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[GML] Movimento
3 participantes
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[GML] Movimento
Movimento
Descrição: Guia prático sobre as funções de movimento. É a primeira parte e é recomendada para os iniciantes. As próximas serão mais dificeis.
Dificuldade: Fácil
Requerimentos: Game Maker
Primeiramente, devemos lembrar os conceitos iniciais. Todas as instâncias têm as variáveis x e y. A mudança de pelo menos uma delas indica um movimento. Você pode mudar diretamente essas variáveis ou definir uma velocidade horizontal e/ou vertical, que possuem a unidade pixels/step.
A velocidade horizontal positiva indica um movimento para a direita, a velocidade horizontal negativa indica um movimento para a esquerda, a velocidade vertical positiva indica um movimento para baixo, a velocidade vertical negativa indica um movimento para cima.
Além disso, há a velocidade normal. Esta depende da direção. Ou seja, dependendo da direção, o objeto poderá se mover tanto vertical como horizontalmente.
Elementos que fazem parte do movimento
- Velocidade (composta pela velocidade horizontal e pela vertical)
- Direção
- Gravidade
- Atrito (friction)
Funções que definem o movimento
motion_set(direcao, velocidade) - faz o objeto se movimentar na direção escolhida com a velocidade definida.
motion_add(direcao, velocidade) - adiciona velocidade na direção escolhida, como num movimento acelerado (ex: gravidade).
move_towards_point(x, y, velocidade) - faz o objeto se mover até as coordenadas com tal velocidade.
move_contact_solid(direcao, distancia maxima) - move o objeto na direção escolhida até este colidir com um objeto sólido. Você pode escolher a distância máxima para o movimento. Se for insuficiente para chegar até um sólido, ele não vai chegar. Se a distância for maior que a necessária, ele se moverá o necessário. Se já estiver colidindo com um sólido, ele não se move.
move_contact_all(direcao, distancia maxima) - Mesma coisa que a anterior, mas o objeto até qual ele se moverá pode ser sólido ou não-sólido.
move_outside_solid(direcao, distancia maxima) - Move, na direção escolhida, para fora de um objeto sólido. Você pode definir a distância máxima. Se a distância máxima for insuficiente, ele não sairá do sólido. Se for maior que a necessária, ele se moverá o necessário. Se ele já estiver fora, não se move.
move_outside_all(direcao, distancia maxima) - Mesma coisa que a anterior, mas o objeto pode ser sólido ou não-sólido.
mp_linear_step(x, y, pixels, checar todos) - O objeto dá um passo (se move uma única vez) em direção à coordenada escolhida. Pixels indica o tanto que ele vai andar. Se colocado num evento repetitivo, ele vai andar até chegar lá. Mas se colocar num evento que acontece as vezes, ele vai dar um único passo cada vez. Checar todos indica se ele vai parar de andar ao encontrar qualquer objeto ou sóse este for sólido. Ele para, não tentando desviar.
mp_linear_step_object(x, y, pixels, objeto) - O obstáculo é o objeto escolhido.
mp_potential_step(x, y, pixels, checar todos) - Nesse caso, como nos outros, o objeto vai dar um passo em direção ao destino. Se houver um obstáculo, ele se moverá ao seu redor, tentando desviar. Nem sempre vai dar certo. Checar todos
indica se ele checa todos ou somente os sólidos.
mp_potential_step_object(x, y, pixels, objeto) - Nesse caso, o obstáculo será o objeto (ou instância) escolhido.
Conclusão
Não vou aprofundar mais o assunto, porque não é o foco do tutorial. O foco é o movimento como parte da física. Nos próximos tutoriais, falaremos sobre movimento de carros (top-down e plataforma), movimento de projéteis (top-down e plataforma), entre outras coisas.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [GML] Movimento
Bom tutorial, só que eu não entendi a função "move_outside_solid", ela faz com que o objeto se mova pra longe de um objecto solido?
Até mais!
EDIT> Ok entendi. (não quero criar uma mensagem só pra dizer isso)
Até mais!
EDIT> Ok entendi. (não quero criar uma mensagem só pra dizer isso)
Última edição por luiz_eldorado em Qua 14 Dez 2011, 14:08, editado 1 vez(es)
Re: [GML] Movimento
Não. Se o player estiver dentro de um objeto sólido, ele se move na direção escolhida. Ou seja, ele checa se está dentro de um objeto sólido e se move. Só que ele se move somente o necessário para sair do sólido. No entanto, se a distância máxima escolhida for insuficiente, ele não vai sair do sólido.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [GML] Movimento
Mais um bom tutorial seu em amigo?
Vejo que por aí se segue uma sequencia de tutoriais que irá ser útil para todos nós podermos fazer jogos com uma movimentação mais bonita e criativa, vamos sair um pouco daquele padrão que os jogos do game maker costumam ter, em?
x += 5 //nunca mais!!!
Vejo que por aí se segue uma sequencia de tutoriais que irá ser útil para todos nós podermos fazer jogos com uma movimentação mais bonita e criativa, vamos sair um pouco daquele padrão que os jogos do game maker costumam ter, em?
x += 5 //nunca mais!!!
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