GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56


Evento Draw - informaçoes/dicas

+2
doug_maker
Natch
6 participantes

Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por Natch Ter 08 Set 2009, 20:19

Boas...

Eu decidi passar para o modo 3D no GM, que daqui para frente tentar desenvolver só jogos 3D, e tenho algumas dúvidas com o Evento Draw no GM
visto que o GM ao carregar objectos 3D demora um muito tempo, penso em desenhar os meus objectos com o Evento Draw

1º Há algum software do tipo modelar objectos em 3D que depois os converte em código para usar no Darw ou algo parecido? porque já peguei um exemplo e ele tem um boneco desenhado só em linhas de códigos

2º quais são os polígonos que o Evento Draw pode desenhar? se for necessário alguns exemplos...

3º Algumas dicas sobre Colisões de objectos 3D, visto que é o Draw que os vai desenhar...

Agradeço desde já...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por doug_maker Dom 13 Set 2009, 10:37

se voce ir ao site do yoyogames vc pode baixar uma lib que ajude em 3D tenho certeza que la tem é só proucurar dai pode facilitar mt na sua criação
doug_maker
doug_maker

Data de inscrição : 14/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 152
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por Natch Dom 13 Set 2009, 11:03

eu não quero usar lib...
quero mesmo programar, mesmo por isso quero criar isso mesmo sozinho... é assim que se aprende
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por ManoLego Dom 13 Set 2009, 12:19

auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
ManoLego
ManoLego

Data de inscrição : 06/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 192
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por CPinheiro Dom 13 Set 2009, 13:00

ManoLego escreveu:auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe

Sua tentativa de ownar o cara falhou de forma ridícula.

Bem, quanto ao 3D, não é o meu forte. Mas veja alguns polígonos (retirados do manual do GM):

d3d_primitive_begin(kind) Start a 3D primitive of the indicated kind: pr_pointlist, pr_linelist, pr_linestrip,pr_trianglelist,pr_trianglestrip or pr_trianglefan.
d3d_vertex(x,y,z) Add vertex (x,y,z) to the primitive, using the color and alpha value set before.
d3d_vertex_color(x,y,z,col,alpha) Add vertex (x,y,z) to the primitive, with its own color and alpha value. This allows you to create primitives with smoothly changing color and alpha values.
d3d_primitive_end() End the description of the primitive. This function actually draws it.


Exemplo de uso:

Código:

{
  d3d_primitive_begin(pr_trianglelist);
    d3d_vertex(100,100,0);
    d3d_vertex(100,200,0);   
    d3d_vertex(150,150,200);
    d3d_vertex(100,200,0);
    d3d_vertex(200,200,0);   
    d3d_vertex(150,150,200);
    d3d_vertex(200,200,0);
    d3d_vertex(100,100,0);   
    d3d_vertex(150,150,200);
    d3d_vertex(100,100,0);
    d3d_vertex(100,200,0);   
    d3d_vertex(200,200,0);
  d3d_primitive_end();
}
O código desenhará uma pirâmide, se não me engano.
Você também pode usar polígonos texturizados no 3D.

d3d_primitive_begin_texture(kind,texid) Start a 3D primitive of the indicated kind with the given texture.
d3d_vertex_texture(x,y,z,xtex,ytex) Add vertex (x,y,z) to the primitive with position (xtex,ytex) in the texture, blending with the color and alpha value set before.
d3d_vertex_texture_color(x,y,z,xtex,ytex,col,alpha) Add vertex (x,y,z) to the primitive with position (xtex,ytex) in the texture, blending with its own color and alpha value.
d3d_primitive_end() End the description of the primitive. This function actually draws it.


Exemplo de uso:

Código:

{
  var ttt;
  ttt = background_get_texture(back);
  d3d_primitive_begin_texture(pr_trianglefan,ttt);
    d3d_vertex_texture(0,480,0,0,0);
    d3d_vertex_texture(640,480,0,1,0);   
    d3d_vertex_texture(640,480,1000,1,1);
    d3d_vertex_texture(0,480,1000,0,1);
  d3d_primitive_end();
}
Um triângulo com a parte de frente e a parte de trás. \o/

Espero ter ajudado. Se não resolveu sua dúvida, dá uma olhada na parte de 3D do manual GM.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por ManoLego Dom 13 Set 2009, 13:06

ai Cpinheiro
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo
ManoLego
ManoLego

Data de inscrição : 06/09/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 192
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por Kabeção Dom 13 Set 2009, 13:23

Desenhar um modelo com puro código é muito mais lento que usar um modelo pronto porque ele fica salvado na memória e é processado mais rápido.

Para colisões simples você pode usar as funções collision que o GM tem. As aulas do Alex explicam elas.
Para colisões complexas se usa DLLs.
Praticamento a maioria dos softwares 3D usam DLLs para fazer isso.
Se quiser um exemplo procura por engine de fisica GM Newton mas não é bom tentar fazer algo muito grande.
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por PedroX Dom 13 Set 2009, 14:58

xtreme3D
é uma boa dll pra 3D

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por Natch Dom 13 Set 2009, 20:39

auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
ManoLego vou aprender sozinho sim, mas posso pedir ajuda a quem percebe, acredita que eu não estava a espera da tua ajuda....
quando falei em fazer o código sozinho é porque quero perceber o código, usar uma lib com funções Drop&Drop eu não ia saber o que esta por detrás daquilo, se vocês acham que é assim que devem programar nunca vão ser bons programadores...

CPinheiro me manda o ficheiro de ajuda da gm....
Kabeção e Pedro Henrique eu ando a perceber como funciona as .dll no gm, e tb ando a estudar o xtreme3D
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por CPinheiro Dom 13 Set 2009, 21:21

ManoLego escreveu:ai Cpinheiro
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo

O que eu quis dizer é que você postou aquilo para humilhar/chatear o cara, e não para ajudá-lo. Não importa se estava de brincadeira ou não, aquele seu post foi flood. E dos piores.
Não entendeu o que eu disse sobre você? Vou explicar de forma mais clara: você fez um post idiota só para caçoar com o cara, mas o post ficou tão ridículo que você manchou sua própria imagem.

CPinheiro me manda o ficheiro de ajuda da gm....
Kabeção e Pedro Henrique eu ando a perceber como funciona as .dll no gm, e tb ando a estudar o xtreme3D
Ficheiro enviado por MP.
A Xtreme3D é uma boa ideia. Gosto dela, funciona bem. Boa sorte nos estudos com ela. o/
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por Natch Seg 14 Set 2009, 06:54

CPinheiro obrigada pelo ficheiro, e não de importancia ao o que o ManoLego disse...
Natch
Natch

Data de inscrição : 05/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 501
Prêmios : Evento Draw - informaçoes/dicas Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://studionatch.com.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Evento Draw - informaçoes/dicas Empty Re: Evento Draw - informaçoes/dicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos