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Direcão da colisão e evento Draw
5 participantes
Página 1 de 1
Direcão da colisão e evento Draw
Ae galera tudo na paz? Bom meu projeto tá em criação, eu to fazendo ele com o máximo de detalhes. Mas tipo as minhas dúvidas são.
- Eu queria criar uma colisão com o inimigo tipo a colisão do jogo (Megaman)
na qual o Megaman ao colidir com o inimigo ele e jogado para o lado contrário da colisão e permanece um tempo curto invencível.
- Eu já li re-li e tentei fazer aqui, a barra de vidas, eu até consigo e talz, mas quando crio a barra pelo Draw ela aparece mas o meu personagem some, e se eu marco Relative a barra vira meu personagem , e outra ela não segue a tela. Se puderem me explicar certim como faz haha.
Se alguem souber e puder me tirar as dúvidas ficaria grato.
Desde já grato. Valeu
Edit: Coisa estranha eu já salvei minha assinatura mas quando posto ela não sai
- Eu queria criar uma colisão com o inimigo tipo a colisão do jogo (Megaman)
na qual o Megaman ao colidir com o inimigo ele e jogado para o lado contrário da colisão e permanece um tempo curto invencível.
- Eu já li re-li e tentei fazer aqui, a barra de vidas, eu até consigo e talz, mas quando crio a barra pelo Draw ela aparece mas o meu personagem some, e se eu marco Relative a barra vira meu personagem , e outra ela não segue a tela. Se puderem me explicar certim como faz haha.
Se alguem souber e puder me tirar as dúvidas ficaria grato.
Desde já grato. Valeu
Edit: Coisa estranha eu já salvei minha assinatura mas quando posto ela não sai
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
Para saber o lado no evento de colisão compare o x do personagem com o x do inimigo. Como assim:- Eu queria criar uma colisão com o inimigo tipo a colisão do jogo (Megaman)
na qual o Megaman ao colidir com o inimigo ele e jogado para o lado contrário da colisão e permanece um tempo curto invencível.
- Código:
// Evento Create
direcao=1
// Evento Collision
if x<x.other direcao=-1 // esquerda
if x>x.other direcao=1 // direita
- Eu já li re-li e tentei fazer aqui, a barra de vidas, eu até consigo e talz, mas quando crio a barra pelo Draw ela aparece mas o meu personagem some, e se eu marco Relative a barra vira meu personagem , e outra ela não segue a tela. Se puderem me explicar certim como faz haha.
Não acha estranho um desenho aparecer na tela sem você ter mandado?
Pois é, se você não usar o evento Draw a imagem que você definiu para o objeto vai aparecer lá mesmo sem você ter mandado. Pense bem e vai parecer estranho.
O GM desenha esse imagem sozinho para você, mas se usar o evento Draw e como se você disse-se: "Quero ter o controle sobre tudo!".
Então você deve colocar o código para desenhar a barra de vida e outro para desenhar o personagem. Algo muito usado para desenhar o personagem quando se usa o evento draw é isso:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
ou
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Perfil > Perferencias > Sempre anexar minha assinatura > Sim > Salvar.Edit: Coisa estranha eu já salvei minha assinatura mas quando posto ela não sai
Não é permitido títulos gerais. Apresente sua duvida com um que mostre mais o assunto do tópico.
Título editado.
Re: Direcão da colisão e evento Draw
Muito obrigado cara pela atenção dada a minha dúvida, valeu mesmo.
Desculpe-me pelo título realmente não foi minha intenção.
Vo testa aqui depois responde se deu certo. Grato. =D
Desculpe-me pelo título realmente não foi minha intenção.
Vo testa aqui depois responde se deu certo. Grato. =D
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
Kabeçao na parte que tem de por
Eu entendi o que código quer dizer, só que da o seguinte erro quando vou conferir a sintaxe "Variable Name Expected" eu já declarei a variável no create do personagem o que teria que fazer?
if x<x. other direcao=-1
if x>x. other direcao=1
Eu entendi o que código quer dizer, só que da o seguinte erro quando vou conferir a sintaxe "Variable Name Expected" eu já declarei a variável no create do personagem o que teria que fazer?
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
tem um pequeno erro ai
o correto é:
o 'x' vai depois do other =)
Cuidado com posts duplos,
Leia as regras, https://gmbr.forumeiros.com/novidades-regras-f2/regras-do-forum-t1938.htm
No priximo perdera 25% da barra de warning!
o correto é:
- Código:
if x<other.x {direcao = -1;}
if x>other.x {direcao = 1;}
o 'x' vai depois do other =)
Cuidado com posts duplos,
Leia as regras, https://gmbr.forumeiros.com/novidades-regras-f2/regras-do-forum-t1938.htm
No priximo perdera 25% da barra de warning!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
Valeu Janx, aproveitando que tu respondeu isso haha, logo depois de eu ter feito a barra de vida como o Kabeção disse como faço pra ela seguir meu personagem?
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
Bom, vc sabe como fazer para desenhar a barra certo?
