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[Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
+2
Nuclear
Knonick
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Página 1 de 1
[Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Gostaria de fazer uma room com loop horizontal, mas que não se mexesse. Cada parte do player que sair da room, aparecer no outro lado da room. Alguém me ajuda?
Última edição por Knonick em Ter 31 maio 2011, 21:09, editado 1 vez(es)
Knonick- Data de inscrição : 10/05/2011
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Todos os lados:
Horizoltal
Não tenho certeza se funciona mas é bom testar
- Código:
if (bbox_right<0)x=room_width;
if (bbox_bottom<0)y=room_height;else
if (bbox_top>room_height)y=0;
Horizoltal
- Código:
if (bbox_left>room_width)
x=0;else
Não tenho certeza se funciona mas é bom testar
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Eu coloco esse código aonde? No player?
---EDIT---
Já consegui. Mas mudei o código para:
if (bbox_left>room_width)
x=0;
if (bbox_right<0)
x=room_width;
---EDIT---
Já consegui. Mas mudei o código para:
x=0;
if (bbox_right<0)
x=room_width;
Knonick- Data de inscrição : 10/05/2011
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Tem uma função no game maker que faz esse efeito sem precisar fazer verificações.
move_wrap(1,1,32)
Ele irá sair por todos os lados da room e aparecer do outro fazendo um loop.
- Código:
move_wrap (hor, vert, margem) Envolve a instância, quando ela sair do room para o outro lado. hor indica que se envolve horizontalmente e vert indica que se envolve na vertical. margem indica o quanto a origem da instância deve estar fora da room antes do envolvimento que acontece. Por isso, ele é uma margem em torno do room. Você geralmente usa esta função no evento lado de fora.
Ele irá sair por todos os lados da room e aparecer do outro fazendo um loop.
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Pra ele ir aparecendo à medida que vai sumindo do outro lado, pode ser necessário criar uma nova instância do obj_player do lado de lá da tela. Aí, você destrói a(s) instâncias que estiverem a 1 pixel fora da tela. Cuidado com as variáveis locais e create events na hora de fazer isso.
Mas se você não precisar das duas metades (uma em cada canto da tela) aparecendo e colidindo ao mesmo tempo, melhor manter como está.
Mas se você não precisar das duas metades (uma em cada canto da tela) aparecendo e colidindo ao mesmo tempo, melhor manter como está.
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Opa Saim não será necessário ele fazer isso o código que eu falei acima faz exatamente essa função de fazer ele desaparecer de um lado e começar a aparecer do outro no mesmo instante em que ele sai da room.saim escreveu:Pra ele ir aparecendo à medida que vai sumindo do outro lado, pode ser necessário criar uma nova instância do obj_player do lado de lá da tela. Aí, você destrói a(s) instâncias que estiverem a 1 pixel fora da tela. Cuidado com as variáveis locais e create events na hora de fazer isso.
Mas se você não precisar das duas metades (uma em cada canto da tela) aparecendo e colidindo ao mesmo tempo, melhor manter como está.
move_wrap(hor,vert,margin)
hor = Se ele deve executar a ação na horizontal.
vert = Se ele deve executar a ação na vertical.
margin = Indica o quanto a origem da sprite deve estar fora da room para executar a ação.
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Fiz um teste aqui e o personagem sempre ficou com a sprite inteira de um lado só. Acho que é isso mesmo que a função faz: te pula pro outro lado da tela. do jeito que eu falei, a coisa seria como um portal, seu braço esquerdo aqui e seu braço direito lá do outro lado. Claro que isso nem sempre é necessário.Carlos L. escreveu:o código que eu falei acima faz exatamente essa função de fazer ele desaparecer de um lado e começar a aparecer do outro no mesmo instante em que ele sai da room.
Mas eu posso ter feito alguma bobagem na hora de definir a margem. Se for isso, me explique como fazer. Eu usei "move_wrap(1, 1, 1)"
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Um modo pilado de fazer um efeito legal é colocar duas copias do sprite deslocadas!
Tente isso pra vc ver!
Bote no draw!
Edit:
{
Bote no step!
É só pra loop horizontal!
Té!
Tente isso pra vc ver!
Bote no draw!
- Código:
draw_sprite(sprite_index,0,x,y)
draw_sprite(sprite_index,0,x+room_width,y)
draw_sprite(sprite_index,0,x-room_width,y)
Edit:
{
Bote no step!
- Código:
move_wrap(1, 0, 0)
É só pra loop horizontal!
Té!
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Qual foi a dimensão da sua imagem?saim escreveu:Fiz um teste aqui e o personagem sempre ficou com a sprite inteira de um lado só. Acho que é isso mesmo que a função faz: te pula pro outro lado da tela. do jeito que eu falei, a coisa seria como um portal, seu braço esquerdo aqui e seu braço direito lá do outro lado. Claro que isso nem sempre é necessário.Carlos L. escreveu:o código que eu falei acima faz exatamente essa função de fazer ele desaparecer de um lado e começar a aparecer do outro no mesmo instante em que ele sai da room.
Mas eu posso ter feito alguma bobagem na hora de definir a margem. Se for isso, me explique como fazer. Eu usei "move_wrap(1, 1, 1)"
Faça um exemplo da seguinte maneiro crie uma sprite de 32x32 coloque qualquer cor nela e coloque o seguinte código.
Não sei como explicar direito mais acho que a margem funciona mais ou menos assim, no seu caso vou fazer de conta que você usou uma sprite de 32x32, então como na margem você só colocou 1 ele só iria mostrar a sprite novamente depois que do outro lado onde ela estivesse só estivesse 1 Pixel da imagem (considerando a origem da sprite) fora da room.
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Não, mesma coisa. Só demorou um pouco mais pra aparecer do outro lado. Fiz outro teste e coloque a margem negativa (-32). O personagem apareceu bem pra dentro da tela.
Meu sprite realmente é 32x32 e a origem é em (0, 0).
Meu sprite realmente é 32x32 e a origem é em (0, 0).
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
O move wrap deu no mesmo do código do NUCLEAR, mas fica mais simples. Estou usando uma sprite de 32x32, mas queria que cada pixel que passasse de um lado aparecesse do outro, e o código do ricaun fez exatamente o que eu queria. Vlw.
Knonick- Data de inscrição : 10/05/2011
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Re: [Resolvido]Como fazer uma room com loop horizontal?
Tópico resolvido.
Trancado.
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