Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Produção de cenários complexos (parte 2/2)
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Produção de cenários complexos (parte 2/2)
Agora que lancei a versão 0.2 do SP (Versão 0.2 do Super Policial) posso dar continuidade aos meus tutoriais.
Depois de mostrar como criar um cenário complexo usando objetos (Parte 1) vou dar sequência e continuar os estudos. Vimos que o problema desta técnica é o uso excessivo de memória e processador, mas tenho a solução.
Vocês lembram do jogo road rash pro 3DO?
A característica peculiar desse jogo é que ao jogar vc vê o cenário se "montar" na tela. ou seja, dá pra perceber que o processador só mostra o que esta se aproximando do player. o resto deve ser escondido para economizar memória. Aqui faremos a mesma coisa.
Temos duas possibilidades:
1-Seu jogo usa o player com um único objeto;
2-Seu jogo usa o player como um objeto principal e outros objetos o completa, formando um objeto complexo (ex: andando, pulando é um objeto, atacando é outro objeto).
No caso 1, para o GM perceber se o player está na tela basta colocar o seguinte código no evento STEP dos objetos que compõem o cenário:
No caso 2 precisaremos de um helper. Eu criei um objeto chamado obj_cam (câmera). Ele sempre segue o player seja com que objeto este esteja sendo representado.
para que o obj_cam siga o player basta colocar o seguinte código no seu evento STEP:
E no STEP dos objetos que compõem o cenário coloca-se:
Bom, o vídeo não ficou de ótima qualidade pq usei uma câmera fotográfica e meu note book não suporta uma room de 12000x12000 em HD nessa resolução. Mas deu pra perceber a lógica deste estudo.
Bom, minha deixa desse mês foi isso, espero ter ajudado ao pessoal que diz que o GM é lento e não processa room enormes. Ele processa sim, mas tem que usar técnicas um pouco mais avançadas.
Abração!
obs:
1- Quem gostou posta alguma coisa aew.
2- Vou voltar ao SP na versão 0.3, quando terminar ensinarei a criar efeitos randômicos de uma forma mais interessante, onde personagens fazem ações inusitadas baseados num único comando do GM que é muito pouco explorado mas que faz milagres.
Depois de mostrar como criar um cenário complexo usando objetos (Parte 1) vou dar sequência e continuar os estudos. Vimos que o problema desta técnica é o uso excessivo de memória e processador, mas tenho a solução.
Vocês lembram do jogo road rash pro 3DO?
A característica peculiar desse jogo é que ao jogar vc vê o cenário se "montar" na tela. ou seja, dá pra perceber que o processador só mostra o que esta se aproximando do player. o resto deve ser escondido para economizar memória. Aqui faremos a mesma coisa.
Temos duas possibilidades:
1-Seu jogo usa o player com um único objeto;
2-Seu jogo usa o player como um objeto principal e outros objetos o completa, formando um objeto complexo (ex: andando, pulando é um objeto, atacando é outro objeto).
No caso 1, para o GM perceber se o player está na tela basta colocar o seguinte código no evento STEP dos objetos que compõem o cenário:
- Código:
if distance_to_object(obj_player) > 1100 {visible =false} else {visible = true}
No caso 2 precisaremos de um helper. Eu criei um objeto chamado obj_cam (câmera). Ele sempre segue o player seja com que objeto este esteja sendo representado.
para que o obj_cam siga o player basta colocar o seguinte código no seu evento STEP:
- Código:
x=global.x
y=global.y
- Código:
global.x = x
global.y = y
E no STEP dos objetos que compõem o cenário coloca-se:
- Código:
if distance_to_object(obj_cam) > 1100 {visible =false} else {visible = true}
Bom, o vídeo não ficou de ótima qualidade pq usei uma câmera fotográfica e meu note book não suporta uma room de 12000x12000 em HD nessa resolução. Mas deu pra perceber a lógica deste estudo.
Bom, minha deixa desse mês foi isso, espero ter ajudado ao pessoal que diz que o GM é lento e não processa room enormes. Ele processa sim, mas tem que usar técnicas um pouco mais avançadas.
Abração!
obs:
1- Quem gostou posta alguma coisa aew.
2- Vou voltar ao SP na versão 0.3, quando terminar ensinarei a criar efeitos randômicos de uma forma mais interessante, onde personagens fazem ações inusitadas baseados num único comando do GM que é muito pouco explorado mas que faz milagres.
Re: Produção de cenários complexos (parte 2/2)
Muito bom o tuto cara, vai ajudar bastante!
Logo depois do CQ #006 vou iniciar um grande projeto em que vou ter que usar essa técnica da câmera, devido ao tamanho dos gráficos e da room.
Flws!
Logo depois do CQ #006 vou iniciar um grande projeto em que vou ter que usar essa técnica da câmera, devido ao tamanho dos gráficos e da room.
Estou louco pra saber que efeitos são esses!Anderson3d escreveu:2- Vou voltar ao SP na versão 0.3, quando terminar ensinarei a criar efeitos randômicos de uma forma mais interessante, onde personagens fazem ações inusitadas baseados num único comando do GM que é muito pouco explorado mas que faz milagres.
Flws!
Cara! Quando eu li o tutorial me toquei geral! Essa parada do Visible é muito bowa! Nunca tinha me tocado nisso oO Mas também pode-se atribuir um parent à esses objetos do cenário e colocar o código nele que economiza tempo o/
Valeu! Belo tutorial!
PS.: VIVA OS ÍCONES!
Valeu! Belo tutorial!
Licht- Games Ranking :
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Aew Grotle blz? Fica de olho que esse será meu próximo tutorial. Mas tenhos meus projetos por isso vou de pouco em pouco hehehe... Lembre-se, jogos com muitos objetos e room enormes devem usar o formato gif nas imagens. PNG é mais qualidade, porém, mais uso do pc e em fases enormes trava tudo dependendo do pc.Grotle escreveu:Muito bom o tuto cara, vai ajudar bastante!
Logo depois do CQ #006 vou iniciar um grande projeto em que vou ter que usar essa técnica da câmera, devido ao tamanho dos gráficos e da room.Estou louco pra saber que efeitos são esses!Anderson3d escreveu:2- Vou voltar ao SP na versão 0.3, quando terminar ensinarei a criar efeitos randômicos de uma forma mais interessante, onde personagens fazem ações inusitadas baseados num único comando do GM que é muito pouco explorado mas que faz milagres.
Flws!
Olá Lucas! Lembre-se de uma coisa. O parent deve ser usado quando objetos tem as mesmas características. Nesse caso algumas partes do cenário serão sólidas e outras não, algumas vão interagir com o player e outras não, então, deve se ficar de olho. Abraço!Lucas Lunar escreveu:Cara! Quando eu li o tutorial me toquei geral! Essa parada do Visible é muito bowa! Nunca tinha me tocado nisso oO Mas também pode-se atribuir um parent à esses objetos do cenário e colocar o código nele que economiza tempo o/
Valeu! Belo tutorial!
Mas tipo, mesmo o objeto "pai" (o que é o parent do resto) tendo qualquer evento, os objetos "filhos" (o resto que tem como parent o objeto pai) vão execultar os eventos do objeto pai mas também execultarão os eventos que seram atribuídos somente à eles (e o objeto pai não vai execultá-los). e, as propriedades que ficam naquela parte esquerda dos objetos [quando se está programando (tipo solid, visible, mask, etc...)] Só podem ser definidas individualmente para cada objeto, ou seja, não adianta o objeto pai ter aquilo, isso não fará diferênça nos objetos filhos, apenas os eventos. (espero que dê pra entender tudo isso XD)
Mas valeu o/
PS.: VIVAS O ÍCONES!!
Mas valeu o/
PS.: VIVAS O ÍCONES!!
Licht- Games Ranking :
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Cara,
muito bom, os dois tutos...
Este aqui vai ajudar muita gente que sente o jogo pesando em fases enormes, como eu...
Sou fã de jogos top-view, onde cada pedacinho pode ter um segredo escondido, e esse tuto ajuda a agilizar o jogo.
Valeu!
muito bom, os dois tutos...
Este aqui vai ajudar muita gente que sente o jogo pesando em fases enormes, como eu...
Sou fã de jogos top-view, onde cada pedacinho pode ter um segredo escondido, e esse tuto ajuda a agilizar o jogo.
Valeu!
Turista86- Data de inscrição : 10/10/2008
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Ok turista obrigado pelo apoio hehehe!
No próximo tutorial ensinarei aquilo que vc falou no tópico do SP ok?
Vlw!
No próximo tutorial ensinarei aquilo que vc falou no tópico do SP ok?
Vlw!
Falou!
Diálogo com show_message é muito feiooo
hahahahahahaah
Abraços!
Diálogo com show_message é muito feiooo
hahahahahahaah
Abraços!
Turista86- Data de inscrição : 10/10/2008
Reputação : 1
Número de Mensagens : 19
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Valew pelo tutorial, você me fez agora fica esperto com isso de só mostra o necessário, pois pretendo depois das férias de junho cair de cabeça no GML, não vou esquecer isso mais
Lembrei também do driver do psx onde acontecia a mesma coisa, tinha um plano de fundo embaçado e os prédios apareciam em determinada distância
Anderson3d:A característica peculiar desse jogo é que ao jogar vc vê o cenário se "montar" na tela. ou seja, dá pra perceber que o processador só mostra o que esta se aproximando do player. o resto deve ser escondido para economizar memória. Aqui faremos a mesma coisa.
Lembrei também do driver do psx onde acontecia a mesma coisa, tinha um plano de fundo embaçado e os prédios apareciam em determinada distância