è so vc por no draw, e por as cordenadas dela usando o x e y do personagem.
vai pedir x1, x2, y1 e y2.
eu fasso assim:
x1 --> x-20
x2 --> x+20
y1 --> y-30
y2 --> y-20
E lembre-se de quando por o evento draw, por o codigo:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
para desenhar o jogador tambem.
è so vc por no draw, e por as cordenadas dela usando o x e y do personagem.
vai pedir x1, x2, y1 e y2.
eu fasso assim:
x1 --> x-20
x2 --> x+20
y1 --> y-30
y2 --> y-20
E lembre-se de quando por o evento draw, por o codigo:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
para desenhar o jogador tambem.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
Show de bola mano, mas nesse:
Preciso substituir algo ae pelo sprite do jogador, ou deixa assim deste jeito?
Eu usei este código mas ele so funfa na versão Pro a minha é a Lite. .
Tem outro código que funcione na lite?
Edit: Eu já ia esquecendo eu baixei este seu jogo Archery Master ta muito bem bolado ele, parabéns, com novo visual vai ficar melhor ainda.
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
Preciso substituir algo ae pelo sprite do jogador, ou deixa assim deste jeito?
Eu usei este código mas ele so funfa na versão Pro a minha é a Lite. .
Tem outro código que funcione na lite?
Edit: Eu já ia esquecendo eu baixei este seu jogo Archery Master ta muito bem bolado ele, parabéns, com novo visual vai ficar melhor ainda.
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
Não precisa mudar no código, basta mudar o sprite_index dele em qualquer evento que irá desenhar o próprio sprite_index atual, e sua versão é lite, infelizmente terá que dar um upgrade nele para pro se não não dá pra fazer outras coisas no Gm meu amigo
Flww
Flww
Re: Direcão da colisão e evento Draw
:oops:Janx escreveu:tem um pequeno erro ai
o correto é:
- Código:
if x<other.x {direcao = -1;}
if x>other.x {direcao = 1;}
o 'x' vai depois do other =)
Usa o outro que de passei.Tem outro código que funcione na lite?
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
Re: Direcão da colisão e evento Draw
aproveitando meu post, fiz a barra de vida pro meu heroi, ai criei uma para o chefe da fase, mas quando o chefe me ataca ou sofro algum dano na room dele, a barra de vida dele desce junto com a minha. Tem como ter uma barra de vida pra cada separadamente?
Última edição por CyberTrox em Sáb 17 Jan 2009, 23:30, editado 2 vez(es)
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
ja tem um tópico sobre isso no forum!
de uma olhada: https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f10/health-bar-para-os-inimigos-t1975.htm
de uma olhada: https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f10/health-bar-para-os-inimigos-t1975.htm
Re: Direcão da colisão e evento Draw
AlexFC, neste tópico que você me passou mostra como faz uma barra para caso se fosse um objeto pra todos os inimigos, aqui no meu caso eu precisaria criar um para um chefe independente da barra do heroi. Mas valeu pela ajuda.
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Direcão da colisão e evento Draw
vc tem q criar uma variavel:
no evento create do chefe:
no evento colisão com o tiro:
no evento step:
e agora o health bar(FEITO ORIGINALMENTE POR REDDRAGON)
no evento draw:
draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)
x1,y1 = coordenadas iniciais canto esquerdo superior
x2,y2 = coordenadas finais canto direito inferior da barra
amount = variável que é o valor da vida(no caso ''vidachefe)
backcol = cor do fundo
mincol = cor da barra chegando ao fim
maxcol = cor da barra cheia
direction = direção (para onde vc quer q a vida vai acabando{ex: 90 é para cima)
showback = 1 para findo visível e 0 para invisível
showborder = 1 para borda visível e 0 para invisível
caso não consegui, aki ta uma engine q eu fiz(em 10 minutos): http://www.megaupload.com/?d=GTUYJHAS
Controles: setas esquerda, direita movem o tank e espaço atira!
flws!
no evento create do chefe:
- Código:
vidachefe=100
no evento colisão com o tiro:
- Código:
vidachefe+=-1
no evento step:
- Código:
if vidachefe=0{instance_destroy()}
e agora o health bar(FEITO ORIGINALMENTE POR REDDRAGON)
no evento draw:
draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)
x1,y1 = coordenadas iniciais canto esquerdo superior
x2,y2 = coordenadas finais canto direito inferior da barra
amount = variável que é o valor da vida(no caso ''vidachefe)
backcol = cor do fundo
mincol = cor da barra chegando ao fim
maxcol = cor da barra cheia
direction = direção (para onde vc quer q a vida vai acabando{ex: 90 é para cima)
showback = 1 para findo visível e 0 para invisível
showborder = 1 para borda visível e 0 para invisível
caso não consegui, aki ta uma engine q eu fiz(em 10 minutos): http://www.megaupload.com/?d=GTUYJHAS
Controles: setas esquerda, direita movem o tank e espaço atira!
flws!
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