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[Dúvida]Física na sprite

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[Dúvida]Física na sprite Empty [Dúvida]Física na sprite

Mensagem por Thomaz Seg 05 Dez 2011, 22:38

Antes de tudo. eu pesquisei para caramba sobre este assunto, discuti com amigo e professores e ainda refleti muito sozinho mas não achei nada na minha mente vazia Rolling Eyes .

Sabe as engines de física no estilo HAVOC e tudo mais que fazem tudo para vocÊ? era isto que eu estava tentando fazer para um projeto meu. O problema é que eu não consigo imaginar como fazer para que a Sprite seja procedural de acordo com a situação da força aplicada nela.(difícil de entender né -.-)

Imagina a seguinte situação: Uma viga está caindo de forma que ela está completamente vertical (em pé), só que ao cair a área dela não é suficiente para segurar e caí ficando deitada.

O game maker por sí só não consegue fazer isto. mas eu estava querendo aprender como isto funciona e não consegui. Então pensei em fazer a seguinte pergunta:

Por favor, não espero e nem quero que coloquem códigos prontos ou dll, só quero que vocês me deem a luz de como fazer as sprites serem procedurais segundo as forças aplicadas.


Ps: se algum moderador vir a este tópico e achar que é impossível de se fazer no gml um código deste, não ficarei irritado se trancar o tópico, pode trancar sem pensar 9 vezes.


Só precisa mandar a ideia de como que funciona.
Obrigadu!
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[Dúvida]Física na sprite Empty Re: [Dúvida]Física na sprite

Mensagem por CRP-Max Seg 05 Dez 2011, 22:58

Poderia ser uma lib?
Procurando no fórum achei esta mas ainda não testei ela.
https://gmbr.forumeiros.com/t16679-engine-jogo-de-fisica-physics?highlight=fisica
Pelo que vi parece bem o que você precisa.
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Mensagem por Thomaz Seg 05 Dez 2011, 23:01

Não, não serve... o que eu preciso é só saber como que funciona... não quero nada pronto. Por isto preciso de algum profissional em físicas de plantão XD
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Mensagem por itarodrigo Seg 05 Dez 2011, 23:31

pega a lib que o crp postou e estuda ela, se mesmo assim nao for o que voce quer, mas vai ter alguma nocao basica de como fazer o que voce quer.
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Mensagem por CRP-Max Ter 06 Dez 2011, 09:31

Thomaz escreveu:Não, não serve... o que eu preciso é só saber como que funciona... não quero nada pronto. Por isto preciso de algum profissional em físicas de plantão XD
Minha ideia era que você estudasse a engine, não que usa-se ela. Afinal eu li seu post.
Sinceramente uma logica de física não é simples de explicar, muito menos de entender.
Mas boa sorte! Cool
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Mensagem por saim Ter 06 Dez 2011, 09:40

Me faltam alguns conceitos pra entender a pergunta. Não sei o que é "procedural". Mas pelo que entendi, você está querendo que a imagem exibida na tela dependa de fatores externos. Isso não apenas é possível de fazer como eu JÁ FIZ.

Pegue meu game cucaracha (pra fechar, tem que apertar esc. Regras do concurso, etc.). Repare nas perninhas da barata. Note que, não importa a velocidade que ela se move, as pernas seguem perfeitamente o movimento, dando a impressão que ela está, realmente, andando sobre a tela. Isso foi um pouco complicado de fazer.

O truque foi saber a distância que as pernas caminham de uma imagem pra outra e sincronizar essa distância com a distância que a barata percorrerá de um step pro outro e ajeitar a image_speed.

Ou seja, eu tenho uma sprite que, por si só, anda numa velocidade constante. Mas aí eu vou lá e ajeito a image_speed e faço a sprite se comportar como eu quero.

No caso da viga, suponha que você tenha uma viga que cai em velocidade constante. Você SABE que a gravidade obriga ela a acelerar a queda. Você vai calcular o quanto essa queda aumentará e ajeita o image_speed com base nisso

Não, saim, eu quero é que a viga perceba que é hora de se desequilibrar e decida que é hora de cair"

Ah. Nesse caso, o que você quer é mais complexo. Porque, em primeiro lugar, não tem nada a ver com sprites, mas com objetos.
O grande barato dessas engines de física é que elas pegam algumas leis da física e traduzem para o computador, com algumas simplificações. É que o computador não pensa como o mundo real. No computador não existe massa, empuxo, atrito, velocidade, gravidade, magnetismo, eletricidade... bom, existe tudo isso, mas não estou falando da CPU, estou falando do processamento. O computador não "entende" nenhum desses conceitos. O que se faz é simular tudo. Uma velocidade é a alteração constante da posição, ao passo que uma aceleração é uma alteração constante da velocidade e atrito, uma redução constante de uma porção da velocidade. Tudo lá, no seu livro de física (se você tem pós-graduação em física).
Daí, essas engines definem algumas características a alguns objetos e aplicam algumas fórmulas, alterando o valor das variáveis. Não é tão simples quanto uma prova de física, porque existem conceitos abstratos que devem ser cuidadosamente tratados, mas bem possível de se fazer, se você tiver conhecimento e paciência suficientes.

Particularmente, eu prefiro não esquentar minha cabeça e usar as dlls.
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[Dúvida]Física na sprite Empty Re: [Dúvida]Física na sprite

Mensagem por Thomaz Ter 06 Dez 2011, 09:49

Obrigado Saim!
se ninguém não tem nada mais a dizer pode trancar o tópico se quiser
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