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Duvida com colisao

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Duvida com colisao Empty Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 21:24

Ola pessoal, no create do inimigo eu coloquei pra ele ficar movendo p/ frente e quando colidir com o player coloquei um codigo: speed=0 e queria saber que quando o player sair da colisão, ele voltar ao movimento....
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Guisão Ter 13 Mar 2012, 21:30


Assim dá para saber se os objetos estão colidindo
CÓDIGO:

if place_meeting(x,y,obj)


Se querer verificar a colisão por todos os lados onde está "x" e "y" deixe como está, se querer verificar colisão abaixo !
CÓDIGO:

if place_meeting(x,y+1,obj)

Colisão por cima:
CÓDIGO:

if place_meeting(x,y-1,obj)

colisão pela direita:
CÓDIGO:

if place_meeting(x+1,y,obj)

E colisão pela esquerda:
CÓDIGO:

if place_meeting(x-1,y,obj)


No lugar de "obj" é o nome do outro objeto que será a colisão !

reposta do Denis Lemos, no topico : https://gmbr.forumeiros.com/t7350-como-e-a-colisao-atraves-de-codigos

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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 21:36

sim, mas como uso isso no meu caso?
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Guisão Ter 13 Mar 2012, 21:39

coloca no step do enimigo, checando se há uma colisão com o player ai vc podem

Código:

if place_meeting(x,y,obj_player)
speed = 0
else
speed = o que for

o x e y, depende de por onde é a colisao, só olhar o post que eu mandei
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 21:53

hmmm mas tipo, mesmo usando os codigos acima nao deu pra especificar direito, se ele ta com a sprite esquerda ele colide normalmente, mas se tiver com a direita ele vira pra esquerda e depois colidi :S
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Guisão Ter 13 Mar 2012, 21:58

entao voce vai ter que por algo do genero

Código:

if player.direction =>90 and player.direction=<270 and place_meeting(x,y,obj_player) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
spr_index = inimigo_direita// muda a sprite
speed = 0
else // se nao
spr_index = inimigo_esquerda // muda sprite
speed = o que for


pelo que intendi, isso deve arrumar, se tiver alguma duvida avisa
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 22:00

nao deu:

FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por CLT Ter 13 Mar 2012, 22:06

henriquebr escreveu:nao deu:

FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction =>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco) // se o player estiver olhando pra direita e colidindo
^
at position 22: Unexpected symbol in expression.

O que você esperava? Você apenas colou o código dele sem fazer modificação, a expressão "o" está sendo identificada como um símbolo desconhecido, tire os comentários do código e teste.

Duvida com colisao 31640


Última edição por Super Games em Ter 13 Mar 2012, 22:19, editado 1 vez(es)
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 22:12

e claro que eu modifiquei O-O e se vc percebeu o erro foi nessa linha ai! LOOOOOOOOOOOL.

Fiz o q vc falou, tirei os coments:

if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4

e agora deu outro erro:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
^
at position 21: Unexpected symbol in expression.



Última edição por henriquebr em Ter 13 Mar 2012, 22:16, editado 1 vez(es)
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Guisão Ter 13 Mar 2012, 22:15

relaxeem ;)

acho que é porque troquei um sinal sem querer

tente ao invez de =>

>= e <=
caso ainda nao de, tente com só igual e veja se esta bom
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 22:18

tirei e agora deu erro no else:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object abobora:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
else
^
at position 2: Unexpected symbol in expression.

:S
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Guisão Ter 13 Mar 2012, 22:21

haha ta dificiil, dexo ve, poem assim:

Código:


if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
else
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4

if boneco.direction=>90 and boneco.direction=<270 and place_meeting(x,y,boneco)
{
sprite_index = abobora_dir;
speed = 0
}
else
{
sprite_index = abobora_esq ;
speed = 4
}


e ve se rola
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por CLT Ter 13 Mar 2012, 22:25

Então coloque assim no Create:

Código:
global.mover=true

Então coloque assim no Step:

Código:
if global.mover=true
{
speed=4
}

if place_meeting(x,y,inimigo)
{
global.mover=false
}

if global.mover=false
{
speed=0
}

if place_free(x+1,y)
{
global.mover=true
}

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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Ter 13 Mar 2012, 22:38

@Guisao deu erro de novo, mas vlw ai @Super Game funcionou akI!!! cheers

edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por CLT Ter 13 Mar 2012, 22:41

henriquebr escreveu: @Guisao deu erro de novo, mas vlw ai @Super Game funcionou akI!!! cheers

edit: achei que tinha resolvido, mas nao :S tipo: quando ele colide e tem outro do mesmo que nao ta colidindo ele colide tb (tipo ele colide com um ai ele para, so que outro que ta mas longe ele para tb)

Não entendi muito bem o que acontece, mas pode resolver marcando Other.

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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Qui 15 Mar 2012, 09:49

tipo: tem uma abobora na suafrente ai ela toca em vce para,ai tem outraabobora da mesmanarente etb para, comoconserto?
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Mensagem por CLT Qui 15 Mar 2012, 09:58

Como eu disse antes pode ser que resolva marcando Other. Por que irá ocorrer apenas com o objeto da colisão.

Ou se não funcionar você poderia mandar a sua engine que eu ajeito, porque assim tá difícil.
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Eudes - Hyo Qui 15 Mar 2012, 10:46

Henrique, quando eu quero que algo aconteça com uma
instancia de um objeto, mas que não aconteça com as outras do mesmo tipo,
eu uso a palavra 'self',
só que aí acho q vc não pode usar uma var Global pra indicar se o objeto
pode andar, e sim uma variável Local.
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por henriquebr Sex 16 Mar 2012, 17:48

, como uso esse dois casos? (other, self)
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Eudes - Hyo Sex 16 Mar 2012, 18:27

se vc está usando aquela variavel que o Super Games disse "global.mover"
e deu certo,

é por isso, vc não deve usar uma var Global, pq aí todas as instancias que usam ela irão ter o memso comportamento ao mesmo tempo.
use uma variável Local no objeto no lugar dessa globla.
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Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

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