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como fazer player atirar pro lado certo

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como fazer player atirar pro lado certo Empty como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por daniel2132 Dom 15 Jan 2012, 20:22

galera eu sei que ja tiveram mts desses topicos por aki no forum + nenhum deles me ajudou mt, bem galera eu quero fazer com que meu player atire para o lugar que esta olhando + tem um problema,eu fiz o obj do meu player assim
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/33/catsog.jpg/
ou seja eu tenho meu player andando pra esquerda,direita,cima e baixo e tenho ele parado pra esquerda,direita,cima e baixai eu pus isso em cada playerhttps://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/850/95071442.jpg/
ai eu queria um codigo que funfasse en tds os players tanto como ele estando parando ou andando se nao entenderam posta aew que eu esplico melhor galera...


Última edição por daniel2132 em Qua 18 Jan 2012, 21:26, editado 2 vez(es)
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por GuuhRauber Dom 15 Jan 2012, 20:24

Explique-se melhor cara.
Você quer que, por exemplo, ele atire para esquerda quando ele estiver olhando pra eskerda, isso não está acontecendo?
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Mensagem por daniel2132 Dom 15 Jan 2012, 20:26

eu quero que quando ele estiver pra esquerda andando ou parado ele possa atirar e isso acontecer nas outras direçoes tbm...
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como fazer player atirar pro lado certo Empty eu te ajudo

Mensagem por God_of_war425 Dom 15 Jan 2012, 20:59

eu sei como fazer iso mais ainda não entendi pergunta ele so atira para um lado ou vc quer que ele atira para todas os lados? se quer que ele atira para todas diresoes eu te falo como ou mando engine mais não sei postar engine então fica dificil mais,n venha reclamar quazo não responda porque to tento problemas então as vezes n da para entra mais amanhan se ainda não estiver Resolvido eu mando engine e explicasão como fazer ok?flw
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Mensagem por daniel2132 Dom 15 Jan 2012, 21:09

olha eu quero que ele atire para todos os lados ou seja se eu tiver virado pra cima o tiro ir pra cima se eu tiver pra baixo o tiro ira pra baixo e etc....
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Mensagem por God_of_war425 Dom 15 Jan 2012, 21:22

amanhan faso engine com explicasão junto eu te explico na page porque agr não da vo jantar para dormir amanhan mais se tiver Resolvido obviu não vo postar flw.
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por CLT Dom 15 Jan 2012, 21:27

Coloque no Create do jogador:

Código:
direita=true

E no Step:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord("Z")
if direita=true
{
instance_create(x,y,TIRO_D)
}
else
{
instance_create(x,y,TIRO_E)
}
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Mensagem por daniel2132 Dom 15 Jan 2012, 22:10

Super Games escreveu:Coloque no Create do jogador:

Código:
direita=true

E no Step:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord("Z")
if direita=true
{
instance_create(x,y,TIRO_D)
}
else
{
instance_create(x,y,TIRO_E)
}

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player_direita:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
if direita = true
^
at position 2: Symbol , or ) expected.
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Mensagem por CLT Dom 15 Jan 2012, 22:21

daniel2132 escreveu:
Super Games escreveu:Coloque no Create do jogador:

Código:
direita=true

E no Step:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord("Z")
if direita=true
{
instance_create(x,y,TIRO_D)
}
else
{
instance_create(x,y,TIRO_E)
}

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player_direita:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
if direita = true
^
at position 2: Symbol , or ) expected.

Então no Create:

Código:
direita=true

Step:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord("Z"))
if direita=true
{
instance_create(x,y,TIRO_D)
}
else
{
instance_create(x,y,TIRO_E)
}

Eu testei aqui e deu ceto, mas eu acho que está igual.
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por daniel2132 Dom 15 Jan 2012, 23:32

Super Games escreveu:
daniel2132 escreveu:
Super Games escreveu:Coloque no Create do jogador:

Código:
direita=true

E no Step:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord("Z")
if direita=true
{
instance_create(x,y,TIRO_D)
}
else
{
instance_create(x,y,TIRO_E)
}

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player_direita:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
if direita = true
^
at position 2: Symbol , or ) expected.

Então no Create:

Código:
direita=true

Step:

Código:
if keyboard_check_pressed(ord("Z"))
if direita=true
{
instance_create(x,y,TIRO_D)
}
else
{
instance_create(x,y,TIRO_E)
}

Eu testei aqui e deu ceto, mas eu acho que está igual.

