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??movimento??
4 participantes
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??movimento??
fiz um esquema assim:
ele pede uma tecla, tipo:
global.cima=get_string('qual tecla vc deseja........)
e no evento step te um esquema assim
if keyboard_check(global.cima) {y-=5}
mas nao funciona, alguem sabe porque?
ele pede uma tecla, tipo:
global.cima=get_string('qual tecla vc deseja........)
e no evento step te um esquema assim
if keyboard_check(global.cima) {y-=5}
mas nao funciona, alguem sabe porque?
Re: ??movimento??
a tecla que vc por deve ser em maiusculo ex:
A
mas se for uma outra tecla tipo as setas ai ja tem que por vk_left (esquerda)
A
mas se for uma outra tecla tipo as setas ai ja tem que por vk_left (esquerda)
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: ??movimento??
sim, eu sei.
Pois a variável global.cima está sendo direcionada para o get_string, ou seja, uma string.
Sendo que, controles do teclado não são strings.
Você poderia usar variáveis para as teclas, por exemplo, no Create:
E então, ao invés de colocar só o 'global.cima=get_string(...)', coloque:
Bom, caso queira fazer um sistema de seleção de controles, sugiro outro método, pois este é muito limitado.
Vlw^^
Pois a variável global.cima está sendo direcionada para o get_string, ou seja, uma string.
Sendo que, controles do teclado não são strings.
Você poderia usar variáveis para as teclas, por exemplo, no Create:
- Código:
global.b_cima="" //A variável de cima
cima=vk_up
baixo=vk_down
direita=vk_right
esquerda=vk_left
//Etc...
E então, ao invés de colocar só o 'global.cima=get_string(...)', coloque:
- Código:
global.cima=get_string("Digite a tecla de movimento para cima:",global.b_cima)
execute_string(global.b_cima)
Bom, caso queira fazer um sistema de seleção de controles, sugiro outro método, pois este é muito limitado.
Vlw^^
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: ??movimento??
Claudio Bruno escreveu:sim, eu sei.
Pois a variável global.cima está sendo direcionada para o get_string, ou seja, uma string.
Sendo que, controles do teclado não são strings.
Você poderia usar variáveis para as teclas, por exemplo, no Create:
- Código:
global.b_cima="" //A variável de cima
cima=vk_up
baixo=vk_down
direita=vk_right
esquerda=vk_left
//Etc...
E então, ao invés de colocar só o 'global.cima=get_string(...)', coloque:
- Código:
global.cima=get_string("Digite a tecla de movimento para cima:",global.b_cima)
execute_string(global.b_cima)
Bom, caso queira fazer um sistema de seleção de controles, sugiro outro método, pois este é muito limitado.
Vlw^^
ou se é para fazer a string virar valor é so usar:
global.cima = real(global.cima)
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: ??movimento??
Legal, não sabia que dava pra fazer isso oO
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: ??movimento??
Isso deu certo mesmo?
Por que não vi vocês usando ord() para voltar o valor da tecla que o jogador usou.
Se global.cima é uma letra, isso aqui daria erro:
E você não deve usar get_string para isso.
E se o jogador digitar mais de um letra?
Daria um erro facilmente.
É melhor usar a variavel keyboard_lastkey que retorna o valor da última tecla apertada.
Assim você grava o valor de keyboard_lastkey em global.cima.
Por que não vi vocês usando ord() para voltar o valor da tecla que o jogador usou.
Se global.cima é uma letra, isso aqui daria erro:
- Código:
global.cima = real(global.cima)
E você não deve usar get_string para isso.
E se o jogador digitar mais de um letra?
Daria um erro facilmente.
É melhor usar a variavel keyboard_lastkey que retorna o valor da última tecla apertada.
Assim você grava o valor de keyboard_lastkey em global.cima.
- Código:
if escolher_uma_letra=true
{
global.cima=keyboard_lastkey
}
if keyboard_check(global.cima)
{
...........
}
Re: ??movimento??
era esse o método menos limitado, usando o keyboard_lastkey.
Mas como ele havia pedido naquele modo, fiz daquele modo mesmo.
No exemplo que fiz, ele cria as variáveis cima,baixo,direita e esquerda, direcionando para os comandos do gm que são essas teclas (vk_up,vk_down,vk_right e vk_left), e o global.b_cima é a variável da caixa de controle das teclas, que é executada, e se digitar o nome de alguma das variáveis direcionadas para os valores das teclas do game maker, será executada essa ação. Ou seja, caso digite na caixa 'cima', o controle será para cima, e assim vai, esse realmente é um sistema complicado e limitado, pois seriam feitas variáveis para cada tecla do teclado.
Mas como ele havia pedido naquele modo, fiz daquele modo mesmo.
No exemplo que fiz, ele cria as variáveis cima,baixo,direita e esquerda, direcionando para os comandos do gm que são essas teclas (vk_up,vk_down,vk_right e vk_left), e o global.b_cima é a variável da caixa de controle das teclas, que é executada, e se digitar o nome de alguma das variáveis direcionadas para os valores das teclas do game maker, será executada essa ação. Ou seja, caso digite na caixa 'cima', o controle será para cima, e assim vai, esse realmente é um sistema complicado e limitado, pois seriam feitas variáveis para cada tecla do teclado.
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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