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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?

5 participantes

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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não? Empty [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?

Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 18:33

Primeiramente, olá à todos.

Recentemente descobri a maravilha chamada "Tiles" no Room Editor. Antes, tinha que criar vários objetos, passando até um dia para fazer um tile e seus subtiles. Porém, esses tiles eram interativos. Alguns nem tanto, somente ao ponto de suportar colisão; já outros poderiam ser empurrados, puxados, ou destruídos.

Quando descobri tiles(pouquíssimo tempo atrás), já comecei a usar. Mas aí vem a questão: Eles podem ser interativos, ou só agem como um background? Se forem interativos, apenas colisão, ou outras coisas, incluíndo as que especifiquei?

Obrigado.

Ah, e se forem me dar algum tipo de código, tentem explicar o que cada parte faz. Não quero sair copiando e colando algo na minha engine sem nem saber como funciona. Novamente, obrigado.


Última edição por Davichococat em Sex 30 Dez 2011, 21:13, editado 1 vez(es)
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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não? Empty Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?

Mensagem por JV Justino Sex 30 Dez 2011, 18:57

Bom, tiles são, assim como os backgrounds, estáticos. Se quiser usar animações, terá que usar objetos e sprites mesmo ;)

Ah, e se forem me dar algum tipo de código, tentem explicar o que cada parte faz. Não quero sair copiando e colando algo na minha engine sem nem saber como funciona. Novamente, obrigado.
Se todos pensassem assim o fórum seria bem melhor Very Happy
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Mensagem por Super Games Sex 30 Dez 2011, 18:58

Não, tiles não são interativos.(Arrumei Happy)


Última edição por Tsurugi Kyousuke em Sex 30 Dez 2011, 19:22, editado 1 vez(es)
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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não? Empty Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?

Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 19:18

Obrigado. Porém, acho que se fosse usar objetos, teria que fazer cerca de 600 sprites e objetos. Se poderem ajudar, novamente agradeço.
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Mensagem por PedroX Sex 30 Dez 2011, 19:18

Existe uma única função que eu lembro que pode funcionar:
tile_set_visible(id,visible);

O primeiro argumento é o id da tile (passe o mouse sobre a tile no editor de rooms).
O segundo é true ou false (1 ou 0).

No entanto, você deve colocar uma em cima da outra.

Exemplo:
Create:
Código:
animacao=0;
tile[0]=id_dela;
tile[1]=id_dela;
tile[2]=id_dela;
total_de_tiles=3;

Step:
Código:
animacao+=1;
animacao=animacao mod total_de_tiles; //faz o numero variar de 0 a 2

for(i=0; i<total_de_tiles; i+=1)
if tile[i]!=animacao //se não for para desenhar
{tile_set_visible(tile, 0);} //invisivel
else
{tile_set_visible(tile, 1);}//visivel

Editado: já que o número é muito grande, use um for para declarar o id das tiles.
Note que na room o id delas varia numa sequência, então será mais fácil.


Última edição por Pedrø em Sex 30 Dez 2011, 19:21, editado 1 vez(es)

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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não? Empty Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?

Mensagem por SIGILOSO Sex 30 Dez 2011, 19:20

OFF: Super Games, você não é interativo? XD

Os tiles funcionam apenas para representar o cenário, eles não possuem características que os objetos possuem. Caso queira criar, por exemplo, caixas para serem empurradas, trampolins e etc, aí você fará como estava fazendo antes, a partir de sprites e objetos. Para animar seu tileset sem precisar espalhar inúmeros objetos pela room, você pode criar tilesets diferentes com os frames da animação, e a partir de códigos, trocar o tileset periodicamente para alterar a animação (embora possa ser bem trabalhoso).
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Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 19:25

Oh meu Deus, isso são pelo menos 600 sprites e 600 objetos, sem contar as animações...

Acho que tenho que desistir desse jogo. nuu

Mesmo que eu use o computador o dia inteiro, seria impossível isso.

Edit: Sozinho, isso seria impossível. Sozinho... Twisted Evil
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Mensagem por SIGILOSO Sex 30 Dez 2011, 19:28

Nesse caso, todos os tiles seriam interativos?
Aí você pode tentar criar algum sistema que defina automaticamente a sprite. Isso poderia te aliviar do trabalho de criar cada objeto, pelo menos.
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Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 19:32

@SIGILOSO

Mas foi por isso mesmo que pedi ajuda. Algum tipo de script que faça isso. Ainda nem mexi com a GML, acho que estou me apressando demais, hem?

Mas isso não vem ao caso. Cool
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Mensagem por PedroX Sex 30 Dez 2011, 19:40

Eu postei como animar acima.
Como você quer um sistema de colisão, eis a solução:
https://gmbr.forumeiros.com/t16172-atualizadoenginenovo-metodo-de-colisao

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Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 19:45

Futuramente, esses dois sistemas vão ser muito úteis, mais não o suficiente. Quando quis dizer interativo, é muito além de colisão e animação; São tiles que podem quebrar, tem HP diferente, defesa diferente, etc. Sei que não faz muito sentido querer "tiles" que tenham até mesmo vida e defesa, que isso é uma característica que "funcionava" melhor em NPC's, mas vai ser muito útil depois. Talvez vocês entendam se eu consiguir terminar o meu jogo.

O motivo por qual eu não explico melhor é estar sugeito a cópia. Não quero isso.
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Mensagem por PedroX Sex 30 Dez 2011, 20:06

Crie um mapa para cada tile.
Código:
tile1 =ds_map_create();
ds_map_add(tile1, 'vida', 100);

Agora ao colidir, por exemplo, coloque:
Código:
vida=ds_map_find_value(tile1, 'vida');
ds_map_replace(tile1, 'vida', vida-valor_a_perder);

A colisão você já sabe fazer.

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Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 20:20

E como o código irá saber qual é tile1? Ou você está falando de uma variável? Ah, e me desculpe a pergunta, mas o que é um mapa? Explique um pouco melhor, é meu primeiro jogo "sério", e sou muito ruim em GML(por enquanto, pretendo ler tutoriais e treinar).

Já sei que a função ds_map_create vai criar um novo "mapa"(o que ainda não sei o que é), mas o que são as outras?

Obrigado pela atenção. E por me ajudar até aqui.
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Mensagem por PedroX Sex 30 Dez 2011, 20:58

Está meio complicado de eu explicar agora.

Sobre os mapas:
https://gmbr.forumeiros.com/t7021-data-structures-map

Dá para você ter uma noção.

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Mensagem por Davichococat Sex 30 Dez 2011, 21:12

Novamente, obrigado, Pedrø, foi de enorme utilidade, e acho que já apareceram milhares de tipos de sistemas para o meu jogo na minha cabeça.

Creio que não seja necessário mais explicação, porque graças ao DS Map acho que já tenho algumas ideas de como fazer a engine. Por isso, marcarei o tópico como Resolvido.

Obrigado a todos pela ajuda. E desculpem por abusar com essas questões fáceis.
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Mensagem por PedroX Sex 30 Dez 2011, 21:26

Mande uma mensagem para um dos moderadores se quiser que o tópico seja reaberto por um motivo válido.

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