Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Data Structures (Map)
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Data Structures (Map)
Assunto: Data Structures (Map)
Descrição: Continuação dos tutoriais sobre DS, agora envolvendo as setruturas Maps.
Dificuldade: Creio que um iniciante possa dominar os códigos.
Requerimento: GM Pró.
DATA STRUCTURES
Como dito no outro tutorial, Data Structures são formas de criar bancos de dados, possuindo vários tipos, neste tutorial falarei dos Maps.
Map
Os Maps não possuem grande diferença de utilização comparado as Lists, o que diferencia estes é que o Maps amarzenam dados em duplas. Quando se adiciona um valor a um Map se define dois valores: a key e o valor. Após isto existem vários comandos para verificar, alterar e tudo mais os dados dos Maps.
A criação da List é simples, e isto é igual em todas as outras DS. Num Map:
Como em todos as outras DS ao se criar uma nova o id desta é retornado, ou seja, é amarzenado na váriavel que a declara. A maioria dos códigos de Maps são iguais aos da List precisando somente alterar o nome:
Não há muito o que se falar, o 1º destrói o Map, o 2º limpa os valores, o 3º confere o número de valores guardados e o 4º confere se o Map indicado está vazio.
Bem, mesmo parecidos, os Maps sofrem algumas alterações em certos comandos, um deles é quando se adiciona um novo valor:
Como dito antes os Maps guardam valores em duplas, futuramente se procura por um valor este só é possível procurando-se pelas keys. Como na List você pode adicionar uma infinidade de valores, e sempre estes serão mandados para a última colocação.
Bem, outras funções como substituir um valor existente, conferir se certo valor exsite, pegar o valor de certa key, e etc, são bem semelhantes as Lists:
1º: Retorna o valor da key especeficada, basta por o id correto do Map.
2º: Substitui o valor de um key existente.
3º: Deleta uma key e seu valor.
4º: Confere se uma key existe no Map especefícado.
Além dos comandos padrões de DS, temos outros 4 comandos que podem ser bem úteis dependendo de seu projeto:
Difícil entender este código né? É simples, este código retorna a maior key do map indicado. Aquela key que é dado como base é o limite da procura, ou seja, será procurado no Map o maior valor que estejá abaixo da key de base.
Funciona como o código anterior, só que neste é procurado o menor valor do Map indicado. A base neste código serve para marcar o limite da busca, ou seja, será retornada a menor key mas está será maior que a base.
São como ds_map_find_next e ds_map_find_previous, mas nestes não existe uma base, o primeiro procurará o maior valor buscando por todo o Map. Já o segundo procura o menor valor.
Bem já passei todo meu conhecimento sobre Map para vocês. Você pode se perguntar: "Aonde posso usar este tal de Map?". Ele é muito útil em inventarios simples de jogos, onde a key guarda o item, e o valor representa quantos deste você possui, eu no meu jogo não uso Map para isto, e sim para lojas, neste eu ponho a key como o nome do item e o valor como preço. Quando faço um loja que vende e compra tenho que usar dois Maps.
Como eu disse na List, destruir uma DS libera memória, mesmo as DS gastando pouca memória, sempre é bom levar em conta que existem pessoas que tem PCs como uma miséria de memória RAM, como eu que tenho miseros 256mbs.
Bem, outra dúvida que possa ter é se tem como aumentar o números de valores que uma key guarda, a resposta é não. Maps só trabalham com um valor para cada key, mas, no próximo tutorial eu falarei da DS Grid, está pode guardar uma infinidade de itens sobre um sistema de grade manuseado por X e Y, meio difícil entender assim, se quiserem mais informação só lêr o próximo tutorial ;).
Se tiverem qualquer problema ou dúvida com Maps só falar que ajudo no que poder. Se acharam algum erro no meu tutorial por favor reportem, assim todos saem ganhando .
Hasta la vista mans
Descrição: Continuação dos tutoriais sobre DS, agora envolvendo as setruturas Maps.
Dificuldade: Creio que um iniciante possa dominar os códigos.
Requerimento: GM Pró.
DATA STRUCTURES
Como dito no outro tutorial, Data Structures são formas de criar bancos de dados, possuindo vários tipos, neste tutorial falarei dos Maps.
Map
Os Maps não possuem grande diferença de utilização comparado as Lists, o que diferencia estes é que o Maps amarzenam dados em duplas. Quando se adiciona um valor a um Map se define dois valores: a key e o valor. Após isto existem vários comandos para verificar, alterar e tudo mais os dados dos Maps.
