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[Resolvido] Como checar se está empurrando?
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Como checar se está empurrando?
Tipo, eu quero saber como eu faço para:
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e não estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Entenderam?
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e não estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Entenderam?
Última edição por Ticky em Seg 19 Jan 2009, 20:45, editado 1 vez(es)
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Vc ja deu a resposta. Basta passar para GML.
vou fazer as 2 primeiras pra vc:
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
vou fazer as 2 primeiras pra vc:
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
- Código:
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_parado_esquerda;
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Valeu Janx!
Valeu mesmo, pois além de me ajudar, me deu uma tarefa-de-casa pra fazer!
Eu consegui, o código completo é esse:
Valeu mesmo, pois além de me ajudar, me deu uma tarefa-de-casa pra fazer!
Eu consegui, o código completo é esse:
- Código:
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_parado_esquerda;
}
if !place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = parado_esquerda;
}
if !place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = andando_esquerda;
}
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Viu como é facil?
Ainda mais do modo q vc perguntou
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Ai ja ta a resposta, so q na nossa lingua, so presisa passar para GML e pronto!
Facil neh?
Quando presisar de fazer algo é so escrever exatamente como é e depois passar pra gml =)
Q bom que conseguiu!
FLW!
Ainda mais do modo q vc perguntou
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Ai ja ta a resposta, so q na nossa lingua, so presisa passar para GML e pronto!
Facil neh?
Quando presisar de fazer algo é so escrever exatamente como é e depois passar pra gml =)
Q bom que conseguiu!
FLW!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Só que eu não sabia que "!" significa "não" e eu tava trocando "sprite_index=" com "image_index=" XDXDXD
E valeu pela dica de transferir para GML!
E valeu pela dica de transferir para GML!
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
problema bem resolvido, mas um conselho é primeiro checar se a tecla foi ou nao precionada e abrir outro if dentro do outro checando se esta colidiondo com o bloco
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Gusba escreveu:problema bem resolvido, mas um conselho é primeiro checar se a tecla foi ou nao precionada e abrir outro if dentro do outro checando se esta colidiondo com o bloco
bom acredito q nao fassa mta diferença =/
Ou tem diferença =/?
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
a diferença é que voce vai economizar processamento, voce vai reduzir pela metade o numero de checagens, pq se a tecla nao for pressionada ele nem vai checar o proximo IF
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
a, mas a diferença nao eh mta quando sao poucos eventos =/
Flw
Flw
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Então eu posso usar 4 if's no mesmo code?
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
4? nao...
Seria isso aki o:
if keyboard_check(vk_left)
{
if place_meeting(x,y,objeto_bloco)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
}
(para o primeiro codigo q vc fez)
Flw
Seria isso aki o:
if keyboard_check(vk_left)
{
if place_meeting(x,y,objeto_bloco)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
}
(para o primeiro codigo q vc fez)
Flw
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
é, para poucas checagens nao faz muita diferença, mas eu sempre cuido isso, tipo, se eu for mudar de sprite, eu checo se a sprite é diferente da quela q ele vai troca, assim ele nao fica o tempo todo trocando, ele só troca uma vez
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