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Aumentar máscara de colisão.

4 participantes

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Aumentar máscara de colisão. Empty Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por Meokor Ter 13 Mar 2012, 14:32

Olá a todos!

Pessoal, estou tendo um probleminha e acho que ele pode ser resolvido se eu conseguir aumentar a máscara de colisão para determinado objeto. Tipo, o personagem tem um limite de colisão nos objetos do cenário, mas gostaria que os inimigos tivesse outro limite de colisão, então aumentando e diminuindo a máscara de colisão poderia resolver esse problema de uma maneira mais fácil.

Teria como fazer isso via GML?

Obrigado pelo tempo e atenção de todos.
Forte Abraço!
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Aumentar máscara de colisão. Empty Re: Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por Need 90 Ter 13 Mar 2012, 14:38

Tipo isso ?
Código:
mask_index
Não entendi direito, você quer editar os valores da mascara ou quer que mude a mascara?
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Aumentar máscara de colisão. Empty Re: Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por Meokor Ter 13 Mar 2012, 15:00

Tipo assim, não sei se vai conseguir entender com esse desenho muito bem feito... rsrsrs...

Aumentar máscara de colisão. Imagemwku

Já consegui fazer com que o personagem fique na frente e atrás do objeto, então o personagem está funcionando corretamente. Agora com os inimigos eu não consegui fazer isso funcionar, porque os inimigos são mais de um, então o código não se comporta da mesma maneira.

Pensando nisso resolvi cancelar o sistema de profundidade para os inimigos, e para fazer isso sem afetar o sistema já pronto do personagem, seria aumentar a máscara de colisão do objeto para quando for inimigo. Gostaria que meu jogo ficasse como está no desenho.

Espero que tenha entendido... Happy
Abraços...
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Aumentar máscara de colisão. Empty Re: Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por Kabeção Qua 14 Mar 2012, 10:56

Basta mudar a mask antes de checar a colisão, mas nesse caso é melhor você não usar o Event Collision mas sim as funções de colisão para ter mais controle, por exemplo:
Código:
mask_index = maskParaInimigo;
if place_meeting(x,y,objInimigo) {
....
}
mask_index = maskParaSolido;
if place_meeting(x,y,objSolido) {
....
}
Você pode mudar a mascara a qualquer hora com mask_index e todas as funções seguinte usaram ela.
É como o draw_set_color.
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Aumentar máscara de colisão. Empty Re: Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por Meokor Qua 14 Mar 2012, 13:55

Ae! Acho que era bem isso que eu estava querendo, mas como nunca mexi com máscaras em programação GML antes, me veio uma outra dúvida...

Como consigo uma máscara para ser atribuída a variável mask_index?

Abraços...
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Mensagem por Need 90 Qua 14 Mar 2012, 13:57

Meokor escreveu:Ae! Acho que era bem isso que eu estava querendo, mas como nunca mexi com máscaras em programação GML antes, me veio uma outra dúvida...

Como consigo uma máscara para ser atribuída a variável mask_index?

Abraços...

simples, crie uma sprite, essa sprite ira ser a mask.
dai use o :
Código:
mask_index=sprite0
como eu e o kabeção dissemos
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Aumentar máscara de colisão. Empty Re: Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por Meokor Qua 14 Mar 2012, 14:09

Opaaa!!! Deu certo aquiii!!

Era isso mesmo que eu precisava gente. Eu não consegui entender de primeira, mas agora tá beleza!

Obrigado aê gente Need 90 e Kabeção!

Forte Abraço!
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Aumentar máscara de colisão. Empty Re: Aumentar máscara de colisão.

Mensagem por saim Qua 14 Mar 2012, 15:20

Como a dúvida foi resolvida, o tópico está sendo trancado. Se quiser reabrir, entre em contato com a moderação.
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