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Evento Draw - informaçoes/dicas
+2
doug_maker
Natch
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Evento Draw - informaçoes/dicas
Boas...
Eu decidi passar para o modo 3D no GM, que daqui para frente tentar desenvolver só jogos 3D, e tenho algumas dúvidas com o Evento Draw no GM
visto que o GM ao carregar objectos 3D demora um muito tempo, penso em desenhar os meus objectos com o Evento Draw
1º Há algum software do tipo modelar objectos em 3D que depois os converte em código para usar no Darw ou algo parecido? porque já peguei um exemplo e ele tem um boneco desenhado só em linhas de códigos
2º quais são os polígonos que o Evento Draw pode desenhar? se for necessário alguns exemplos...
3º Algumas dicas sobre Colisões de objectos 3D, visto que é o Draw que os vai desenhar...
Agradeço desde já...
Eu decidi passar para o modo 3D no GM, que daqui para frente tentar desenvolver só jogos 3D, e tenho algumas dúvidas com o Evento Draw no GM
visto que o GM ao carregar objectos 3D demora um muito tempo, penso em desenhar os meus objectos com o Evento Draw
1º Há algum software do tipo modelar objectos em 3D que depois os converte em código para usar no Darw ou algo parecido? porque já peguei um exemplo e ele tem um boneco desenhado só em linhas de códigos
2º quais são os polígonos que o Evento Draw pode desenhar? se for necessário alguns exemplos...
3º Algumas dicas sobre Colisões de objectos 3D, visto que é o Draw que os vai desenhar...
Agradeço desde já...
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
se voce ir ao site do yoyogames vc pode baixar uma lib que ajude em 3D tenho certeza que la tem é só proucurar dai pode facilitar mt na sua criação
doug_maker- Data de inscrição : 14/02/2009
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Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
eu não quero usar lib...
quero mesmo programar, mesmo por isso quero criar isso mesmo sozinho... é assim que se aprende
quero mesmo programar, mesmo por isso quero criar isso mesmo sozinho... é assim que se aprende
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
ManoLego- Data de inscrição : 06/09/2009
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Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
ManoLego escreveu:auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
Sua tentativa de ownar o cara falhou de forma ridícula.
Bem, quanto ao 3D, não é o meu forte. Mas veja alguns polígonos (retirados do manual do GM):
d3d_primitive_begin(kind) Start a 3D primitive of the indicated kind: pr_pointlist, pr_linelist, pr_linestrip,pr_trianglelist,pr_trianglestrip or pr_trianglefan.
d3d_vertex(x,y,z) Add vertex (x,y,z) to the primitive, using the color and alpha value set before.
d3d_vertex_color(x,y,z,col,alpha) Add vertex (x,y,z) to the primitive, with its own color and alpha value. This allows you to create primitives with smoothly changing color and alpha values.
d3d_primitive_end() End the description of the primitive. This function actually draws it.
Exemplo de uso:
- Código:
{
d3d_primitive_begin(pr_trianglelist);
d3d_vertex(100,100,0);
d3d_vertex(100,200,0);
d3d_vertex(150,150,200);
d3d_vertex(100,200,0);
d3d_vertex(200,200,0);
d3d_vertex(150,150,200);
d3d_vertex(200,200,0);
d3d_vertex(100,100,0);
d3d_vertex(150,150,200);
d3d_vertex(100,100,0);
d3d_vertex(100,200,0);
d3d_vertex(200,200,0);
d3d_primitive_end();
}
Você também pode usar polígonos texturizados no 3D.
d3d_primitive_begin_texture(kind,texid) Start a 3D primitive of the indicated kind with the given texture.
d3d_vertex_texture(x,y,z,xtex,ytex) Add vertex (x,y,z) to the primitive with position (xtex,ytex) in the texture, blending with the color and alpha value set before.
d3d_vertex_texture_color(x,y,z,xtex,ytex,col,alpha) Add vertex (x,y,z) to the primitive with position (xtex,ytex) in the texture, blending with its own color and alpha value.
d3d_primitive_end() End the description of the primitive. This function actually draws it.
Exemplo de uso:
- Código:
{
var ttt;
ttt = background_get_texture(back);
d3d_primitive_begin_texture(pr_trianglefan,ttt);
d3d_vertex_texture(0,480,0,0,0);
d3d_vertex_texture(640,480,0,1,0);
d3d_vertex_texture(640,480,1000,1,1);
d3d_vertex_texture(0,480,1000,0,1);
d3d_primitive_end();
}
Espero ter ajudado. Se não resolveu sua dúvida, dá uma olhada na parte de 3D do manual GM.
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
ai Cpinheiro
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo
ManoLego- Data de inscrição : 06/09/2009
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Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
Desenhar um modelo com puro código é muito mais lento que usar um modelo pronto porque ele fica salvado na memória e é processado mais rápido.
Para colisões simples você pode usar as funções collision que o GM tem. As aulas do Alex explicam elas.
Para colisões complexas se usa DLLs.
Praticamento a maioria dos softwares 3D usam DLLs para fazer isso.
Se quiser um exemplo procura por engine de fisica GM Newton mas não é bom tentar fazer algo muito grande.
Para colisões simples você pode usar as funções collision que o GM tem. As aulas do Alex explicam elas.
Para colisões complexas se usa DLLs.
Praticamento a maioria dos softwares 3D usam DLLs para fazer isso.
Se quiser um exemplo procura por engine de fisica GM Newton mas não é bom tentar fazer algo muito grande.
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
xtreme3D
é uma boa dll pra 3D
é uma boa dll pra 3D
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
ManoLego vou aprender sozinho sim, mas posso pedir ajuda a quem percebe, acredita que eu não estava a espera da tua ajuda....auehuehuehueahaeuhe
vc disse tudo..se se aprende sosinho,intao se vira
uaehuehaeuhaeuheuhe
quando falei em fazer o código sozinho é porque quero perceber o código, usar uma lib com funções Drop&Drop eu não ia saber o que esta por detrás daquilo, se vocês acham que é assim que devem programar nunca vão ser bons programadores...
CPinheiro me manda o ficheiro de ajuda da gm....
Kabeção e Pedro Henrique eu ando a perceber como funciona as .dll no gm, e tb ando a estudar o xtreme3D
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
ManoLego escreveu:ai Cpinheiro
nao entendi o que vc disse quanto a mim
e otra to de brinks
e quase impossible fazer algo sosinho(pelomenos no mundo maker)
e eu nao sei se isso ajuda em alguma coiza
mas por script
e possivel fazer,cubo,piramide,esfera,tubo(oco),cilindro,quadrado e triangulo
alem de circulo
e por outros meios e so pra fazer objetos personalizados mesmo
O que eu quis dizer é que você postou aquilo para humilhar/chatear o cara, e não para ajudá-lo. Não importa se estava de brincadeira ou não, aquele seu post foi flood. E dos piores.
Não entendeu o que eu disse sobre você? Vou explicar de forma mais clara: você fez um post idiota só para caçoar com o cara, mas o post ficou tão ridículo que você manchou sua própria imagem.
Ficheiro enviado por MP.CPinheiro me manda o ficheiro de ajuda da gm....
Kabeção e Pedro Henrique eu ando a perceber como funciona as .dll no gm, e tb ando a estudar o xtreme3D
A Xtreme3D é uma boa ideia. Gosto dela, funciona bem. Boa sorte nos estudos com ela. o/
Re: Evento Draw - informaçoes/dicas
CPinheiro obrigada pelo ficheiro, e não de importancia ao o que o ManoLego disse...
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