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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
5 participantes
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[Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Primeiramente, olá à todos.
Recentemente descobri a maravilha chamada "Tiles" no Room Editor. Antes, tinha que criar vários objetos, passando até um dia para fazer um tile e seus subtiles. Porém, esses tiles eram interativos. Alguns nem tanto, somente ao ponto de suportar colisão; já outros poderiam ser empurrados, puxados, ou destruídos.
Quando descobri tiles(pouquíssimo tempo atrás), já comecei a usar. Mas aí vem a questão: Eles podem ser interativos, ou só agem como um background? Se forem interativos, apenas colisão, ou outras coisas, incluíndo as que especifiquei?
Obrigado.
Ah, e se forem me dar algum tipo de código, tentem explicar o que cada parte faz. Não quero sair copiando e colando algo na minha engine sem nem saber como funciona. Novamente, obrigado.
Recentemente descobri a maravilha chamada "Tiles" no Room Editor. Antes, tinha que criar vários objetos, passando até um dia para fazer um tile e seus subtiles. Porém, esses tiles eram interativos. Alguns nem tanto, somente ao ponto de suportar colisão; já outros poderiam ser empurrados, puxados, ou destruídos.
Quando descobri tiles(pouquíssimo tempo atrás), já comecei a usar. Mas aí vem a questão: Eles podem ser interativos, ou só agem como um background? Se forem interativos, apenas colisão, ou outras coisas, incluíndo as que especifiquei?
Obrigado.
Ah, e se forem me dar algum tipo de código, tentem explicar o que cada parte faz. Não quero sair copiando e colando algo na minha engine sem nem saber como funciona. Novamente, obrigado.
Última edição por Davichococat em Sex 30 Dez 2011, 21:13, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Bom, tiles são, assim como os backgrounds, estáticos. Se quiser usar animações, terá que usar objetos e sprites mesmo ;)
Se todos pensassem assim o fórum seria bem melhorAh, e se forem me dar algum tipo de código, tentem explicar o que cada parte faz. Não quero sair copiando e colando algo na minha engine sem nem saber como funciona. Novamente, obrigado.
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Não, tiles não são interativos.(Arrumei )
Última edição por Tsurugi Kyousuke em Sex 30 Dez 2011, 19:22, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Obrigado. Porém, acho que se fosse usar objetos, teria que fazer cerca de 600 sprites e objetos. Se poderem ajudar, novamente agradeço.
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Existe uma única função que eu lembro que pode funcionar:
tile_set_visible(id,visible);
O primeiro argumento é o id da tile (passe o mouse sobre a tile no editor de rooms).
O segundo é true ou false (1 ou 0).
No entanto, você deve colocar uma em cima da outra.
Exemplo:
Create:
Step:
Editado: já que o número é muito grande, use um for para declarar o id das tiles.
Note que na room o id delas varia numa sequência, então será mais fácil.
tile_set_visible(id,visible);
O primeiro argumento é o id da tile (passe o mouse sobre a tile no editor de rooms).
O segundo é true ou false (1 ou 0).
No entanto, você deve colocar uma em cima da outra.
Exemplo:
Create:
- Código:
animacao=0;
tile[0]=id_dela;
tile[1]=id_dela;
tile[2]=id_dela;
total_de_tiles=3;
Step:
- Código:
animacao+=1;
animacao=animacao mod total_de_tiles; //faz o numero variar de 0 a 2
for(i=0; i<total_de_tiles; i+=1)
if tile[i]!=animacao //se não for para desenhar
{tile_set_visible(tile, 0);} //invisivel
else
{tile_set_visible(tile, 1);}//visivel
Editado: já que o número é muito grande, use um for para declarar o id das tiles.
Note que na room o id delas varia numa sequência, então será mais fácil.
Última edição por Pedrø em Sex 30 Dez 2011, 19:21, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
OFF: Super Games, você não é interativo? XD
Os tiles funcionam apenas para representar o cenário, eles não possuem características que os objetos possuem. Caso queira criar, por exemplo, caixas para serem empurradas, trampolins e etc, aí você fará como estava fazendo antes, a partir de sprites e objetos. Para animar seu tileset sem precisar espalhar inúmeros objetos pela room, você pode criar tilesets diferentes com os frames da animação, e a partir de códigos, trocar o tileset periodicamente para alterar a animação (embora possa ser bem trabalhoso).
Os tiles funcionam apenas para representar o cenário, eles não possuem características que os objetos possuem. Caso queira criar, por exemplo, caixas para serem empurradas, trampolins e etc, aí você fará como estava fazendo antes, a partir de sprites e objetos. Para animar seu tileset sem precisar espalhar inúmeros objetos pela room, você pode criar tilesets diferentes com os frames da animação, e a partir de códigos, trocar o tileset periodicamente para alterar a animação (embora possa ser bem trabalhoso).