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player_direita:

Error in code at line 2:
if direita = true
^
at position 5: Unknown variable direita
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por Davichococat Dom 15 Jan 2012, 23:35

Amigo, não fui eu que fiz o código, mas pelo report, se percebe claramente que o erro é com a varíavel. Tem certeza que definiu ela (antes de fazer qualquer código, aliás)? Se ainda não ajudar, tente fazer a váriavel uma global. Não acho que vá ajudar, mas o que vale é tentar, certo? Smile
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por CLT Dom 15 Jan 2012, 23:37

Aqui dá certo, você colocou os nomes das variáveis todos certos?
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Mensagem por daniel2132 Seg 16 Jan 2012, 00:06

kra eu colokei exatamente como no codigo nao mudei nd, n entendo mt sobre codigos no GM ,somente no delhpi e visualg ainda to querendo pegar a manha dos codigos.
me add aew no msn:daniel_allmeida@Live.com
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Mensagem por God_of_war425 Seg 16 Jan 2012, 10:58

ja fis engine de atirar para todo lados explicandocando oque o code esta fazendo porque etc so tem problema eu não sei postr =( como posto a aengine temque colocar ela em algum sit de download depois posta link aqui?se for iso cm faso pra colocar no sit?flw.
ae li oque ele direserão acima vc define variavel? direita por iso que da erro unkow varible direita.
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por saim Seg 16 Jan 2012, 11:49

@God_of_war425: Exatamente. Você se cadastra em algum site desses, clica em upload (que vai estar em um lugar diferente em cada site) e vai receber um link. Você posta o link.

@daniel2132: o que você precisa é definir a variável direction no create event dos tiros. direction é a direção do objeto, em graus, então você quer um dos seguintes valores (0, 90, 180, 270). Você pode definí-la em função do sprite_index ou da direction do personagem, faça como achar mais simples.
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como fazer player atirar pro lado certo Empty Re: como fazer player atirar pro lado certo

Mensagem por daniel2132 Qua 18 Jan 2012, 00:39

saim sei que parece um pouco estupida minha pergunta + como que faz esse código aew de direction pq eu n entendo mt de códigos no game maker... eu acho que seria mt bom pra mim e para iniciantes uma aula tipo de códigos ajudaria mt



se kiser me add awe no msn se kiser :daniel_allmeida@live.com
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Mensagem por Pit Bull Qua 18 Jan 2012, 00:47

saim escreveu:@God_of_war425: Exatamente. Você se cadastra em algum site desses, clica em upload (que vai estar em um lugar diferente em cada site) e vai receber um link. Você posta o link.

@daniel2132: o que você precisa é definir a variável direction no create event dos tiros. direction é a direção do objeto, em graus, então você quer um dos seguintes valores (0, 90, 180, 270). Você pode definí-la em função do sprite_index ou da direction do personagem, faça como achar mais simples.

vou ensinar a você.
Direction e o mesmo que direção,ela serve para saber em qual direção você quer ir, ou apontar algo, ou criar algo naquela direção.

no seu caso em um jogo de tiro o personagem precisa saber a direção do objetivo(que pode ser um monstro ou outro jogar),para isso existe essa variavel.

Vou dar um exemplo de tiro:

tiro=instance_create(x,y,obj_tiro) //cria o objeto tiro em baixo do seu personagem
tiro.direction=0 //faz o tiro seguir/ir para a direita
tiro.speed=6 //faz o tiro ter velocidade 6

pronto,seu personagem ja atirou para o lado direito.

lados que ele pode atirar:

cima:90
baixo:270
esquerda:180
direita=0 ou 360

mais alguma duvida?
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Mensagem por daniel2132 Qua 18 Jan 2012, 01:07

entendi o direction e vou testar amanha pq agr n to na minha ksa e to fl pelo macbook do meu pai + agr q eu entendi esse negocio de direction vou usar direto vlw @pit bull me ajudou mt com o jogo vlw
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Mensagem por MeGusta Qua 18 Jan 2012, 02:35

Faz assim,coloca nos players virados pra cima :
Código:
o=instance_create(x,y,obj_tiro)
(o).direction=90
(o).speed=velocidade do tiro
nos que sao virado pra baixo :
Código:
o=instance_create(x,y,obj_tiro)
(o).direction=270
(o).speed=velocidade do tiro
esquerda:
Código:
o=instance_create(x,y,obj_tiro)
(o).direction=180
(o).speed=velocidade do tiro
e direita:
Código:
o=instance_create(x,y,obj_tiro)
(o).direction=0
(o).speed=velocidade do tiro
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Mensagem por saim Qua 18 Jan 2012, 08:42

Dê uma ulhada nesse link, perguntas 13, 16 e 19.
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