A criação da List é simples, e isto é igual em todas as outras DS. Num Map:
- Código:
map_id = ds_map_create
Como em todos as outras DS ao se criar uma nova o id desta é retornado, ou seja, é amarzenado na váriavel que a declara. A maioria dos códigos de Maps são iguais aos da List precisando somente alterar o nome:
- Código:
ds_map_destroy(<id do Map>);
ds_map_clear(<id do Map>);
ds_map_size(<id do Map>);
ds_map_empty(<id do Map>);
Não há muito o que se falar, o 1º destrói o Map, o 2º limpa os valores, o 3º confere o número de valores guardados e o 4º confere se o Map indicado está vazio.
Bem, mesmo parecidos, os Maps sofrem algumas alterações em certos comandos, um deles é quando se adiciona um novo valor:
- Código:
ds_map_add(<id do Map>,<Key>,<Valor a ser adicionado>)
Como dito antes os Maps guardam valores em duplas, futuramente se procura por um valor este só é possível procurando-se pelas keys. Como na List você pode adicionar uma infinidade de valores, e sempre estes serão mandados para a última colocação.
Bem, outras funções como substituir um valor existente, conferir se certo valor exsite, pegar o valor de certa key, e etc, são bem semelhantes as Lists:
- Código:
ds_map_find_value(<id do map>,<nome da key de onde será retornado o valor>);
ds_map_replace(<id do map>,<a key que será alterada>,<o novo valor>);
ds_map_delete(<id do map>,<a key que deve ser destruída>);
ds_map_exists(<id do map>,<nome da key que deve ser procurada>);
1º: Retorna o valor da key especeficada, basta por o id correto do Map.
2º: Substitui o valor de um key existente.
3º: Deleta uma key e seu valor.
4º: Confere se uma key existe no Map especefícado.
Além dos comandos padrões de DS, temos outros 4 comandos que podem ser bem úteis dependendo de seu projeto:
- Código:
ds_map_find_previous(<id do map>,<key que servirá de base>)
Difícil entender este código né? É simples, este código retorna a maior key do map indicado. Aquela key que é dado como base é o limite da procura, ou seja, será procurado no Map o maior valor que estejá abaixo da key de base.
- Código:
ds_map_find_next(<id do map>,<key base>)
Funciona como o código anterior, só que neste é procurado o menor valor do Map indicado. A base neste código serve para marcar o limite da busca, ou seja, será retornada a menor key mas está será maior que a base.
- Código:
ds_map_find_last(<id do map>);
ds_map_find_first(<id do map>);
São como ds_map_find_next e ds_map_find_previous, mas nestes não existe uma base, o primeiro procurará o maior valor buscando por todo o Map. Já o segundo procura o menor valor.
Bem já passei todo meu conhecimento sobre Map para vocês. Você pode se perguntar: "Aonde posso usar este tal de Map?". Ele é muito útil em inventarios simples de jogos, onde a key guarda o item, e o valor representa quantos deste você possui, eu no meu jogo não uso Map para isto, e sim para lojas, neste eu ponho a key como o nome do item e o valor como preço. Quando faço um loja que vende e compra tenho que usar dois Maps.
Como eu disse na List, destruir uma DS libera memória, mesmo as DS gastando pouca memória, sempre é bom levar em conta que existem pessoas que tem PCs como uma miséria de memória RAM, como eu que tenho miseros 256mbs.
Bem, outra dúvida que possa ter é se tem como aumentar o números de valores que uma key guarda, a resposta é não. Maps só trabalham com um valor para cada key, mas, no próximo tutorial eu falarei da DS Grid, está pode guardar uma infinidade de itens sobre um sistema de grade manuseado por X e Y, meio difícil entender assim, se quiserem mais informação só lêr o próximo tutorial ;).
Se tiverem qualquer problema ou dúvida com Maps só falar que ajudo no que poder. Se acharam algum erro no meu tutorial por favor reportem, assim todos saem ganhando .
Hasta la vista mans
Sannin Kyuubi- Data de inscrição : 12/02/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 192
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Data Structures (List)
» Data Structures (Grid)
» Como editar ou extrair arquivos DATA? obs: não é *.DAT é *.DATA mesmo!
» Data
» Problema com a data do PC
» Data Structures (Grid)
» Como editar ou extrair arquivos DATA? obs: não é *.DAT é *.DATA mesmo!
» Data
» Problema com a data do PC
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos