GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

4 participantes

Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Sex 20 maio 2011, 16:23

Bem ja tentei procurar,nenhuma engine disponivel na area de aprendizado tambem ja tentei fazer com tutorias que aprendi e desenvolver mais ele nao cria,agora quero saber,como eu faço isso alguen ai tem uma engine pra min?
Por favor me ajudem.


Última edição por Nicolas em Sex 20 maio 2011, 17:45, editado 1 vez(es)
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por fredcobain Sex 20 maio 2011, 16:35

Se for algo tipo plataforma, faz assim:

Código:

instance_create(enemy.x,enemy.y,tiro);

if (enemy.x > player.x)
{
tiro.hspeed=-3;
}

else

{
tiro.hspeed=3;
}



Agora se for uma visao top down, tipo rpg, o segredo é fazer assim:

Código:

instance_create(enemy.x,enemy.y,tiro)
tiro.speed=3;
tiro.direction=point_direction(enemy.x,enemy.y,player.x,player.y);


Acredito eu que as duas últimas linhas desse último código podem até ser substituidas pela função motion_add(dir,speed)
nesse caso o último código tbm poderia ser:
Código:

instance_create(enemy.x,enemy.y,tiro);
motion_add(3,point_direction(enemy.x,enemy.y,player.x,player.y));

embora nunca tenha testado essa função motion_add();


Última edição por fredcobain em Sex 20 maio 2011, 16:43, editado 2 vez(es)
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Carlos L. Sex 20 maio 2011, 16:35

De uma lida nas aulas do RedDragon, lá ele ensina como fazer o ataque.
Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t3425-aulas-de-game-maker-para-iniciantes-por-reddragon
flw
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Sex 20 maio 2011, 17:45

A gente é algo do tipo plataforma,fredcobain não deu certo pois ainda nao possuo inimigo,vou ate tentar com qualquer objeto,mais tem com ser sem inimigo?

Alguen tambem pode psotar como colocar movimento no tiro?
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por kelvindeth Sex 20 maio 2011, 17:46

Cria uma variável para checar o lado que está virado.

Ex:
globalvar direita;
global.direita = true // Se seu personagem começar virado para a direita

Depois é so trabalhar em cima da var.

cria uma linha +- assim:

// Atacando para a direita:
Código:
if global.direita = true and keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
  sprite_index = "Sprite dele atacando para a direita"
}

// Atacando para a esquerda:
Código:
if global.direita = false and keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
  sprite_index = "Sprite dele atacando para a esquerda"
}



Qualquer coisa so perguntar, espero que tenha entendido.... Flw...
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Sex 20 maio 2011, 18:07

Teria como substituir esse sprite intex para criar um objeto?

E como colocar velocidade no tiro,pra direção certa?
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Carlos L. Sex 20 maio 2011, 18:27

Ta ai uma engine de como atirar.
Código:
http://dl.dropbox.com/u/29135492/Player_Tiro.gmk
flw
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por kelvindeth Sex 20 maio 2011, 19:30

Nicolas escreveu:Teria como substituir esse sprite intex para criar um objeto?

E como colocar velocidade no tiro,pra direção certa?

Tem sim... Ao invez do comando sprite_index coloque:

Código:
instance_create(x,y,"Objeto_a_ser_criado")

Ja a valocidade do tiro você configura pelo próprio objeto de tiro com o código:

Código:
hspeed += 5 ou hspeed -= 5


Dica: coloca um evento no objeto tiro, pra quando ele sumir da room, o objeto ser destruído, para evitar muitas "Instancias" no mapa, podendo causar lag...
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Ter 24 maio 2011, 19:21

Kelvindeth obrigado por me ajudar deu certo so nao deu certo no tiro,eu tentei fazer o seguinte:

Código:
if global direita = true
{
hspeed=+8
}

Else > Aqui deu erro

if global direita = false
{
hspeed=-8

Esse codigo esta errado em que parte?
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos