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Definir direção durante colisão
4 participantes
Página 1 de 1
Definir direção durante colisão
Estou fazendo um jogo com movimentação de bolas (algo parecido com sinuca) e quero que quando elas colidirem a bola menor tenha direção de acordo com a realidade (na sinuca por exemplo pode "cortar" a bola, quero algo parecido) .
O jogo é top view
Agradeço desde já
O jogo é top view
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Murilo31- Games Ranking :
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Re: Definir direção durante colisão
Amigo de uma olhada neste tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/t6240-projeto-abandonadoengine-de-sinuca
Flws
https://gmbr.forumeiros.com/t6240-projeto-abandonadoengine-de-sinuca
Flws
Re: Definir direção durante colisão
Seria perfeito se nao fosse por isso
Ja tinha achado essa engine mais sempre aparece isso
mesmo assim vlw
Ja tinha achado essa engine mais sempre aparece isso
mesmo assim vlw
Murilo31- Games Ranking :
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Re: Definir direção durante colisão
Uhm essa engine foi feita pelo pedro, talvez se você mandar uma mp pra ele ele te mande um link funcionando!
Flws!
Flws!
Re: Definir direção durante colisão
Cara,
você pode solucionar isso facilmente usando conceito de vetores.
Você pode fazer algo do tipo:
Quando houver colisão,
calcula o vetor partindo do centro do cículo preto até o centro do círculo marrom (cores do seu exemplo) e então usa esse vetor para ser a velocidade da bola marrom.
Para ficar mais interessante você pode normalizar o vetor e multiplicar por um fator de velocidade desejado.
Veja a imagem:
Nesse caso você faria o seguinte cálculo:
(5, 7) - (2, 12) = (3, -5)
(5, 7) é a posição da bola pequena e (2, 12) a da bola grande.
E aí é só fazer o X da bola pequena com velocidade 3 e o Y com velocidade -5. Como falei seria interessante normalizar esse vetor mas não vou explicar isso, de uma pesquisada se quiser.
você pode solucionar isso facilmente usando conceito de vetores.
Você pode fazer algo do tipo:
Quando houver colisão,
calcula o vetor partindo do centro do cículo preto até o centro do círculo marrom (cores do seu exemplo) e então usa esse vetor para ser a velocidade da bola marrom.
Para ficar mais interessante você pode normalizar o vetor e multiplicar por um fator de velocidade desejado.
Veja a imagem:
Nesse caso você faria o seguinte cálculo:
(5, 7) - (2, 12) = (3, -5)
(5, 7) é a posição da bola pequena e (2, 12) a da bola grande.
E aí é só fazer o X da bola pequena com velocidade 3 e o Y com velocidade -5. Como falei seria interessante normalizar esse vetor mas não vou explicar isso, de uma pesquisada se quiser.
Re: Definir direção durante colisão
ai pessoal vlw consegui resolver.
joqus, tirei como base o q vc disse e fiz isso:
deu certo.
joqus, tirei como base o q vc disse e fiz isso:
- Código:
vspeed = y - bola.y
hspeed = x - bola.x
if speed > 0
speed = speed/2
deu certo.
Murilo31- Games Ranking :
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Re: Definir direção durante colisão
Dúvida resolvida, Tópico trancado.
Caso deseje reabrí-lo envie uma mensagem privada a um moderador.
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