginifica no evento de apertar uma tecla a sua escolha, que no caso seria o Key Press !
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Mensagem por Furious God Ter 12 Out 2010, 18:12

Key press >any key?
msm assim dah isso

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object objstart:

Error defining an external function.


e o programa tah na msm pasta do meu executable
Furious God
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