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Duvida com colisao
4 participantes
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Duvida com colisao
Ola pessoal, no create do inimigo eu coloquei pra ele ficar movendo p/ frente e quando colidir com o player coloquei um codigo: speed=0 e queria saber que quando o player sair da colisão, ele voltar ao movimento....
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Re: Duvida com colisao
Assim dá para saber se os objetos estão colidindo
CÓDIGO:
if place_meeting(x,y,obj)
Se querer verificar a colisão por todos os lados onde está "x" e "y" deixe como está, se querer verificar colisão abaixo !
CÓDIGO:
if place_meeting(x,y+1,obj)
Colisão por cima:
CÓDIGO:
if place_meeting(x,y-1,obj)
colisão pela direita:
CÓDIGO:
if place_meeting(x+1,y,obj)
E colisão pela esquerda:
CÓDIGO:
if place_meeting(x-1,y,obj)
No lugar de "obj" é o nome do outro objeto que será a colisão !
reposta do Denis Lemos, no topico : https://gmbr.forumeiros.com/t7350-como-e-a-colisao-atraves-de-codigos
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Re: Duvida com colisao
sim, mas como uso isso no meu caso?
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Re: Duvida com colisao
coloca no step do enimigo, checando se há uma colisão com o player ai vc podem
o x e y, depende de por onde é a colisao, só olhar o post que eu mandei
- Código:
if place_meeting(x,y,obj_player)
speed = 0
else
speed = o que for
o x e y, depende de por onde é a colisao, só olhar o post que eu mandei
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Re: Duvida com colisao
hmmm mas tipo, mesmo usando os codigos acima nao deu pra especificar direito, se ele ta com a sprite esquerda ele colide normalmente, mas se tiver com a direita ele vira pra esquerda e depois colidi :S
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Re: Duvida com colisao
entao voce vai ter que por algo do genero
pelo que intendi, isso deve arrumar, se tiver alguma duvida avisa
- Código:
if player.direction =>90 and player.direction=<270 and place_meeting(x,y,obj_player) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
spr_index = inimigo_direita// muda a sprite
speed = 0
else // se nao
spr_index = inimigo_esquerda // muda sprite
speed = o que for
pelo que intendi, isso deve arrumar, se tiver alguma duvida avisa
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Re: Duvida com colisao
nao deu:
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
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Re: Duvida com colisao
henriquebr escreveu:nao deu:
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
O que você esperava? Você apenas colou o código dele sem fazer modificação, a expressão "o" está sendo identificada como um símbolo desconhecido, tire os comentários do código e teste.
Última edição por Super Games em Ter 13 Mar 2012, 22:19, editado 1 vez(es)
Re: Duvida com colisao
e claro que eu modifiquei O-O e se vc percebeu o erro foi nessa linha ai! LOOOOOOOOOOOL.
Fiz o q vc falou, tirei os coments:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
e agora deu outro erro:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
^
at position 21: Unexpected symbol in expression.
Fiz o q vc falou, tirei os coments:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
e agora deu outro erro:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
^
at position 21: Unexpected symbol in expression.
Última edição por henriquebr em Ter 13 Mar 2012, 22:16, editado 1 vez(es)
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Re: Duvida com colisao
relaxeem ;)
acho que é porque troquei um sinal sem querer
tente ao invez de =>
>= e <=
caso ainda nao de, tente com só igual e veja se esta bom
acho que é porque troquei um sinal sem querer
tente ao invez de =>
>= e <=
caso ainda nao de, tente com só igual e veja se esta bom
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Re: Duvida com colisao
tirei e agora deu erro no else:
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
else
^
at position 2: Unexpected symbol in expression.
:S
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
else
^
at position 2: Unexpected symbol in expression.
:S
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Re: Duvida com colisao
haha ta dificiil, dexo ve, poem assim:
e ve se rola
- Código:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
{
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
}
else
{
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
}
e ve se rola
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Re: Duvida com colisao
Então coloque assim no Create:
Então coloque assim no Step:
- Código:
global.mover=true
Então coloque assim no Step:
- Código:
if global.mover=true
{
speed=4
}
if place_meeting(x,y,inimigo)
{
global.mover=false
}
if global.mover=false
{
speed=0
}
if place_free(x+1,y)
{
global.mover=true
}
Re: Duvida com colisao
@Guisao deu erro de novo, mas vlw ai @Super Game funcionou akI!!!
edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
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Re: Duvida com colisao
henriquebr escreveu: @Guisao deu erro de novo, mas vlw ai @Super Game funcionou akI!!!
edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
Não entendi muito bem o que acontece, mas pode resolver marcando Other.
Re: Duvida com colisao
tipo: tem uma abobora na suafrente ai ela toca em vce para,ai tem outraabobora da mesmanarente etb para, comoconserto?
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Re: Duvida com colisao
Como eu disse antes pode ser que resolva marcando Other. Por que irá ocorrer apenas com o objeto da colisão.
Ou se não funcionar você poderia mandar a sua engine que eu ajeito, porque assim tá difícil.
Ou se não funcionar você poderia mandar a sua engine que eu ajeito, porque assim tá difícil.
Re: Duvida com colisao
Henrique, quando eu quero que algo aconteça com uma
instancia de um objeto, mas que não aconteça com as outras do mesmo tipo,
eu uso a palavra 'self',
só que aí acho q vc não pode usar uma var Global pra indicar se o objeto
pode andar, e sim uma variável Local.
instancia de um objeto, mas que não aconteça com as outras do mesmo tipo,
eu uso a palavra 'self',
só que aí acho q vc não pode usar uma var Global pra indicar se o objeto
pode andar, e sim uma variável Local.
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Re: Duvida com colisao
, como uso esse dois casos? (other, self)
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Re: Duvida com colisao
se vc está usando aquela variavel que o Super Games disse "global.mover"
e deu certo,
é por isso, vc não deve usar uma var Global, pq aí todas as instancias que usam ela irão ter o memso comportamento ao mesmo tempo.
use uma variável Local no objeto no lugar dessa globla.
e deu certo,
é por isso, vc não deve usar uma var Global, pq aí todas as instancias que usam ela irão ter o memso comportamento ao mesmo tempo.
use uma variável Local no objeto no lugar dessa globla.
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