GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[#008] Cucaracha

5 participantes

Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty [#008] Cucaracha

Mensagem por saim Sáb 18 Jun 2011, 00:16

Nome: Cucaracha

Plataforma: GM8

Genero: Casual. É o mais próximo que consigo descrever.

Descrição: Esse jogo foi desenvolvido (mas não criado) para atender às exigências do concurso #8 - portáteis. O portátil escolhido foi o iphone, portanto só o mouse e a tecla "esc" vão funcionar no jogo.
Você controla uma barata que tem que comer balinhas. Se deixar acumular balinhas demais na tela, o jogo acaba. As 10 maiores pontuações ficam gravadas. Simples assim.

Controles: Clique onde você quer que a barata vá (pode manter o mouse apertado, se quiser). Use "esc" pra voltar ao menu e, nele, use "esc" pra sair do jogo.

Imagens:
[#008] Cucaracha 5lcpb8

[#008] Cucaracha 2j4oa6g
Download: Solidfiles, GameJolt

Curiosidades: ou: vendendo meu peixe

    - Quase todos os gráficos do jogo foram gerados através de código (apenas a pimentinha e as logos foram geradas a partir de imagens). Cansado de não saber desenhar, decidi programar os desenhos também.
    - O jogo poderia ser usado em 3 concursos, se feito na época certa #004 - formas (tirando os gráficos citados acima, claro), #006 - jogos infinitos e o atual, #008 - portáteis
    - A princípio, eu não iria participar do concurso. Não iria sequer desenvolver um jogo. Mas respondendo uma dúvida a respeito do mouse, resolvi fazer uma engine pra testar alguns ângulos, uma coisa leva à outra e voilà. O tema surgiu como consequencia disso: a movimentação lembrava uma barata.
    - Tentei manter a filosofia por trás da maioria dos jogos de iphone: um jogo simples e intuitivo, onde os comandos podem ser aprendidos na base da tentativa-e-erro (só coloquei o tutorial por ser uma exigência do concurso e um "final" pra ser mais um jogo que um aplicativo).
    - Havia mais itens planejados: um gato que tentava comer a barata, a possibilidade de fingir de morta e formigas que aparecessem nesses casos e tequila/cogumelo/naftalina que, ao ser bebida/comida, deixava a barata tonta. Como não deu tempo de fazer nada disso, fica pra uma versão 2.0 (não vou chamar o jogo atual de beta).
    - Você pode brincar com a barata no menu.


Não-créditos: Não darei créditos. Não sei quem desenvolveu os recursos utilizados no meu jogo.
A pimentinha eu achei no google. A maçãzinha da apple, também. Tive que modificar ambos, mas não pensem que sei desenhar assim.
A única música, "la cucaracha", é uma música folclórica mexicana (bem famosa, você deve conhecer). O autor, nem a wikipedia sabe quem é. Baixei uma versão em midi e não me preocupei em gravar a fonte.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por Mr.Brum Sáb 18 Jun 2011, 01:00

beleza de jogo, não só pelas imagens que vi, mas pelo seu desenvolvimento, vejo que envolve estudos temáticos... esse é o tipo de jogo que aumenta a experiência e o conhecimento do desenvolvedor...

parece estar bom... parabens

EDIT: não testo agora,porque estou tentando fazer um jogo pro CQ tb... logo,logo postarei...


té mais!
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por Super Games Sáb 18 Jun 2011, 09:33

Realmente, o jogo vicia, eu mesmo viciei!O Jogo legal, gostei de como usou a barata e as balinhas, amei o efeitos sonoros, combinou bastante ao jogo, acho que a cada uns 5 segundos tocava numa pimenta, consegui 136 pontos, depois parei, meu braço ficou doendo, ai não consegui mas jogar, só tenho uma sugestão que é colocar a borda do iPhone para causar melhor impressão de estar jogando no iPhone.
Nota:Obviamente 11/10(Nota doida só!É 10 de 10, não 11 de 10)
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por Eudes - Hyo Sáb 18 Jun 2011, 10:25

muito bom o game.
apesar do estilo ser simples, vc deixou o gráfico
impecável e colokou efeitos legais.
não acho que precisou algum estudo temático,
mas o fato dos graficos terem sido feitos com codigo
é bem loko
nem sabia ki era possível isso.
Eudes - Hyo
Eudes - Hyo

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por fredcobain Dom 26 Jun 2011, 23:25

Saim... a jogabilidade ficou excelente! Parabéns...

A bg music me fez gargalhar.... ficou muito divertido.

A unica coisa estranha que aconteceu (provavelmente deve ter acontecido somente aqui), e que a imagem do player ficou contornada por um quadrado preto muito esquisitão (mas pelo que vi nas screens que vc colocou isso não deveria acontecer).

Acho que vc deveria criar uma função pra não deixar o mouse/cursor sair da área do jogo.


Realmente num Iphone ficaria bem legal. Parabéns !!
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por saim Seg 27 Jun 2011, 09:42

Primeiramente, muito obrigado pelos elogios. Não esperava que um jogo feito tão por acaso recebesse boas críticas.

Super Games, não coloquei nas instruções porque, sendo um jogo pro iphone, isso é a primeira coisa a ser tentada (mas com o mouse, não): manter o botão clicado funciona. Isso diminui muito a fadiga da mão.

Hyoga, houve um concurso de jogos feitos sem sprites criados com desenhos. Como eu não entendi bem as regras, fiz um sem sprites, mas houve alguns sprites criados por códigos que eram sensacionais, muito melhores que os desse da barata. Tendo paciência, pode-se desenhar qualquer coisa com códigos. Curiosidade: no autocad, programa de desenho, todas as formas podem ser reduzidas a equações matemáticas. Ninguém se importa com isso enquanto está desenhando, mas o programa trabalha dessa forma.

fredcobain, o mouse não funciona fora da tela do jogo. Achei que prender o mouse na janela poderia causar problemas ao usuário.

O quadrado preto realmente não deveria aparecer. Deve ser por causa da forma como cada computador trata as surfaces (teve um amigo meu que simplesmente não conseguiu abrir o jogo, deu um "unexpected error"). Vou exportar esses códigos como imagem e reimportar como sprites, isso deve resolver. Só não fiz antes porque o arquivo fica maior, mas pelo visto, vale a pena.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por fredcobain Seg 27 Jun 2011, 09:58

saim escreveu:

fredcobain, o mouse não funciona fora da tela do jogo. Achei que prender o mouse na janela poderia causar problemas ao usuário.


É que eu de vez em qdo eu clico fora da tela do jogo e acabo perdendo a janela ehehhee
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por Mr.Brum Seg 27 Jun 2011, 10:07

gostei do teu jogo... acho que é um dos favoritos ao título do CQ,
mas o resultado está demorando! ANSIOSO nervoso
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por saim Sex 15 Jul 2011, 15:43

Saiu o resultado!
Abaixo, a avaliação e algumas considerações de minha parte:
Cucaracha (24/50 + 5/15) D
Acabamento (8/20) Critério de desempate +3
O menu principal não ficou nada convidativo, poderia ter alguns efeitos, animações, no mínimo uma movimentação, quando o jogador seleciona (aperta/clica) uma opção, o jogo não tem opções, animação de introdução ao jogo ou configurações, a tela de ajuda se restringe a apenas um spash de informações sobre os itens, nada é falado sobre a barata ou sobre os hints em geral.
Achei o hud um tanto incompleto, deveria ter a quantidade de 'balas' na tela, talvez em um tipo de 'barrinha', onde cada bala na tela aumenta a barrinha em 10%, no final de 100% é o fim do jogo (ter 10 balas na tela).
Sobre a jogabilidade, achei interessante, pelo fato da barata se mover em ângulo, ela começa a andar mesmo estando do lado oposto pra somente depois mudar a direção, em alguns casos, como quando o jogador pega a 'pimenta', a barata faz uma curva muito grande, saindo da tela inclusive, além disso, várias vezes, nesses movimentos angulares, aparece uma naftalina (o cubo azul) ou outro item qualquer na frente. xD
Respeito às restrições do portable (6/10)
O logo da Apple poderia ter sido mais bem escolhido.
Faltou alguns textos focados no portable, como 'Toque na tela para mover a barata' por exemplo, mesmo que em uma versão futura do jogo, fossem substituídos. O objetivo do concurso era principalmente abusar desses textos, informar a todo momento que o jogo está sendo executado em um portable, o que não acontece no jogo.
Criatividade (4/10)
O jogo não tem uma história; possui um objetivo de fácil entendimento (típico em jogos de Iphone) e uma jogabilidade no mínimo interessante de conferir, deixa a desejar um pouco nos itens e no game play, poderia ter obstáculos, bolinhas, enfim, jogos desse tipo sempre abusam demasiadamente dos recursos disponíveis, o fundo do jogo não tem qualquer explicação, poderia ao menos ser um pouco realista (com um tile de azulejo por exemplo e balas caindo), resumindo, faltou explorar mais a criatividade.
Obs: Gostei do movimento randômico da barata no menu principal, ficou realmente legal. ;)
Gráficos & Efeitos Sonoros (5/10) Critério de desempate +2
Embora os gráficos do jogo sejem originais, achei um tanto 'simples demais', a barata ficou bem interessante, gostei do movimento, mas o fundo, o menu principal e itens, totalmente mal-pensados, por exemplo o fundo, poderia randomizar as cores em um tempo x, somente pra quebrar essa sensação 'monótona' que o jogo passa. A música do jogo combinou, só que por ter somente uma, inevitavelmente fica repetitivo; embora poucos, os efeitos sonoros ficaram bons no game play.
Sugestões
O melhor nesse caso seria melhorar o acabamento, em uma versão futura (se você for continuar com o projeto, claro), adicionar itens extras, alguns obstáculos, pensar em algum tipo de ‘inimigo’, algo do tipo, eu acho que seria interessante adicionar NPCs (non playable chars) que competem com o jogador pelas balas da tela, seria interessante, ao decorrer do jogo, novos NPCs aparecendo, assim aumentando a ‘disputa’, enfim, é só uma sugestão, o jogo ficou legal, mas como eu disse, faltou explorar a criatividade.
Avaliação final: 24 de 50 pontos + 5 de 15 (critério de desempate) - Conceito D

Meus comentários a respeito da avaliação:
Fiquei feliz em ganhar meu primeiro troféu, mas tenho que me defender de alguns aspectos da avaliação, que resultaram numa nota baixa:
- Foi mencionado que os botões não mudam ao serem clicados. Isso foi proposital, afinal, ao tocar na tela de um IPhone, a tela muda imediatamente. Raramente há uma movimentação nos botões.
- A hud também foi propositalmente incompleta, por dois motivos: pra aproveitamento total da tela, qualquer informação supérflua deve ser eliminada. A casualidade do jogo pré-supõe que o jogador não terá tempo pra ficar verificando quantas balas há na tela - ele deve pegar as balas assim que elas surgirem - de modo que saber o quanto o jogo está próximo do fim torna-se uma informação supérflua.
- A principal característica de um IPhone é a intuitividade dos comandos. Por isso a frugalidade do tutorial. Na verdade, eu queria fazer um tutorial com ainda menos informação, algo como "pegue", "evite", "corra", mas não consegui explicar o jogo com tão poucas palavras.
- Ficar aparecendo na tela, o tempo todo que o jogo acontece num portátil me parece idiota quando o jogo acontece, realmente, num portátil. A regra dizia pra fazer o jogo como se fosse rodar no portátil.

No resto, concordo com a maioria dos comentários. O jogo ficou pobre mesmo, foi uma questão de tempo e vontade - quando chegou no ponto em que está, eu já tinha me enchido dele. Pensei em diversos aditivos pro jogo, entre eles um inimigo e a possibilidade de clicar na barata, pra ela fingir de morta até o inimigo ir embora. Mesmo essa restrição do número de balinhas na tela foi uma saída de última hora, pra colocar algum desfio no jogo. Eu ainda pretendia fazer a antena mexer um pouco no caso da barata ficar ociosa. Mas não fiz nada disso.
Os cenários foram feitos apenas para serem alegres, mantendo o clima do jogo, sem pretensão de interagir com nada. Basicamente, uma escolha de cores e mais nada.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por fredcobain Sex 15 Jul 2011, 15:47

Parabéns pelo trofeu.....

se dedicasse um pouquinho mais que os 20 minutos q vc dedicou pra fazer o game vc levaria o ouro ehehhehe

=)
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : [#008] Cucaracha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[#008] Cucaracha Empty Re: [#008] Cucaracha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos