Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Dúvida na colisão?!
+3
André Gustavo
fonetico
Adriel
7 participantes
Página 1 de 1
Dúvida na colisão?!
Como fazer para que, quando ele colida com uma plataforma no ar, se ele bater na lateral, ele não grude, ele desça????
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
Vamos tentar um esquema de códigos que dependendo do jogo, ajusta essa "grudada".
Pois bem, primeiro vá no evento step do seu personagem e coloque o código:
Agora, na colisão do personagem com a plataforma coloque:
Espero que esse código resolva seu problema, ele é um dos mais utilizados para resolver isso.
Pois bem, primeiro vá no evento step do seu personagem e coloque o código:
- Código:
if place_free(x,y+1) //se tiver espaço a 1 pixel abaixo
{
gravity_direction = 270 //direção da gravidade para baixo
gravity = 0.5 //pressão da gravidade
}
else //senao
{
gravity_direction = 270 //direção da gravidade para baixo
gravity = 0 //não haverá gravidade
}
Agora, na colisão do personagem com a plataforma coloque:
- Código:
move_contact_solid(direction,12) //contato oposto à plataforma
vspeed = 0 //velocidade vertical igual a 0
Espero que esse código resolva seu problema, ele é um dos mais utilizados para resolver isso.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
Eu uso estes dois códigos e dá errado, ele gruda... e depois dizem que o GM não tem bugs!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
Já tentou colocar só a plataforma sólida mas o player não?
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
Já está assim!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
qual é o codigo de colisao com a plataforma,pode ser nesse evento que esta errado.
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 278
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
Tente colocar a máscara do player em forma de quadrado, isso evita que ele grude. Por padrão, ao adicionar um sprite, a máscara fica da mesma forma que o personagem, o que pode estar causando esse erro. O certo seria colocar a máscara em forma de quadrado porque dessa forma, ela "desliza".
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
Você usa a função place_free() no código de movimentação? Geralmente ele é usado em jogos de plataformas para impedir que o personagem entre nas paredes.
Assim, o objeto andaria só se tiver espaço para andar. Nada que você crie tem inteligência própria (a não ser que você a programe =P).
O que acontece na tela é por causa dos seus códigos, certos ou errados. Não é bug do Game Maker.
Assim, o objeto andaria só se tiver espaço para andar. Nada que você crie tem inteligência própria (a não ser que você a programe =P).
O que acontece na tela é por causa dos seus códigos, certos ou errados. Não é bug do Game Maker.
Re: Dúvida na colisão?!
o Game Maker nao tem bugs de colisao...
vou te explicar um jeito:
-Crie um objeto p/ ser a parede e coloque hspeed=0 na colisao
-Crie um objeto p/ ser o chao e coloque vspeed=0 na colisao...
Agora coloque a parede assim:
vou te explicar um jeito:
-Crie um objeto p/ ser a parede e coloque hspeed=0 na colisao
-Crie um objeto p/ ser o chao e coloque vspeed=0 na colisao...
Agora coloque a parede assim:
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Dúvida na colisão?!
Pedro Henrique escreveu:o Game Maker nao tem bugs de colisao...
vou te explicar um jeito:
-Crie um objeto p/ ser a parede e coloque hspeed=0 na colisao
-Crie um objeto p/ ser o chao e coloque vspeed=0 na colisao...
Agora coloque a parede assim:
Essa "solução" é pouco eficiente, o melhor é uma engine que funcione genéricamente.
O problema no caso deve ser a falta de uma mascara de colisão!
Coloque uma mascara e adicione esse código no step:
- Código:
while (!place_free(x+1,y))
{x-=1;}
while (!place_free(x-1,y))
{x+=1;}
while (!place_free(x,y+1))
{y-=1;}
while (!place_free(x,y-1))
{x+=1;}
Flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Dúvida na colisão?!
O modo do janx é bom, mas também tem outro jeito bem simples, coloque no STEP do player:
Comigo isso sempre funcionou !
- Código:
if not place_free(x+hspeed,y) { hspeed=0 }
Comigo isso sempre funcionou !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos