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[RESOLVIDO]Como configurar o player para pular, abaixar e andar (com animaçao)

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Mensagem por Desconectado321 Qua 16 Mar 2011, 13:40

O negocio e o seguinte, queria saber como se faz para fazer com que o player mude para andando direita, andando esquerda, pulando direita, pulando esquerda,parado direita, parado esquerda e abaixando e "morrendo" (quando encostar em um inimigo)


Última edição por Desconectado321 em Qui 17 Mar 2011, 18:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lauro Qua 16 Mar 2011, 14:33

qer uma engine?
Se quiser eu faço, mas peço créditos ok?
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Mensagem por LCS Qua 16 Mar 2011, 14:39

olha cara existem inumeras maneiiras pode se usar variaveis por exemplo como nesse exemplo

no create
Código:
lado=1 //1=direita 0=esquerda
parado=true
abaixado=false
pulo=false
morrendo=false
e depois no step tu pode ir fazendo normal usando os keyboard_check e checando se tal variavel esta ativa vamos aos codes(colocar no step):

Código:
//PULO
if place_free(x,y+1)
{gravity=1}
else
{gravity=0}
if keyboard_check_pressed(vk_up)&&!place_free(x,y+1)
{vspeed=-15 pulo=true abaixado =false}

isso vai checar se estiver livre de 1 pixels abaixo a gravidade do obj sera =1 senão a gravidade sera =0 e depois checa as condiçoes se pressionou a tecla da seta para cima e se nao estiver livre de 1 pixel abaixo entao ai ele pula e transforma a variavel pulo em verdadeira:

agora para se abaixar faremos o seguinte vamos supor que a tecla que tu queira para se abaixar seja a seta para baixo entao:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_down) && parado=true && pulo=false
{abaixado=true }

Neste code apenas definimos a variavel abaixado para verdadeiro.
Agora vamos para o movimento do player, ainda no step vamos colocar assim:

Código:
if keyboard_check(vk_left) &&! keyboard_check(vk_right) && abaixado=false
{x-=5 abaixado=false parado=false lado=0}

if keyboard_check(vk_right) &&!keyvoard_check(vk_left) && abaixado=false
{x+=5 abaixado=false parado=false lado=1}

if !keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_left) && ! keyboard_check(vk_down)
{parado=true abaixado=false}

E agora na troca de sprites

Código:
if parado=false && lado=1
{sprite_index=sprite_andando
image_xscale=1}
if parado=false && lado=0
{sprite_index=sprite_andando
{image_xscale=-1}
if abaixado=true && lado=1
{sprite_index=sprite_abaixado
image_xscale=1}
if abaixado=true && lado=0
{sprite_index=sprite_andando
image_xscale=-1}
if parado=true &&lado=1
{sprite_index=sprite_parado
image_xscale=1}

if parado=true && lado=0
{sprite_index= sprite_parado
image_xscale=-1}
if pulo=true &&lado=1
{sprite_index=sprite_pulando
image_xscale=1}
if pulo=true && lado=0
{sprite_index=sprite_pulando
image_xscale=-1}

agora na colisao com o obj do chao tu coloca assim:

Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed=0

pulo=false

agora para fazer o teu player morrendo faremos apenas uma troca de sprites, na colisão do teu player com o inimigo coloque isto:

Código:
morrendo=true
if morrendo=true && lado=1
{sprite_index=sprite_morrendo
{image_xscale=1}
if morrendo=true && lado=0
{sprite_index=sprite_morrendo
{image_xscale=0}

pode parecer dificil mas não é apenas com variaveis e um pouquinho de logica da pra controlar tudo
acho que isso resolve teu problema e se caso der algum problema me avise pois não testei

é isso cara
boa sorte com o projeto

FLWS!!

ps:escrevi demais xD


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Mensagem por Willy Qua 16 Mar 2011, 15:16

Você pode usar uma engine minha!
Pendurar e Subir + Friction Personalizado

Só vou ficar devendo a animação dele morrendo, mas o resto ja esta presente!
Por favor, dê os créditos se usar a engine.

Espero ter ajudado!
blz
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Mensagem por Desconectado321 Qua 16 Mar 2011, 15:20

perfecto!!! vlw msm LCS, quando o jogo ficar pronto te falo!

vlw msm willy, mas o o problema era fazer a animaçao acontecer no jogo, os sprs eu ja tenho

__________________________
15:36
aconteceu um bug, nao sei como resolvo, o cara fica parecendo que ta dançando, baixem o editavel e veja se conseguem resolver

http://www.4shared.com/file/jYC5xy69/NIX.html

obs : o inimigo fico improvisado
e tbm excluam um evento no obj_virado_direita q se chama "press space"


Última edição por Desconectado321 em Qua 16 Mar 2011, 15:50, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Lauro Qua 16 Mar 2011, 15:37

add no msn que eu ajudo: laurinho_cn@hotmail.com
mas na faq tbm tem uma ajuda dessas (eu acho)
https://gmbr.forumeiros.com/faq
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Mensagem por Willy Qua 16 Mar 2011, 16:00

Desconectado321 escreveu:perfecto!!! vlw msm LCS, quando o jogo ficar pronto te falo!
vlw msm willy, mas o o problema era fazer a animaçao acontecer no jogo, os sprs eu ja tenho
anh!
A engine não é apenas os sprites...
A engine tem o código que você quer, porem, a unica coisa que não tem é a animação dele morrendo...
Tente aplicar o sistema da troca de sprites que você consegue!
blz
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Mensagem por Desconectado321 Qua 16 Mar 2011, 16:37

mesmo assim queria apenas que resolvessem o problema na minha engine
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Mensagem por LCS Qua 16 Mar 2011, 16:41

Desconectado321 escreveu:mesmo assim queria apenas que resolvessem o problema na minha engine

os códigos que te mostrei ali resolveram?
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Mensagem por Desconectado321 Qua 16 Mar 2011, 16:55

resolveram o de morrer, e o de pular,e nao resolveu o de abaixar e tambem quando aperto para andar o carinha anda um pouco mais trava, fica apenas "dançando" baixe a engine q vc vera
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Mensagem por LCS Qua 16 Mar 2011, 19:10

hmm cara tem um problema

a parte que tu diz que ele fica dançando o problema é nos sprites o sprite dele andando tem poucas sub imagens e fica muito rapido to tentando ajeitar com o image_speed mas nao vai ficar tão melhor
o bug que mais esta me intrigando é da colisão com o chão
se eu conseguir resolver eu posto de novo ou edito pra tu ver vou refazer todo o codigo que te passei

edit:
consegui arrumei os bugs de colisão e ajeitei mais os codigos, desculpe a demora tinha saido, só como falei antes o problema dele "dançando" é na sprite mesmo poucas sub imagens, e também exclui algumas sprites como os mirrors de lado esquerdo, como lana engine esta se usando image_xscale nãoé necessário outro mirror de sprite porque pdoemos inverte-la por codigos mesmo

aqui está a engine:
http://dl.dropbox.com/u/16329835/NIX.gmk

Boa sorte com o projeto!!!

flws!!
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Mensagem por Mannoroth Qua 16 Mar 2011, 23:09

Ja tem engines no forum sobre tudo q vc pediu, que encontrei facilmente, vc nem pesquisou antes de perguntar??
Mas tem tudo o que você quer nesse tutorial com engine aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/t14801-tutorial-com-engine-de-plataforma-correr-pular-se-abaixar-morrer-com-animacao-coletar-moedas-ganhando-vida#111306
nessa engine nao dá pra se abaixar se já estiver pulando(mais correto).
onde vc encontrar y<490(q nessa engine faz o personagem morrer) troca pela collision com o inimigo.

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Mensagem por Desconectado321 Qui 17 Mar 2011, 18:06

LCS escreveu:hmm cara tem um problema

a parte que tu diz que ele fica dançando o problema é nos sprites o sprite dele andando tem poucas sub imagens e fica muito rapido to tentando ajeitar com o image_speed mas nao vai ficar tão melhor
o bug que mais esta me intrigando é da colisão com o chão
se eu conseguir resolver eu posto de novo ou edito pra tu ver vou refazer todo o codigo que te passei

edit:
consegui arrumei os bugs de colisão e ajeitei mais os codigos, desculpe a demora tinha saido, só como falei antes o problema dele "dançando" é na sprite mesmo poucas sub imagens, e também exclui algumas sprites como os mirrors de lado esquerdo, como lana engine esta se usando image_xscale nãoé necessário outro mirror de sprite porque pdoemos inverte-la por codigos mesmo

aqui está a engine:
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Boa sorte com o projeto!!!

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