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Oh meu Deus, isso são pelo menos 600 sprites e 600 objetos, sem contar as animações...
Acho que tenho que desistir desse jogo.
Mesmo que eu use o computador o dia inteiro, seria impossível isso.
Edit: Sozinho, isso seria impossível. Sozinho...
Acho que tenho que desistir desse jogo.
Mesmo que eu use o computador o dia inteiro, seria impossível isso.
Edit: Sozinho, isso seria impossível. Sozinho...
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Nesse caso, todos os tiles seriam interativos?
Aí você pode tentar criar algum sistema que defina automaticamente a sprite. Isso poderia te aliviar do trabalho de criar cada objeto, pelo menos.
Aí você pode tentar criar algum sistema que defina automaticamente a sprite. Isso poderia te aliviar do trabalho de criar cada objeto, pelo menos.
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
@SIGILOSO
Mas foi por isso mesmo que pedi ajuda. Algum tipo de script que faça isso. Ainda nem mexi com a GML, acho que estou me apressando demais, hem?
Mas isso não vem ao caso.
Mas foi por isso mesmo que pedi ajuda. Algum tipo de script que faça isso. Ainda nem mexi com a GML, acho que estou me apressando demais, hem?
Mas isso não vem ao caso.
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Eu postei como animar acima.
Como você quer um sistema de colisão, eis a solução:
https://gmbr.forumeiros.com/t16172-atualizadoenginenovo-metodo-de-colisao
Como você quer um sistema de colisão, eis a solução:
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Futuramente, esses dois sistemas vão ser muito úteis, mais não o suficiente. Quando quis dizer interativo, é muito além de colisão e animação; São tiles que podem quebrar, tem HP diferente, defesa diferente, etc. Sei que não faz muito sentido querer "tiles" que tenham até mesmo vida e defesa, que isso é uma característica que "funcionava" melhor em NPC's, mas vai ser muito útil depois. Talvez vocês entendam se eu consiguir terminar o meu jogo.
O motivo por qual eu não explico melhor é estar sugeito a cópia. Não quero isso.
O motivo por qual eu não explico melhor é estar sugeito a cópia. Não quero isso.
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Crie um mapa para cada tile.
Agora ao colidir, por exemplo, coloque:
A colisão você já sabe fazer.
- Código:
tile1 =ds_map_create();
ds_map_add(tile1, 'vida', 100);
Agora ao colidir, por exemplo, coloque:
- Código:
vida=ds_map_find_value(tile1, 'vida');
ds_map_replace(tile1, 'vida', vida-valor_a_perder);
A colisão você já sabe fazer.
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
E como o código irá saber qual é tile1? Ou você está falando de uma variável? Ah, e me desculpe a pergunta, mas o que é um mapa? Explique um pouco melhor, é meu primeiro jogo "sério", e sou muito ruim em GML(por enquanto, pretendo ler tutoriais e treinar).
Já sei que a função ds_map_create vai criar um novo "mapa"(o que ainda não sei o que é), mas o que são as outras?
Obrigado pela atenção. E por me ajudar até aqui.
Já sei que a função ds_map_create vai criar um novo "mapa"(o que ainda não sei o que é), mas o que são as outras?
Obrigado pela atenção. E por me ajudar até aqui.
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Está meio complicado de eu explicar agora.
Sobre os mapas:
https://gmbr.forumeiros.com/t7021-data-structures-map
Dá para você ter uma noção.
Sobre os mapas:
https://gmbr.forumeiros.com/t7021-data-structures-map
Dá para você ter uma noção.
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Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Novamente, obrigado, Pedrø, foi de enorme utilidade, e acho que já apareceram milhares de tipos de sistemas para o meu jogo na minha cabeça.
Creio que não seja necessário mais explicação, porque graças ao DS Map acho que já tenho algumas ideas de como fazer a engine. Por isso, marcarei o tópico como Resolvido.
Obrigado a todos pela ajuda. E desculpem por abusar com essas questões fáceis.
Creio que não seja necessário mais explicação, porque graças ao DS Map acho que já tenho algumas ideas de como fazer a engine. Por isso, marcarei o tópico como Resolvido.
Obrigado a todos pela ajuda. E desculpem por abusar com essas questões fáceis.
Re: [Resolvido] Tiles: Interativos, ou não?
Mande uma mensagem para um dos moderadores se quiser que o tópico seja reaberto por um motivo válido.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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