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[Dúvida]Física na sprite
4 participantes
Página 1 de 1
[Dúvida]Física na sprite
Antes de tudo. eu pesquisei para caramba sobre este assunto, discuti com amigo e professores e ainda refleti muito sozinho mas não achei nada na minha mente vazia .
Sabe as engines de física no estilo HAVOC e tudo mais que fazem tudo para vocÊ? era isto que eu estava tentando fazer para um projeto meu. O problema é que eu não consigo imaginar como fazer para que a Sprite seja procedural de acordo com a situação da força aplicada nela.(difícil de entender né -.-)
Imagina a seguinte situação: Uma viga está caindo de forma que ela está completamente vertical (em pé), só que ao cair a área dela não é suficiente para segurar e caí ficando deitada.
O game maker por sí só não consegue fazer isto. mas eu estava querendo aprender como isto funciona e não consegui. Então pensei em fazer a seguinte pergunta:
Por favor, não espero e nem quero que coloquem códigos prontos ou dll, só quero que vocês me deem a luz de como fazer as sprites serem procedurais segundo as forças aplicadas.
Ps: se algum moderador vir a este tópico e achar que é impossível de se fazer no gml um código deste, não ficarei irritado se trancar o tópico, pode trancar sem pensar 9 vezes.
Só precisa mandar a ideia de como que funciona.
Obrigadu!
Sabe as engines de física no estilo HAVOC e tudo mais que fazem tudo para vocÊ? era isto que eu estava tentando fazer para um projeto meu. O problema é que eu não consigo imaginar como fazer para que a Sprite seja procedural de acordo com a situação da força aplicada nela.(difícil de entender né -.-)
Imagina a seguinte situação: Uma viga está caindo de forma que ela está completamente vertical (em pé), só que ao cair a área dela não é suficiente para segurar e caí ficando deitada.
O game maker por sí só não consegue fazer isto. mas eu estava querendo aprender como isto funciona e não consegui. Então pensei em fazer a seguinte pergunta:
Por favor, não espero e nem quero que coloquem códigos prontos ou dll, só quero que vocês me deem a luz de como fazer as sprites serem procedurais segundo as forças aplicadas.
Ps: se algum moderador vir a este tópico e achar que é impossível de se fazer no gml um código deste, não ficarei irritado se trancar o tópico, pode trancar sem pensar 9 vezes.
Só precisa mandar a ideia de como que funciona.
Obrigadu!
Re: [Dúvida]Física na sprite
Poderia ser uma lib?
Procurando no fórum achei esta mas ainda não testei ela.
https://gmbr.forumeiros.com/t16679-engine-jogo-de-fisica-physics?highlight=fisica
Pelo que vi parece bem o que você precisa.
Procurando no fórum achei esta mas ainda não testei ela.
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Re: [Dúvida]Física na sprite
Não, não serve... o que eu preciso é só saber como que funciona... não quero nada pronto. Por isto preciso de algum profissional em físicas de plantão XD
Re: [Dúvida]Física na sprite
pega a lib que o crp postou e estuda ela, se mesmo assim nao for o que voce quer, mas vai ter alguma nocao basica de como fazer o que voce quer.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [Dúvida]Física na sprite
Minha ideia era que você estudasse a engine, não que usa-se ela. Afinal eu li seu post.Thomaz escreveu:Não, não serve... o que eu preciso é só saber como que funciona... não quero nada pronto. Por isto preciso de algum profissional em físicas de plantão XD
Sinceramente uma logica de física não é simples de explicar, muito menos de entender.
Mas boa sorte!
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Re: [Dúvida]Física na sprite
Me faltam alguns conceitos pra entender a pergunta. Não sei o que é "procedural". Mas pelo que entendi, você está querendo que a imagem exibida na tela dependa de fatores externos. Isso não apenas é possível de fazer como eu JÁ FIZ.
Pegue meu game cucaracha (pra fechar, tem que apertar esc. Regras do concurso, etc.). Repare nas perninhas da barata. Note que, não importa a velocidade que ela se move, as pernas seguem perfeitamente o movimento, dando a impressão que ela está, realmente, andando sobre a tela. Isso foi um pouco complicado de fazer.
