Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
cenarios aleatorios
3 participantes
Página 1 de 1
cenarios aleatorios
Como vai galera do GM gostaria muito de saber como construir um cenario estilo minecraft em 2D... que quendo nos pressionarmos com alguma tecla ou clicar com o botao direito doo mouse em (NOVO MUNDO... DE PREFERENCIA ESSE) ira survir um novo mundo mas diferente ao anterior... vcs podem me ajudar detalhadamente?
anth201- Data de inscrição : 21/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: cenarios aleatorios
nunca joguei minicraft 2D, mai vi algumas imagens e parece ser de plataforma né?
Bom, você pode fazer assim:
fiz de cabeça porque estou saindo, mais qualquer erro avisa ;)
Bom, você pode fazer assim:
- Código:
size=16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
for(xx=0; xx<room_width; xx+=1)//0 é aonde começa a criar (do inicio da room) e room_width é o fim da criação
for(yy=room_height-150; yy<room_height; yy+=1)//a mesma coisa do xx, mais o room_height-150 define um ponto 'em baixo' pois é um jogo de platform ;)
{
if(random(100)<=50){//randomiza a criação
instance_create(round(xx/size)*size,round(yy/size)*size,'Nome do objeto (chão)')//cria o objeto chão
}}
fiz de cabeça porque estou saindo, mais qualquer erro avisa ;)
Última edição por Isaque Onix em Dom 13 Nov 2022, 22:21, editado 1 vez(es)
Re: cenarios aleatorios
Ei pode me dar um exemplo substituindo os yy e xx?Sou novato
anth201- Data de inscrição : 21/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: cenarios aleatorios
não sei porque o 'random do codigo a cima parou de funcionar aqui, intão fiz esse:
bom meu amigo, você não precisa mudar o xx e nem o yy, essas variaveis só armazenam a posição que o 'Nome do objeto (chão)' vai ser criado, você só precisa mudar:
'Nome do objeto (chão)' = para o nome do seu objeto que será o chão
16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
e depois colocar no create de algum objeto
- Código:
size=16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
for(xx=0; xx<room_width; xx+=16)//0 é aonde começa a criar (do inicio da room) e room_width é o fim da criação
for(yy=room_height-150; yy<room_height; yy+=16)//a mesma coisa do xx, mais o room_height-150 define um ponto 'em baixo' pois é um jogo de platform ;)
{
C=choose(0,1)
if(C=0){//randomiza a criação
instance_create(xx,yy,'Nome do objeto (chão)')//cria o objeto chão
}
}
bom meu amigo, você não precisa mudar o xx e nem o yy, essas variaveis só armazenam a posição que o 'Nome do objeto (chão)' vai ser criado, você só precisa mudar:
'Nome do objeto (chão)' = para o nome do seu objeto que será o chão
16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
e depois colocar no create de algum objeto
Re: cenarios aleatorios
colega como eu coloco cores diferentes no meio do cenario?E como eu faco pra ficar aleatorio Ex: eu clico no restart ou aperto espaco e o cenaro muda?
anth201- Data de inscrição : 21/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: cenarios aleatorios
com esse codigo que eu te passei tem que dar restart na room, mais pra imagem do objeto ficar aleatoria, é só usar o:
choose(x)//você pode colocaar varias opções no lugar de x para o gm escolher aleatóriamente
ou o
irandom(x)//randomiza com numeros inteiros, util se o caso for imagem (image_index)
exemplos de uso:
sprite_index=choose(spr_1,spr_2,spr_3)
image_index=irandom(5)
[edit]
coloca isso no step do seu 'objeto chão':
choose(x)//você pode colocaar varias opções no lugar de x para o gm escolher aleatóriamente
ou o
irandom(x)//randomiza com numeros inteiros, util se o caso for imagem (image_index)
exemplos de uso:
sprite_index=choose(spr_1,spr_2,spr_3)
image_index=irandom(5)
[edit]
coloca isso no step do seu 'objeto chão':
- Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_space)){
nx=random(room_width)
ny=random_range(room_height-150,room_height)
if(place_free(nx,ny)){x=nx y=ny}
}
Re: cenarios aleatorios
Tópico movido, preste mais atenção ao postar, procure sempre a seção correta, CRP-Max.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: cenarios aleatorios
e como colocar skins nos blocos tipo terra areia e pedra?
Eu ja tenho as skins comigo mais quero saber como as coloco
Eu ja tenho as skins comigo mais quero saber como as coloco
anth201- Data de inscrição : 21/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: cenarios aleatorios
Sim sim exatamente gostaria de deixar com cores variadas n so uma compriende?
anth201- Data de inscrição : 21/05/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: cenarios aleatorios
eu citei isso logo a cimaIsaque Onix escreveu:choose(x)//você pode colocaar varias opções no lugar de x para o gm escolher aleatóriamente
ou o
irandom(x)//randomiza com numeros inteiros, util se o caso for imagem (image_index)
exemplos de uso:
sprite_index=choose(spr_1,spr_2,spr_3)
image_index=irandom(5)
[edit]
coloca isso no step do seu 'objeto chão':
- Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_space)){
nx=random(room_width)
ny=random_range(room_height-150,room_height)
if(place_free(nx,ny)){x=nx y=ny}
}
Tópicos semelhantes
» cenarios aleatorios
» Design de cenarios
» [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
» [resolvido] Cenarios animados
» Como fazer cenários que se movem mais lento q o player?
» Design de cenarios
» [Pedido] Como fazer um criador de cenarios
» [resolvido] Cenarios animados
» Como fazer cenários que se movem mais lento q o player?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos