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Animação de ações do Player
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Utakata
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gustavo ferreira
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†Des†
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Animação de ações do Player
Eu ainda sou iniciante no GM quanto a várias coisas...
E recentemente estou tendo problemas com animação de ações do player...
Um exemplo é um simples soco, digamos que o soco tenha 6 frames de animação (onde o player prepara e executa o soco), eu quero saber como fazer pro player executar essa animação de soco e termine mostrando o ultimo frame (player em posição de ataque) por X tempo, entendem? A forma que eu tento fazer faz o personagem ficar repetindo a animação e nao "trava" no ultimo frame.
E recentemente estou tendo problemas com animação de ações do player...
Um exemplo é um simples soco, digamos que o soco tenha 6 frames de animação (onde o player prepara e executa o soco), eu quero saber como fazer pro player executar essa animação de soco e termine mostrando o ultimo frame (player em posição de ataque) por X tempo, entendem? A forma que eu tento fazer faz o personagem ficar repetindo a animação e nao "trava" no ultimo frame.
Última edição por †Des† em Qua 20 Abr 2011, 12:47, editado 1 vez(es)
†Des†- Data de inscrição : 21/12/2008
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Re: Animação de ações do Player
no create desse objeto coloca
- Código:
soco=false
- Código:
if image_index=6
{soco=true}
- Código:
if soco=true
{image_index=6
alarm[0]=10}
- Código:
soco=false
sprite_index=spr_player_parado
Re: Animação de ações do Player
vc pode fazer por troca de sprites ou por troca de objetos que eu particulamente acho mais facil tipo vc so prescisa criar um objeto chamado obj_player_batendo com o sprite do player batendo ae nesse objeto vc add um create e coloca
- Código:
image_speed=0.25
- Código:
instance_destroy()
instance_create(x,y,obj_player_normal)
- Código:
instance_destroy()
instance_create(x,y,objeto_player_batendo
gustavo ferreira- Games Ranking :
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Re: Animação de ações do Player
Simples, é só fazer:
Espero ter ajudado...
- Código:
sprite_index=sprite do soco
sleep=100
{
sprite_index=sprite normal
}
Espero ter ajudado...
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Re: Animação de ações do Player
Obrigado pela ajuda pessoal, mas ainda não to conseguindo fazer funcionar =(
O soco é executado mas o sprite nao para no frame final, e continua dando loop na animação de soco.
O soco é executado mas o sprite nao para no frame final, e continua dando loop na animação de soco.
†Des†- Data de inscrição : 21/12/2008
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Re: Animação de ações do Player
Cara vc pode usar uma engine aki do kevin:
https://gmbr.forumeiros.com/t7924-combo-e-hits-basicos-iniciante?highlight=combo
Espero ter ajudado...
Té+
https://gmbr.forumeiros.com/t7924-combo-e-hits-basicos-iniciante?highlight=combo
Espero ter ajudado...
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Re: Animação de ações do Player
Adicona o evento animation end e coloca isso lá:
No create do player:
E pro step você pode fazer mais ou menos assim:
Isso deve resolver seu problema.
- Código:
if floor = true{ //se ele estiver no chão
sprite_index = spr_parado; //quando a animação parar, volta pro estado inicial (parado)
}
No create do player:
- Código:
floor = true; //indica que o player esta no chão
soco = false; //variavel de soco falsa até que seja dado um comando
E pro step você pode fazer mais ou menos assim:
- Código:
if keyboard_chek(ord("A")){ //se a tecla A for pressionada
soco = true //a variavel soco se torna verdadeira
sprite_index = spr_soco; //o sprite de soco é exibido
}
Isso deve resolver seu problema.
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Re: Animação de ações do Player
@Utakata: vo da uma olhada no topico e na engine, vlw pela dica!
@Todos: o problema de executar o soco em si já esta OK, mas o que ainda não esta certo, é que o char nao para na posição do ultimo frame...ele da o loop da animação até que o tempo da ação acabe, o que falta é essa parada no ultimo frame para que o sprite fique na posição final do soco por x frames, e depois voltar ao normal...
mais uma vez obrigado pela ajuda pessoal.
@Todos: o problema de executar o soco em si já esta OK, mas o que ainda não esta certo, é que o char nao para na posição do ultimo frame...ele da o loop da animação até que o tempo da ação acabe, o que falta é essa parada no ultimo frame para que o sprite fique na posição final do soco por x frames, e depois voltar ao normal...
mais uma vez obrigado pela ajuda pessoal.
†Des†- Data de inscrição : 21/12/2008
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Re: Animação de ações do Player
Coloca assim no animation end:
Espero que isso ajude. Qualquer coisa, eu posto uma engine que fiz a alguns dias aqui.
- Código:
if sprite_index=spr_soco{
//Comandos para faze-lo voltar ao normal.
}
Espero que isso ajude. Qualquer coisa, eu posto uma engine que fiz a alguns dias aqui.
Re: Animação de ações do Player
Ainda não ta dando...vo posta a engine que eu to usando pra teste pra vocês darem uma olhada:
seque o link teste7.gmk
seque o link teste7.gmk
†Des†- Data de inscrição : 21/12/2008
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Re: Animação de ações do Player
Bem colega, pelo que vejo em sua engine, seu caso é fácil, faz o seguinte, pesquise no fórum por Hold, você encontrará uma engine minha que faz está ação sem problemas, ok?
Espero ter ajudado...
Espero ter ajudado...
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- Godot
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Re: Animação de ações do Player
Acho que vocês não estão entendendo exatamente o problema atual...
A parte de dar um soco e voltar ao normal está OK
O problema é o LOOP da animação de soco que fica ocorrendo até o tempo acabar, eu quero que esse LOOP não se repita e o sprite apenas execute a animação uma vez e trave no ultimo frame(posição de ataque), pra depois voltar ao normal(posição normal).
A parte de dar um soco e voltar ao normal está OK
O problema é o LOOP da animação de soco que fica ocorrendo até o tempo acabar, eu quero que esse LOOP não se repita e o sprite apenas execute a animação uma vez e trave no ultimo frame(posição de ataque), pra depois voltar ao normal(posição normal).
†Des†- Data de inscrição : 21/12/2008
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Re: Animação de ações do Player
No sprite do soco, pega a última imagem e copia ela(e vai colando em frente a ela), o tanto de copias equivalerá ao tempo q vc quer q 'trave' a ultima imagem. Ou seja, as imagens 3,4,5,6 etc são uma cópia da imagem 2(no caso da sua engine ae). No objeto do player, bota no event 'Animation end'(que fica em 'Other') o code:
Vc nao precisa nem da variavel global.ataque, podendo apagá-la.
- Código:
if sprite_index=spr_soco sprite_index=spr_parado
- Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('Z'))) {
sprite_index=spr_ataque
}
Vc nao precisa nem da variavel global.ataque, podendo apagá-la.
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Re: Animação de ações do Player
Aff vamo esclarecer tudo. Primeiro, vamos dizer que a sprite do soco tenha 10 subimagens, contando com o 0, sendo a ultima a do soco? Certo.
Defina uma variável no Create:
Crie um Alarm > Alarm 0 e defina uma condição:
Dps vá no Step e coloque esse código:
Vê aí se funciona.
Defina uma variável no Create:
- Código:
imagem_soco=false
Crie um Alarm > Alarm 0 e defina uma condição:
- Código:
image_index=9 //pois conta com a 1º, que é a de numero zero
Dps vá no Step e coloque esse código:
- Código:
if keyboard_check(ord('A'))
{
sprite_index=spr_soco
}
if sprite_index=spr_soco
{
if image_index=9
{
alarm[0]=150
image_soco=true
}
Vê aí se funciona.
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Re: Animação de ações do Player
@Mannoroth: até ja pensei nessa forma, mas isso seria mais uma gambiarra doq uma solução...
@The Games Never Finish: Deu nao...ele repete a animação de qualquer forma, e nem para mais '-'
Poxa...uma coisa que parece simples ta tao complicada pra mim resolver =(
@The Games Never Finish: Deu nao...ele repete a animação de qualquer forma, e nem para mais '-'
Poxa...uma coisa que parece simples ta tao complicada pra mim resolver =(
†Des†- Data de inscrição : 21/12/2008
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Re: Animação de ações do Player
Do que que vc tá falando? q comentário sem sentido. acho q vc nao quer uma soluçao entao.†Des† escreveu:@Mannoroth: até ja pensei nessa forma, mas isso seria mais uma gambiarra doq uma solução...
aqui a engine alterada como eu disse:
http://www.2shared.com/file/75pDUXuB/teste7consertado.html
Última edição por Mannoroth em Qui 14 Abr 2011, 22:42, editado 1 vez(es)
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Re: Animação de ações do Player
Amigão, dei um edit na sua engine. Ficou bem facil agora e está funcionando corretamente. Veja Engine
Pra aumentar o tempo de exposição, apenas adicione uma imagem ao final do sprite do soco.
Flws!
Pra aumentar o tempo de exposição, apenas adicione uma imagem ao final do sprite do soco.
Flws!
Re: Animação de ações do Player
@Mannoroth: Realmente me desculpe pela minha ignorancia, eu não havia testado essa sua forma diretamente(so disse que tinha pensado nela tbm), mas antes de ver essa sua engine alterada eu tentei algo parecido e acabou por dar certo.
Ainda nao olhei sua engine, mas deve ser algo parecido:
teste7.gmk
Desculpe novamente, e todos...obrigado pela ajuda, acho que agora ta tudo OK
Ainda nao olhei sua engine, mas deve ser algo parecido:
teste7.gmk
Desculpe novamente, e todos...obrigado pela ajuda, acho que agora ta tudo OK
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