O truque foi saber a distância que as pernas caminham de uma imagem pra outra e sincronizar essa distância com a distância que a barata percorrerá de um step pro outro e ajeitar a image_speed.
Ou seja, eu tenho uma sprite que, por si só, anda numa velocidade constante. Mas aí eu vou lá e ajeito a image_speed e faço a sprite se comportar como eu quero.
No caso da viga, suponha que você tenha uma viga que cai em velocidade constante. Você SABE que a gravidade obriga ela a acelerar a queda. Você vai calcular o quanto essa queda aumentará e ajeita o image_speed com base nisso
Não, saim, eu quero é que a viga perceba que é hora de se desequilibrar e decida que é hora de cair"
Ah. Nesse caso, o que você quer é mais complexo. Porque, em primeiro lugar, não tem nada a ver com sprites, mas com objetos.
O grande barato dessas engines de física é que elas pegam algumas leis da física e traduzem para o computador, com algumas simplificações. É que o computador não pensa como o mundo real. No computador não existe massa, empuxo, atrito, velocidade, gravidade, magnetismo, eletricidade... bom, existe tudo isso, mas não estou falando da CPU, estou falando do processamento. O computador não "entende" nenhum desses conceitos. O que se faz é simular tudo. Uma velocidade é a alteração constante da posição, ao passo que uma aceleração é uma alteração constante da velocidade e atrito, uma redução constante de uma porção da velocidade. Tudo lá, no seu livro de física (se você tem pós-graduação em física).
Daí, essas engines definem algumas características a alguns objetos e aplicam algumas fórmulas, alterando o valor das variáveis. Não é tão simples quanto uma prova de física, porque existem conceitos abstratos que devem ser cuidadosamente tratados, mas bem possível de se fazer, se você tiver conhecimento e paciência suficientes.
Particularmente, eu prefiro não esquentar minha cabeça e usar as dlls.
Pegue meu game cucaracha (pra fechar, tem que apertar esc. Regras do concurso, etc.). Repare nas perninhas da barata. Note que, não importa a velocidade que ela se move, as pernas seguem perfeitamente o movimento, dando a impressão que ela está, realmente, andando sobre a tela. Isso foi um pouco complicado de fazer.
O truque foi saber a distância que as pernas caminham de uma imagem pra outra e sincronizar essa distância com a distância que a barata percorrerá de um step pro outro e ajeitar a image_speed.
Ou seja, eu tenho uma sprite que, por si só, anda numa velocidade constante. Mas aí eu vou lá e ajeito a image_speed e faço a sprite se comportar como eu quero.
No caso da viga, suponha que você tenha uma viga que cai em velocidade constante. Você SABE que a gravidade obriga ela a acelerar a queda. Você vai calcular o quanto essa queda aumentará e ajeita o image_speed com base nisso
Não, saim, eu quero é que a viga perceba que é hora de se desequilibrar e decida que é hora de cair"
Ah. Nesse caso, o que você quer é mais complexo. Porque, em primeiro lugar, não tem nada a ver com sprites, mas com objetos.
O grande barato dessas engines de física é que elas pegam algumas leis da física e traduzem para o computador, com algumas simplificações. É que o computador não pensa como o mundo real. No computador não existe massa, empuxo, atrito, velocidade, gravidade, magnetismo, eletricidade... bom, existe tudo isso, mas não estou falando da CPU, estou falando do processamento. O computador não "entende" nenhum desses conceitos. O que se faz é simular tudo. Uma velocidade é a alteração constante da posição, ao passo que uma aceleração é uma alteração constante da velocidade e atrito, uma redução constante de uma porção da velocidade. Tudo lá, no seu livro de física (se você tem pós-graduação em física).
Daí, essas engines definem algumas características a alguns objetos e aplicam algumas fórmulas, alterando o valor das variáveis. Não é tão simples quanto uma prova de física, porque existem conceitos abstratos que devem ser cuidadosamente tratados, mas bem possível de se fazer, se você tiver conhecimento e paciência suficientes.
Particularmente, eu prefiro não esquentar minha cabeça e usar as dlls.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
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Número de Mensagens : 3033
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x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Dúvida]Física na sprite
Obrigado Saim!
se ninguém não tem nada mais a dizer pode trancar o tópico se quiser
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